quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prova de fogo

Por Luiz carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Desde segunda-feira, uma guerra simulada nos céus do Nordeste representa mais um ponto de interrogação na opção de compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira. Na quinta edição, o Cruzex mobiliza 92 aeronaves e dezenas de pilotos de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Uruguai. Nesta quinta edição da Operação Cruzex, sediada em Natal (RN), militares bolivianos, canadenses, colombianos, equatorianos, ingleses e paraguaios também acompanham os exercícios.

» » »

As estrelas do evento são os quatro caças Rafale, da francesa Dassault, que a França enviou para o exercício militar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negocia com o presidente francês Nicolas Sarkozy a compra de 36 aviões desse modelo, sob fortes pressões dos concorrentes da Suécia e dos Estados Unidos. É possível que o negócio seja fechado na próxima conversa entre os dois, na reunião do G20 em Seul, na Coreia do Sul, da qual participará também a presente eleita, Dilma Rousseff. Há expectativa de que a compra dos caças seja anunciada no encerramento do evento, previsto para 19 de novembro, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

» » »

O Cruzex é o maior exercício aéreo de caça da América do Sul. Os franceses participaram das duas edições anteriores com os caças Mirage-2000 que estão baseados na Guiana, semelhantes aos que vendeu ao Brasil. Levaram um baile dos pilotos do Esquadrão Pampa, baseado em Canoas (RS), que utiliza os cinco F-5 EM recauchutados que a FAB deseja substituir como principal força de ataque. Os norte-americanos também estão participando das operações, mas não enviaram os F/A 18 que querem vender ao Brasil e são operados pela Marinha. Vão usar os caças F-16 de sua Força Aérea, que são mais antigos.

Cristão novo

O deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP), que deixou o ninho tucano para entrar de cabeça na campanha da presidente eleita, Dilma Rousseff, mal consegue disfarçar a satisfação com que acompanha as agruras do ministro da Educação, o petista Fernando Haddad. Ainda assim, o ex-secretário de Educação do estado de São Paulo dificilmente será indicado para a pasta pela cúpula do PSB. É cristão novo na legenda.

Pé de ouvido

Foram 11 horas e meia de conversa no voo de carreira do Brasil até Frankfurt e mais outro tanto da cidade alemã até Seul, na Coreia do Sul. A presidente eleita, Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nunca conversaram tanto como nessa viagem para a reunião do G20. Apesar de todas as indicações serem de que Mantega deverá continuar na Fazenda, Dilma ainda não se pronunciou sobre a formação de sua equipe econômica. Ou seja, o mercado continua na expectativa.

Feliz/ A PEC da Felicidade, que pretende incluir o direito à busca da felicidade na Constituição, está na pauta da reunião de hoje da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), recebeu parecer favorável do relator, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Pó de arroz/ Virou baixaria a disputa pela Presidência do tradicional e aristocrático Fluminense Football Club. Digladiam-se Peter Siemsen, presidente da chapa Novo Fluminense, de situação; e Júlio Bueno, que encabeça a chapa de oposição, Transforma Flu. Bueno é secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

Acha pouco

O deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro (PP) Anthony Garotinho circulava pelo salão verde da Câmara quando foi cumprimentado pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que o parabenizou pelo retorno ao Congresso. Garotinho agradeceu, mas retrucou: “Tive 700 mil votos, foi pouco. Eu queria conseguir mais”. O ex-governador fluminense corre o risco de não tomar posse caso seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Conta outra

Entre os 10 aeroportos mais movimentados do Brasil, Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; e Salgado Filho, em Porto Alegre, apresentaram os melhores índices de pontualidade em 2009, mais de 90%. Os aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, tiveram índices de pontualidade próximos a 85%. Os dados são do Anuário do Transporte Aéreo, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com dados estatísticos e econômicos do setor.

Duplo sentido

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), explicava ontem que PT e PMDB farão um revezamento na Presidência da Casa. “Temos que aguardar para saber qual será a indicação do PT. Acredito que o nome indicado pelo partido será o meu”, disse. Segundo o petista, é possível um consenso entre as legendas para que a Mesa seja formada por indicação dos partidos, com base no critério de proporcionalidade das bancadas. Se prevalecer esse entendimento, o PT indicará o presidente por ter a maior bancada.

E agora? // Subiu no telhado a nomeação do ministro do Esporte, Orlando Silva, do PCdoB-SP, para o posto maior na Autoridade Esportiva, entidade encarregada da preparação das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A criação da agência encarregada de cuidar do evento dificilmente ocorrerá neste ano.

A menor

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro entra na conta das prefeituras nesta quarta-feira. Com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), será 6,9% menor do que no ano passado: R$ 2,356 bilhões

Nenhum comentário: