segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Longa semana

Brasília-DF - Edson Luiz (interino)
Correio Braziliense - 08/09/2012

Ainda não será esta semana que o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar o núcleo político do mensalão. Segundo analistas, ainda vai demorar pelo menos 10 dias para que o caso envolvendo o grupo petista, principalmente, seja analisado pelos ministros. Todos eles, ressalte-se, já foram considerados culpados pelo Ministério Público Federal. A semana começa com os executivos julgados na semana passada e outros quatro novos réus — também citados em outras partes do processo.

»   »   »

O julgamento do núcleo político é o mais esperado. Vale ressaltar que uma das sessões do STF que mais despertou interesse da população e atiçou a curiosidade do meio jurídico foi a que julgou o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. Para advogados que atuaram no caso, os ministros — principalmente o que se aposentou Cezar Peluso — foram duros e isso poderia servir como um termômetro para os próximos julgamentos.

»   »   »

Pelo andar da carruagem a semana em que haverá o julgamento do núcleo político vai ser bem mais movimentada do que as demais. Inclusive, serão dias de intensos debates entre os ministros. E o personagem principal de tudo será o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que o então procurador-geral da República, Antônio Fernandes de Souza, atribui a chefia do esquema. Os advogados de Dirceu afirmam que não existem provas contra ele nem contra outros envolvidos. Mas depois das últimas sessões do STF, os defensores ficaram mais receosos.

Netinho//

Um olho no desfile e outro no neto de dois anos. A presidente Dilma não teve sossego durante a parada militar, já que Gabrielzinho não parava quieto. Após 40 minutos, ele saiu do lado da mãe, Paula, e ficou numa parte mais reservada do palanque presidencial. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito, divertiu-se com o garoto.

À venda/ A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) colocou à venda 65 imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal, encerrada em 1999. A metade está no interior de Minas Gerais e 25 deles, na capital paulista. Esses são os mais valorizados por causa da localização, no bairro do Bom Retiro, próximo à famosa Estação da Luz. A SPU espera receber mais de R$ 1 bilhão nas negociações.

Seca/ A situação continua grave no Nordeste em função da seca que assola a região. Isso fez com que a Secretaria Nacional de Defesa Civil decretasse estado de emergência em 56 municípios de Pernambuco, incluindo alguns de grande porte. Com isso, as cidades poderão receber recursos federais para atender os flagelados. O problema também se estende pela Bahia e peloPiauí, principalmente.

E agora?/ O fato marcante deste fim de semana foi uma suposta visita do ex-presidente Lula ao Piauí. Considerado cabo eleitoral de luxo e poderoso, sua ida foi anunciada pelo candidato do PT à prefeitura de Teresina, Wellington Dias. Porém, o senador teria sido desmentido por assessores do ex-presidente.

Acordo

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Polícia Federal formalizaram um acordo de cooperação para trabalhar em conjunto. Foi um dos últimos atos da ex-corregedora do CNJ Eliana Calmon. A PF vai fornecer à outra instituição apoio técnico e logístico, além de haver, entre ambos, troca frequente de informações. A ministra, que se dedica agora somente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), defende que acordos dessa natureza se repitam em todos os órgãos públicos.

Blindagem

Pressionada por servidores públicos, a presidente Dilma ordenou blindagem durante o desfile de Sete de Setembro para evitar qualquer contratempo. Por ordem do Palácio do Planalto, foram colocadas barreiras metálicas para impedir a invasão de manifestantes. Policiais federais realizaram protesto em uma arquibancada distante do palanque da presidente. Dilma tentou demonstrar tranquilidade acenando para os agentes da PF que dirigiam viaturas durante a parada militar.

Racha

Mas um ato ocorrido ontem, ainda durante os desfiles de Sete de Setembro, mostrou que realmente há uma divisão entre os integrantes da Polícia Federal. O grupo que estava na arquibancada — em greve — vaiou os policiais que desfilaram, o que acontece sempre.

Crise

O PSol do Rio tem negado, mas a expulsão de um de seus candidatos, por ligação com as milícias, pode gerar uma crise na campanha de Marcelo Freixo. Ontem, ele foi às ruas alegando que o partido tomou logo a decisão de tirar o político ficha suja de seus quadros. No Rio de Janeiro, apesar da diferença das pesquisas entre os postulantes à prefeitura ser grande, há um clima hostil no ar.

750

É o número de cargos comissionados que a Comissão de Trabalho da Câmara aprovou para o Ministério Público Federal. Além disso, o MPF ganhou 687 novas vagas para aumentar os quadros de subprocuradores e procuradores. Outras duas comissões analisarão a proposta, que será levada, depois, a plenário.

Nenhum comentário: