terça-feira, 11 de setembro de 2012

A distância impossível

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 11/09/2012

Bem que a presidente Dilma Rousseff tentou manter distância das eleições municipais, ao menos no primeiro turno, mas o andar da carruagem petista está clamando por um empurrão da principal liderança no poder. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha não vem sendo suficiente para reverter a situação de desvantagem dos candidatos petistas em capitais consideradas estratégicas. É que as condições de saúde de Lula dificultam sua presença nos palanques, como ocoorreu no fim de semana passado, no Nordeste.

»   »   »

A rigor, somente em Goiânia e em Rio Branco o partido tem perspectiva de vencer no primeiro turno. Em Belo Horizonte e em Recife, a situação é de vaca estranhar o bezerro para os petistas Patrus Ananias e Humberto Costa, respectivamente. Mesmo em São Paulo, onde o tucano José Serra perdeu a liderança da disputa para Celso Russomanno (PRB), Dilma e Lula avaliam que o cenário para o petista Fernando Haddad é desfavorável. Mesmo que ultrapasse Serra e vá para o segundo turno, isso não significa vitória garantida.

»   »   »

É por essas e outras que está ficando cada vez mais difícil para Dilma Rousseff se manter ao largo das eleições municipais. De certa forma, já começa a politizar suas ações administrativas mirando o processo eleitoral. Fez isso no Dia da Independência, ao anunciar a redução das tarifas de energia elétrica. O bom desempenho da oposição nas capitais, principalmente do PSDB, é uma ameaça ao seu projeto de reeleição.

Seis a dois

Das 26 capitais em disputa, o PSDB é favorito em João Pessoa, Maceió, Manaus, São Luís, Teresina e Vitória. O PT lidera apenas em Goiânia e em Rio Branco.

Agora vai//

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), resolveram acabar com a novela do Código Florestal. Vão sincronizar o esforço concentrado das duas Casas para votar a medida provisória, que caduca em 8 de outubro.


Caso Dirceu

O PT está construindo o discurso para transformar a provável condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu num caso político internacional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria disposto a liderar a campanha, cujo catalizador seria um recurso à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA. O que não falta é oferta de asilo político para o petista, a começar pelo governo de Cuba.

Surpresa

A presidente Dilma Rousseff surpreendeu os meios jurídicos ao indicar rapidamente o substituto do ministro Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF). Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teori Zavascki é técnico e muito discreto. Ele foi convidado na manhã de ontem e aceitou de pronto. Informado, o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, avisou aos demais ministros. A indicação será publicada hoje, no Diário Oficial da União, e depende ainda de aprovação pelo Senado.

Voltando

A impugnação da candidatura do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) animou o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (foto), do PTB, a entrar na disputa. Integrante da base do governo, Collor é aliado do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com quem voltou às boas na política alagoana.

Subsídios

O governo aumentou em 30% as despesas com subsídios e subvenções econômicas de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período de 2011. Os gastos passaram de R$ 6,53 bilhões para R$ 8,45 bilhões

Energia/ É grande a expectativa dos empresários com o anúncio das novas regras do jogo no setor elétrico, hoje, no Palácio do Planalto, pela presidente Dilma Rousseff. Os percentuais de corte do preço da energia elétrica de consumidores industriais vão variar de 16% a 28%. As produções de alumínio, aço, química e cimento serão as mais beneficiadas.

Haia/ O Paraguai recorrerá ao Tribunal Internacional de Haia contra a decisão do Mercosul de suspender o país do bloco até as eleições de abril de 2013. O presidente Federico Franco contratou uma banca de advogados norte-americanos para cuidar do caso.

Romance/ Cezar Britto, ex-presidente do Conselho Federal da OAB, lançará no dia 17, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, seu novo romance: Um lugar longe do mundo. No local, haverá uma exposição do artista plástico sergipano Jenner Augusto, que é amigo do autor, e do ministro do STF Carlos Ayres Britto, tio do advogado.

Nenhum comentário: