domingo, 18 de março de 2012

O bambolê de Dilma

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/03/2012


Quais foram os reais objetivos da presidente Dilma Rousseff ao substituir seus líderes na Câmara e no Senado, correndo risco de desarticular o eixo de sustentação de seu governo no Congresso? No curto prazo, foi um chega pra lá nos aliados. Um recado de que não pretende ceder às chantagens, nem aceitar o toma lá da cá dos partidos da base. O lance, porém, foi mais estratégico: mira o comando das duas Casas no ano de sua campanha à reeleição.

» » »

No Senado, a indicação de Eduardo Braga (PMDB-AM) para a liderança do governo teve o propósito de inviabilizar a eleição do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para a Presidência da Casa. O candidato de Dilma é o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), aliado histórico de José Sarney, que deixará o cargo. Como o jogo é jogado, a disputa pelo comando do Senado foi antecipada e Lobão já enfrenta forte oposição.

» » »

Na Câmara, a cartada de Dilma foi mais arriscada ainda. O novo líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), dificilmente romperá o acordo do PT com o PMDB para se revezarem no comando da Casa. Afinal, foi primeiro beneficiado pelo pacto dos dois partidos. Porém, o Palácio do Planalto não endossa a candidatura do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), para a Presidência da Câmara. Dilma não esqueceu o bambolê que recebeu do peemedebista logo que sua candidatura a presidente da República foi oficializada. Prefere um aliado mais confiável no comando da Casa.

Calma

A crise na base do governo no Congresso é resultado das mudanças na equipe de Dilma Rousseff no fim do ano passado. Após as eleições municipais, a base será rearticulada de forma robusta, ou seja, a partir de uma reforma ministerial.

Escolha

Ex-ministro dos Transportes, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) foi mesmo jogado ao mar. O Palácio do Planalto fez uma opção definitiva por Eduardo Braga, PMDB-AM, novo líder do governo no Senado, como aliado principal no Amazonas. Nascimento é considerado uma estrela cadente no estado. Seu mandato precisa ser renovado em 2014.

Leão

A Receita Federal espera receber, até 30 de abril, as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, de 25 milhões de contribuintes

Audiência/ A presidente Dilma Rousseff receberá amanhã o governador de Roraima, José de Anchieta, para discutir a situação das obras federais no estado. O ex-líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR) e o vice-líder do governo na Câmara Luciano Castro (PR-RR) participarão do encontro.

Telefonia/ Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) convidou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para uma audiência pública sobre telefonia. "Os consumidores protestam. As ligações caem o tempo todo e quem usa aparelhos pré-pagos gasta muito. Os serviços pioraram no Brasil", justifica. Será terça-feira, às 14h, na Câmara.

Clandestino

Bateu um desespero na bancada do PSD no Congresso depois que os líderes dos demais partidos na Câmara deixaram a legenda fora das comissões permanentes da Casa. Agora, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, teme que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida excluir a legenda da partilha do tempo de tevê e do fundo partidário. Sem acesso à telinha, nem recursos financeiros, o partido do audacioso político paulista entrará em liquidação.

Caravana

Para sair da sombra e reunir argumentos contra o governo, a oposição planeja percorrer o país divulgando os "fracassos" do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma comissão de deputados fará uma visita ao trecho da transposição do Rio São Francisco em Mauriti (CE), na próxima sexta-feira. "Enquanto o governo faz propaganda do que lhe convém, cabe à oposição fiscalizar o andamento das ações que interessam ao país", argumenta o líder tucano na Câmara, Bruno Araújo (PE).

Tem jogo

O governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB), e o senador Armando Monteiro (PTB-PE) cruzaram os dedos. Torcem para que o PT escolha como candidato a prefeito do Recife o ex-deputado Maurício Rands, que hoje faz parte da equipe de governo de Pernambuco. É o nome mais capaz de manter a aliança do PSB e do PTB com o PT na capital. A candidatura do prefeito João da Costa à reeleição implode a aliança.

 Anistia// 

 A discussão sobre o alcance da Lei de Anistia está na pauta de quinta-feira do Supremo Tribunal Federal (STF). Será julgado um recurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a decisão da Corte que, em 2010, confirmou a anistia àqueles que cometerem crimes políticos no período da ditadura militar.

Nenhum comentário: