quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Operação casada

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 13/09/2012
 
A senadora Marta Suplicy toma posse hoje como ministra da Cultura, no lugar de Ana de Hollanda, irmã do cantor Chico Buarque, que anda cada vez mais distante do PT. Por mais que neguem, a troca de guarda na pasta foi uma operação casada com a entrada da petista na campanha do ex-ministro da Educação Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.

»   »   »

Foi tudo combinado no encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira passada, do qual a senadora tomou parte. Na quinta, Marta comemorou o convite de Dilma na companhia de um casal de amigos, com um Moët & Chandon rosé na badalada Trattoria Da Rosário, no Lago Sul da capital federal. A notícia já havia vazado em São Paulo.

»   »   »

Ana de Hollanda despachava normalmente na terça-feira, quando foi chamada ao Palácio do Planalto para ser defenestrada pela presidente Dilma Rousseff. Vivia em ambiente de suspeita calmaria, depois do longo bombardeio que sofreu, comandado pelo ex-ministro Juca Ferreira, que a antecedeu, e o petista Emir Sader. Caiu sem protagonizar escândalos, por falta de sustentação política. Sua substituição estava decidida desde o começo do ano. Era só uma questão de oportunidade.

Biriteiros// 

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou projeto que garante ao trabalhador dependente de álcool estabilidade no emprego. Só poderá ser demitido por justa causa quando recusar tratamento médico, inclusive os oferecidos pelo SUS. A lei precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ser remetida à Câmara.

Sobe e desce

Pesquisas divulgadas ontem mostram Celso Russomanno, do PRB, com 32%, e José Serra (PSDB) com 20%, estacionados, e Fernando Haddad (PT), com 17%, em ligeira evolução. No Rio, Eduardo Paes (PMDB) está com 54%, contra Marcelo Freixo (PSol), que subiu para 18%. Em Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), com 41%, se distancia de Manuela d"Ávila (PCdoB), que estacionou em 30%. Em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), com 49%, pode ganhar no primeiro turno, com Patrus Ananias (PT) estacionado nos 31%. No Recife, Geraldo Julio (PSB), com 34%, continua em ascensão, enquanto Humberto Costa (PT) despencou para 23%.

O que fazer?

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está numa sinuca de bico nas eleições de São Luís. Candidato à reeleição, o tucano João Castelo lidera a briga, com 30,6%. Em segundo, com 27,8%, vem Edivaldo Holanda (PTC), apoiado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), e por quatro partidos da base de Dilma. Washington Oliveira (PT), candidato de Sarney, está em terceiro, com 12,1%. Será desconfortável para Sarney apoiar o PSDB ou fortalecer Dino, principal nome de oposição ao clã para 2014.


Namoro

Sem representação em Brasília, onde não tem um político tucano com mandato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem se aproximado do deputado federal peemedebista Luiz Pitiman. Primeiro, integrou-se à Frente Parlamentar da Gestão Pública, presidida por Pitiman. Ontem, em Diamantina (MG), por sugestão de Aécio, Pitiman recebeu a Medalha Juscelino Kubitschek. A comenda é uma das mais importantes do estado de Minas Gerais.

Difícil

Presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo faz palestra hoje sobre "Trens regionais de longo percurso com média e alta velocidade", durante a 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Tenta convencer os peso-pesados da construção civil a entrar no projeto do trem-bala Rio-Campinas-São Paulo como investidores de risco. Vai ser difícil.

Bala

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) exigirá que o consórcio interessado em disputar o projeto do trem-bala tenha patrimônio líquido mínimo de R$ 1,5 bilhão

Vexame/ O senador Pedro Simon (PMDB-RS) desancou a condução da CPI do Cachoeira, que considera "um vexame", e anunciou que vai apelar ao Conselho de Ética do Senado, uma iniciativa inédita na história das CPIs no Congresso Nacional. "Quero que o Conselho de Ética analise a forma como a CPI está sendo conduzida, protelando o trabalho e engavetando o resultado das investigações".

Chineses/ O governador Jaques Wagner assina amanhã protocolo de intenções entre o governo da Bahia e a Foton Motors do Brasil (Grupo Mater Participações), representante da chinesa Foton, um dos maiores fabricantes de veículos comerciais e pesados do mundo, para a construção de uma fábrica em Camaçari. O investimento é de US$ 300 milhões. A fábrica vai gerar, até 2017, mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Advogados/ Presidente da OAB-DF, Francisco Caputo reuniu-se com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, e com o ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior para pleitear a reinstalação do drive-thru, a volta do sistema de identificação permanente dos advogados e a criação de um novo estacionamento no STJ para advogados e funcionários.

Nenhum comentário: