sábado, 25 de agosto de 2012

A frente do Recife

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 25/08/2012
 
Para quem ainda duvidava, a comemoração do aniversário de 70 anos de Jarbas Vasconcelos (PMDB), quinta à noite, no Arcádia do Paço Alfândega, no Recife, selou a aliança com o governador Eduardo Campos (PSB) não só em relação à prefeitura da capital, mas, também, tendo em vista as eleições de 2014. Ou seja, a frente PSB-PMDB, formada para eleger Geraldo Julio (PSB), projeta uma ruptura com o PT que ultrapassa a disputa com o senador Humberto Costa (PT).

»   »   »

Prestigiado também por velhos aliados da política pernambucana, como os ex-governadores do DEM Marco Maciel, Mendonça Filho e Roberto Magalhães, além do senador Armando Monteiro Neto (PTB), um nome forte para a sucessão de Campos, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), Jarbas operou o reagrupamento de forças na oposição que levou o PT ao isolamento em Pernambuco.

»   »   »

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera a aliança de Campos com Jarbas um desaforo, pois sabe que o pior está por vir. As candidaturas de Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (PSDB) estão no campo adversário ao do PT. O apoio desses candidatos a Geraldo Julio somente não ocorrerá em caso de vitória do candidato do PSB no primeiro turno, o que já começa a se antever face ao crescimento exponencial de sua candidatura. A diferença para o petista Humberto Costa, na primeira semana de campanha de TV, já baixou para um dígito.

Emoções

Na bronca com a aliança entre Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, na TV, desembarcar em Recife em setembro para fazer a campanha do petista Humberto Costa. "De vez em quando se inventam palavras mágicas no Brasil", disse, ironizando. "O importante é que você vote em alguém que, sobretudo, tenha coração, consciência e compromisso", arrematou.

Tapete

A senadora Marta Suplicy virou bala de prata na campanha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Esnobada pela cúpula da legenda, que rebarbou sua candidatura, ela está sendo pressionada pela presidente Dilma Rousseff a entrar logo na campanha, a pedido de Lula. Marta ainda vai decidir como será sua participação. Uma coisa é certa, Haddad terá que estender um tapete vermelho para ela subir no seu palanque. Literalmente.

Soldado

Com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, presidiu ontem pela manhã a cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, que condecorou mais de 250 militares, civis e organizações com a Medalha do Pacificador. Durante a formatura militar, foi apresentado o novo blindado Guarani, recentemente incorporado ao Exército para testes operacionais. O anfíbio comporta até 11 pessoas e tem um canhão automático.

Telinha

Com pouco tempo de tevê, Soninha Francine (PPS) e Celso Russomanno, do PRB, terão de tirar do ar as inserções (propaganda eleitoral veiculada na programação normal das TVs) que usam imagens externas, o que é proibido. A Justiça Eleitoral concedeu liminar ao comitê de José Serra, que apresentou representação contra Russomanno, e ao PT, que representou contra Soninha.

Chancelaria// 

Serviços prestados por consulados do Brasil no exterior estão prejudicados com a greve dos oficiais de chancelaria, assistentes de chancelaria e demais funcionários do Ministério de Relações Exteriores. A previsão é que atividades como a liberação de documentos e a emissão de vistos e passaportes sejam afetadas pela paralisação.

Aeroshopping/ O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, agarrou com as duas mãos a proposta do governo federal de que o Aeroporto Internacional do Galeão Antonio Carlos Jobim seja gerido de forma compartilhada entre a Infraero e uma grande empresa internacional do ramo. Segundo ele, "é fundamentalmente uma empresa especializada em gestão de aeroportos para tratar o Galeão como shopping de serviços".

Secura/ São Paulo, a terra da garoa, entrou em estado de alerta por causa da baixa umidade do ar que, em algumas regiões, chega a 20%. Chuva, só na terça-feira.

Orelhões

Responsável por boa parte dos orelhões do país — 700 mil espalhados por cerca de 4 mil municípios —, a Oi sofre com o atraso na entrega de 135 mil desses equipamentos por fornecedores nacionais, que têm reserva de mercado. Por causa de fatores climáticos e da ação de vândalos, até 2013, a empresa substituirá 252 mil orelhões.

Um comentário:

Altamir Tojal disse...

Enfim uma boa novidade no cenário eleitoral do Brasil: a aliança de Jarbas Vasconcelos (PMDB) com o governador Eduardo Campos (PSB).