domingo, 10 de janeiro de 2010

Leilão de caças

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer fazer dessa história da compra dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) uma limonada. Já tomou a decisão de comprar os caças franceses, levando adiante uma parceria estratégica com a França. Acredita que isso pode resultar numa cadeira permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU, proposta reiterada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy. Lula está aproveitando a onda contra a decisão para forçar os franceses a baixar o preço dos aviões Rafale, da Dassault.

» » »

Esse foi o recado dado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao ministro da Defesa francês, Hervé Morin, quando Lula viajou para Copenhague. Jobim foi à França a pedido de Lula, acompanhado por ninguém menos do que o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito. O vazamento do relatório técnico do projeto FX-2 foi uma reação dos engenheiros da Aeronáutica à preferência de Lula. Preferem o protótipo sueco Gripen NG, fabricado pela empresa Saab, porque participariam do desenvolvimento do projeto com a Embraer. A preferência dos pilotos, porém, é pelo F-18 da Boeing norte-americana. Na verdade, os “caçadores” queriam o caça russo Sukhoy 35, que foi desclassificado pelo comando da FAB. Era afronta demais ao lobby norte-americano.


Troca // O senador Álvaro Dias perdeu a queda de braço com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, pela vaga de candidato ao governo do Paraná. Líder nas pesquisas, Beto conta com o apoio da cúpula da legenda. Dias, porém, luta pelo cargo de líder do PSDB no Senado, função exercida pelo senador Arthur Virgílio Netto (AM) desde 2003.

Micou

Até o lançamento do ambicioso Programa Nacional de Direitos Humanos, o presidente Lula andava prestigiado na caserna. No almoço de fim de ano, foi muito aplaudido por oficiais-generais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O Plano já virou um trem fantasma na Esplanada. Só falta Lula mandar rever tudo.


Colisão

O ex-lider do PT na Câmara Maurício Rands (foto) e o ex-prefeito do Recife João Paulo entraram em rota de colisão por causa da vaga do PT ao Senado, na chapa do governador Eduardo Campos (PSB). Rands conta com o apoio do ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT). A outra vaga de candidato ao Senado é do presidente de Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado federal Armando Monteiro (PTB).

Blindados

A Estratégia Nacional de Defesa tem amplo apoio no Exército, que comemora a reorganização e o reaparelhamento dos regimentos blindados do Sul do país, graças aos 250 tanques Leopard 1A5 BR , reformados e modernizados, comprados da Alemanha. Cada um custou 350 mil euros, ou seja, R$ 900 mil Cana-dura

A delegada Mara Toledo Piza deixa a diretoria de Inteligência Policial para assumir a Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Na próxima semana, assume o lugar de Disney Rosseti, também da área de inteligência, que vai dirigir a Academia Nacional de Polícia (ANP). Atual diretor, Anisio Soares Vieira será o novo adido policial na Venezuela. Mara será a segunda mulher a comandar a PF no Distrito Federal; a primeira foi a delegada Valquíria Teixeira de Andrade.

Vice

A cúpula do DEM se articula para disputar a vice do governador de São Paulo, José Serra, na chapa da coalizão PSDB-DEM-PPS. O novo nome na cartola é o do primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes, cardeal da legenda no Piauí, que mantém excelentes relações com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Quem não está gostando da conversa é o líder da bancada no Senado, José Agripino Maia (RN).

Guitarra/ O Tesouro inicia 2010 com recursos extras para enfrentar eventuais turbulências no mercado financeiro por causa da campanha eleitoral. Tem caixa para pagar os títulos públicos que vencerão nos próximos seis meses. Recentemente, durante palestra no Itamaraty, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, disse que não há hipótese de faltar dinheiro em caixa: se for preciso, a Casa da Moeda põe a guitarra pra tocar.

Paredão/ Quem quiser que se iluda: o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (sem partido), aquele que foi flagrado colocando dinheiro nas meias, não deixará o cargo por moto próprio. Ergue uma espécie de bunker de proteção para o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Prudente pretende engavetar qualquer tentativa de impeachment.

Campanha/ A boa performance de Dilma nas pesquisas realizadas em algumas cidades baianas foi o assunto do jantar do presidente Lula com o governador Jaques Wagner (PT), na residência da Marinha, na base naval de Aratu, onde o chefe do governo passou o fim do ano. O governador baiano não quer saber de dois palanques.

Cartórios/ Três anos após sua realização, o concurso para cartórios extrajudiciais de Santa Catarina caiu na malha fina. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deve enviar denúncia de tráfico de influência e suspeita de nepotismo envolvendo membros do Judiciário local ao Supremo Tribunal Federal. A posse dos novos cartorários está prevista para o próximo dia 20.

Nenhum comentário: