quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gaiato no navio

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA), docemente constrangido, está preparado para comparecer à Câmara dos Deputados e prestar esclarecimentos sobre o novo escândalo do governo: a prisão pela Polícia Federal do secretário executivo da pasta, Frederico Silva da Costa, e de mais 34 pessoas — de 38 com prisão decretada. Dirá que entrou de gaiato no navio, sem saber o que havia nos porões.


Os deputados tucanos Otavio Leite (RJ) e Rui Palmeira (AL) chegaram a apresentar, na tarde ontem, na Comissão de Turismo da Câmara, requerimento de convocação de Novais, mas o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), anunciou imediatamente após que o ministro compareceria à comissão por orientação do partido, que apoia a convocação.

As investigações da PF, batizadas de Operação Voucher, são referentes a 2009, período em que Novais não estava na pasta. O ministro do Turismo era o atual presidente do Sebrae, Luiz Barretto, petista de carteirinha. Pelo balanço do navio, o novo escândalo pode acabar no colo do PT. Uma parte da base governista está predisposta a apoiar a oposição na instalação de uma comissão parlamentar de inquérito que crie problemas para o partido.

Desconfiança

O presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), na reunião dos caciques do PMDB com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi o primeiro a manifestar estranheza com o fato de o governo, especialmente o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desconhecer previamente a Operação Voucher. Raupp recebeu apoio do presidente do Senado, José Sarney, do Amapá, para quem "não existe" iniciativa desse porte, envolvendo cerca de 200 policiais federais e 35 pessoas presas, sem o conhecimento do diretor-geral da PF.

Surpresa

Logo no início da reunião com a bancada do PMDB, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, admitiu que ficara "estupefata" diante dos acontecimentos. Lembrou, porém, que a Polícia Federal tem autonomia para investigar e lamentou a coincidência do fato com o lançamento do programa do governo de apoio aos microempresários. Fez um apelo para manter a aliança PT-PMDB como "a espinha dorsal do governo".

De grego

O zum-zum-zum no Congresso sobre as maracutaias com emendas parlamentares no Ministério do Turismo é antigo. O fato de o ministério trocar de mãos, passando do PT para o PMDB, foi uma tentativa de virar a página na pasta. O novo ministro assumiu o cargo sob descrédito depois do aluguel de uma suíte de um motel no Maranhão com dinheiro da verba de gabinete da Câmara. Enfraquecido, quase não mexeu na equipe do ministério.

Guerrilha//

 A Comissão de Defesa do Consumidor deve analisar hoje requerimento protocolado pelos deputados Antônio Reguffe (PDT-DF) e Ivan Valente (PSOL-SP) convocando o ministro do Turismo, Pedro Novais, para dar esclarecimento sobre o escândalo.

Cautela

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (foto), de São Paulo, adotou uma postura cautelosa com relação a dois presos durante a operação da Polícia Federal: o ex-deputado Colbert Martins, ligado ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT); e o ex-secretário executivo do Ministério do Turismo Mário Moysés, que foi assessor da senadora Marta Suplicy (PT) quando ela foi prefeita de São Paulo. Teixeira avisou que pedirá uma cópia do inquérito para analisar se houve abusos da Justiça nos casos.

Ogum, meu pai

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), usou uma folha de "espada-de-São-Jorge", presenteada de um manifestante na Câmara, para benzer o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo o deputado, só assim para a classe trabalhadora conseguir mais dinheiro da equipe econômica do governo.

Blindagem

Há um mês, o deputado tucano Otavio Leite havia questionado um convênio do Ministério do Turismo com o governo do Maranhão para construir uma avenida em São Luís. É o dobro do valor de todos os demais 41 convênios que o ministro Pedro Novais assinou: R$ 20 milhões

Isolado

O PR está se isolando cada vez mais na Câmara. Como medida de retaliação às demissões no Ministério dos Transportes, não participou ontem de almoço com as lideranças da base aliada na Câmara e não foi à reunião do colégio de líderes da Casa. O partido quer isonomia de tratamento em relação ao PMDB e ao PT nos casos de denúncias.

Pressão/O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), passou um sufoco ontem. Um grupo de representantes de bombeiros e policiais militares e civis de todo o país resolveu cobrar explicações pelo fato de o PT ser o único partido que ainda não assinou requerimento para incluir, na pauta de votações da Câmara, a PEC 300, que estabelece piso salarial para as polícias de todo o país.

Itamar/ Será lançado hoje, no Senado, a partir das 10h, o livro Itamar Franco, editado pela Fundação Astrojildo Pereira e organizado pelo jornalista Francisco Almeida e o historiador Ivan Alves Filho. É uma coletânea de artigos e depoimentos sobre o ex-presidente da República recentemente falecido.



Nenhum comentário: