sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jogo combinado

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Engana-se quem pensa que são apenas o PMDB, o PP, o PR, o PTB e o PSC, com seus 201 deputados, que estão em obstrução na Câmara. O jogo é combinado com os caciques do PT, que aproveitam a pressão dos rebeldes para forçar a porta do gabinete da presidente Dilma Rousseff, no sentido de liberar as emendas parlamentares e mudar a forma de relacionamento com o Congresso.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, entendeu o recado. A forma como os aliados estão sendo tratados está "desarrumando" a base. A mesma tese foi defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que sabe do que se passa no Congresso —, durante conversa com a presidente Dilma Rousseff.

Com tanta encenação, não será surpresa se a crise se dissipar na terça-feira da próxima semana, quando os rebeldes estarão de volta ao Congresso. Ninguém tem a disposição real de pular fora do barco governista, nem mesmo a bancada do PR, do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. O PT joga nos bastidores para que as emendas parlamentares sejam liberadas porque controla três de cada quatro cargos de livre nomeação dos ministérios. Sem a liberação das emendas, a pressão pela partilha desses cargos tende a aumentar.

Isolamento

O vice-presidente da República, Michel Temer (foto), que até agora vinha suportando calado o regime de isolamento a que está sendo submetido no Palácio do Planalto, começou a se queixar do fato nas conversas com os demais caciques do PMDB.

Marcha

O PMDB prepara uma demonstração de força em Brasília, na próxima segunda-feira. Para discutir os temas que serão abordados nas próximas eleições municipais, está convocando seus 8 mil vereadores e 1.220 prefeitos.

Degola

Uma proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso promete dar o que falar. De autoria do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), abre a possibilidade para que integrantes do Ministério Público possam ser demitidos por decisão administrativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Atualmente, eles são exonerados após decisão judicial.

Sentiu

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) recebeu na noite da última quarta-feira uma dura da presidente Dilma Rousseff, que pediu ao ex-governador fluminense para não incitar os focos de insatisfação no Congresso. Garotinho está na linha de frente do lobby para votar a PEC 300, que estabelece um piso salarial nacional para policiais civis e militares e bombeiros militares.

Vice, que vice?

O PSDB caminha para abrir mão da indicação do vice na chapa do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que é candidato à reeleição. Já aceita a manutenção de um petista na chapa, em troca do apoio de Lacerda à reeleição do governador Antônio Anastasia (PSDB).

Rainha//

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, levou uma chamada da presidente Dilma Rousseff, pelo fato de só ter sido avisado pela Polícia Federal que um integrante de segundo escalão do governo estaria sendo preso após o início da ação policial. Dilma questionou se o ministro realmente tem o controle da pasta.

Chapa

Começa a prosperar no Congresso a tese de que a presidente Dilma Rousseff não está nem um pouco preocupada com a própria reeleição. E crescem as apostas numa chapa com Lula e Cabral em 2014. O governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), nesse cenário, apoiaria a candidatura a governador do senador Lindbergh Farias (foto), do PT-RJ. Só falta combinar com o vice-governador fluminense, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que é candidatíssimo. E com a presidente Dilma, é claro.

Prisões/ A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal esclarece: "atos de prisão, busca e apreensão, e oitiva de suspeitos e testemunhas são decorrentes do exercício constitucional da atividade de polícia judiciária, vinculada ao Poder Judiciário. E não ao Poder Executivo".

Independentes/ Dois deputados da base governista encabeçam as assinaturas para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra a corrupção: José Antônio Reguffe (PDT-DF) e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP).

Jeitinho/ O governo prepara uma manobra para acelerar a tramitação da PEC que prorroga a Desvinculação de Receita da União (DRU) por mais dois anos. O assunto virou moeda de troca nas relações entre a base governista e o Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: