sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mulheres no poder

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Só há duas explicações para a sequência de declarações estapafúrdias do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que lhe custaram o cargo: ou está tomando algum remédio que deixa o sujeito meio lelé da cuca, como ocorreu com o deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP) certa ocasião, ou não conseguiu assimilar o fato de as mulheres estarem no comando do governo da presidente Dilma Rousseff, o que é bem mais provável.

Situação mais ou menos parecida atravessou a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que enfrentou sucessivas crises com ministros durante o seu governo. Praticamente teve três ministérios. No fim do mandato, os políticos chilenos descobriram que os ministros mais longevos foram as mulheres que cercavam Bachelet.

O que Jobim falou das ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ouve-se à boca pequena dos caciques políticos do Congresso, inclusive os petistas. Diz-se que a troika formada no Palácio do Planalto para comandar a política nacional não tem a menor chance de dar certo. Será? A propósito, não seria nada mal a nomeação de uma mulher para o Ministério da Defesa. Elas já são os melhores alunos das escolas militares do país.

Cruel

O ex-deputado Geddel Vieira Lima (foto), hoje diretor da Caixa Econômica Federal, é um velho desafeto do ministro Nelson Jobim. Ontem, no Twitter, o cacique peemedebista pegou pesado: "Passarinho que canta muito c... no ninho".

Vivandeiras

Até a consumação da demissão de Nelson Jobim, ninguém sabia a carta que a presidente Dilma Rousseff tinha na manga do tailleur para o Ministério da Defesa — o ex-chanceler Celso Amorim. A opção foi deixar os partidos políticos afastados das Forças Armadas, o que excluiu da lista o candidato mais cotado até a saída de Jobim, o vice-presidente da República, Michel Temer. Sabe-se que a política partidária, quando ronda a caserna, acaba em quarteladas e em golpes militares. Essa é história do Brasil. Apesar de filiado ao PMDB, Jobim era considerado um homem de Estado.

Atropelou

O deputado Aldo Rebelo, do PCdoB-SP, ensaia sua candidatura ao Tribunal de Contas da União. Ex-presidente da Câmara, tem grande possibilidade de conquistar a vaga do ministro Ubiratan Aguiar, que está se aposentando. Só não formalizou a candidatura ainda por causa da deputada Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com quem ainda não conversou.

Cenário

O PT encomendou ao Instituto Vox Populi pesquisa sobre a imagem do partido com o eleitorado brasileiro. De acordo com o levantamento apresentado ontem para o Diretório Nacional da legenda, que se reuniu no Rio de Janeiro, o partido está em ascensão e tem a preferência de 32% do eleitorado nacional. No Nordeste, a preferência chega a 40%. A pesquisa servirá de norte para o partido definir as estratégias das eleições municipais de 2012.

Risonha

A ministra das Relações Instituições, Ideli Salvatti, deu risadas ao receber uma ligação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para se justificar da declaração de que o senador a achava "gordinha". Sarney se justificou afirmando que achava a ministra "fofinha".

Truco

O presidente do Senado, José Sarney, reafirmou ontem que não receberá nenhuma Medida Provisória (MP) com prazo menor de 10 dias para tramitar na Casa. E pressiona para que haja um acordo de votação da proposta de emenda constitucional (PEC nº 11/11), que muda o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso Nacional, de sua autoria. O relatório do senador Aécio Neves (PSDB-MG) encalhou na Comissão de Constituição e Justiça, onde tramita desde 21 de março.

Plebiscito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza hoje audiência publica para discutir as resoluções que nortearão o plebiscito sobre a divisão do Pará. Ao todo, há 10 resoluções sobre apuração de crimes eleitorais, escolha e registro das frentes do plebiscito e arrecadação e prestação de contas das frentes.

Fôlego//Parlamentares do PR respiravam aliviados ontem com a crise envolvendo Nelson Jobim no Ministério da Defesa. Comemoravam o fato de o partido sair do foco do noticiário.

Fundos/ O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reiterou artigo do Código Civil que diz que recursos do fundo partidário são impenhoráveis. A decisão foi tomada durante um julgamento em que ex-funcionários do Partido da Causa Operária (PCO) pediam o pagamento de salários na Justiça.

Bagunça/ O teleatendimento da Previdência está pior do que os das companhias telefônicas e dos cartões de crédito. Tem aposentado e pensionista levando até três dias para conseguir ser atendido no 135 e ouvir da atendente que a informação deve ser procurada na internet ou a reclamação, feita na Justiça. O serviço é terceirizado.

A conta chegou

A Receita estima em um total de R$ 100 bilhões as dívidas de proprietários e dirigentes de empresa e de profissionais liberais com o Tesouro. No primeiro semestre deste ano, as autuações somaram R$ 40,2 bilhões.

Nenhum comentário: