sábado, 15 de setembro de 2012

Cartada presidencial

Brasília/DF - Luiz Carlos Azedo 

Correio Braziliense - 14/09/2012

A posse da Senadora Marta Suplicy (PT-SP), ontem, prestigiadíssima por seus colegas do Senado, transcendeu a troca de titulares no Ministério da Cultura, no qual a ex-ministra Ana de Hollanda há muito estava com os dias contados, e a própria eleição em São Paulo. Foi uma cartada da presidente Dilma Rousseff mirando a própria reeleição em 2014.

Mudanças na Esplanada dos Ministérios estavam sendo aguardadas pelas raposas do Congresso para depois das eleições municipais, mas não se esperava que a nova configuração do governo começasse por São Paulo, antes mesmo do resultado das urnas. A situação geral do PT nas capitais, principalmente na maior cidade do país, pode ter precipitado os acontecimentos, uma vez que o estado representa quase 23% do eleitorado brasileiro.

Dilma já havia esboçado a montagem de seu "dispositivo paulista" com a passagem de Aloizio Mercadante do Ministério da Ciência e Tecnologia para o da Educação, mas o desempenho do ministro, diante dos problemas que enfrentou na pasta, não aumentou o seu cacife eleitoral. A presença de Marta Suplicy no Ministério da Cultura supre essa lacuna, uma vez que a Senadora petista, depois do ex-presidente Lula, ainda é o maior trunfo eleitoral da legenda em São Paulo. Seguramente, é uma opção ao Palácio dos Bandeirantes contra o governador tucano Geraldo Alckmin.

Alianças 

Dilma também reforçou seus laços políticos com o vice-presidente Michel Temer(PMDB), que nunca teve muito trânsito na cozinha do Palácio do Planalto, mas vem sendo prestigiado com sucessivas missões oficiais no exterior e, principalmente, com o apoio à candidatura do líder do PMDB,Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), à presidência da Câmara. Foi uma clara opção pelo PMDB como aliado estratégico, com reflexos inclusive no Senado, onde o trilho está liberado para a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Não será surpresa se a legenda ganhar mais um ministério após as eleições.

Fora do eixo 

O Ministério da Integração Nacional está de mudança para a W4 da Asa Norte. O ministro Fernando Bezerra Coelho e sua equipe de 650 funcionários trocarão o Bloco E da Esplanada dos Ministérios pela unidade recém-construída na 906 Norte. A mudança deve-se à reforma do prédio, prevista para durar um ano. Parte da equipe já está em um edifício do Setor Bancário Norte e no prédio da Codevasf.

Fênix 

Quem pode renascer das cinzas de uma eventual derrota de José Serra (PSDB) em São Paulo, como novo aliado da presidente Dilma Rousseff, é o prefeito Gilberto Kassab, presidente do PSD.
Aliado de primeira hora do tucano, já negocia seu apoio no segundo turno a Fernando Haddad. Tanto que o petista trocou as críticas à administração paulistana pelos ataques à personalidade de Serra. Ganhe ou não o petista, o nome de Kassab é cotado para ocupar uma vaga na Esplanada, uma vez que sua legenda tem a terceira bancada de deputados na Câmara Federal.

Incertezas 

Presidente da Frente Mista de Defesa da Infraestrutura, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) criticou a renovação das concessões do setor elétrico por meio de medida provisória. "Desde 2008 o assunto está em debate e, agora, o Executivo decide enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória para que o parlamento, rapidamente, se posicione sobre a questão." Segundo ele, a prorrogação das concessões do setor elétrico deveria ser tratada por meio de projeto de lei "para dissipar incertezas jurídicas".

SUJISMUNDO
  O valor total das multas aplicadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) aos candidatos que sujam a Cidade Maravilhosa soma mais de R$ 1,1 milhão

Máquina//

 O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), acusou ontem a presidente Dilma Rousseff de usar a máquina do governo federal para favorecer os candidatos do PT nas eleições municipais.
Anunciou que o PSDB estuda adoção de medidas judiciais contra a presidente da República.

Azebudsman/ A nova ministra da Cultura,Marta Suplicy, não participou da reunião da presidente Dilma Rousseff com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, na quarta-feira passada, ao contrário do que publicamos ontem. Esteve com os dois separadamente.

Grenal/ Indicado por Dilma Rousseff para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é torcedor e conselheiro do Grêmio, daqueles que vai ao estádio incentivar o time. Já a ministra gaúcha Rosa Weber, segundo amigos dela do Sul, é torcedora do Internacional.

Mineração/ O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, defenderá dias 16 e 17, em Viena (Áustria), a candidatura do Brasil para sediar a 24º Congresso Mundial de Mineração (WorldMining Congress)), em 2016.

Guerra/ Estreia hoje o documentário O Brasil na Batalha do Atlântico, de Eric Castro, às 19h, no auditório da Escola de Guerra Naval, no Rio. O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante Júlio Moura Neto prestigiarão a exibição. O filme conta a história da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 31 de agosto de 1942.

Nenhum comentário: