quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Agora é no pau

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


A turma da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), candidata petista à Presidência da República, quer tirar da toca o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que se mantém como favorito na corrida sucessória de 2010, mas não assume a candidatura. Desde a virada do ano, diariamente desce a lenha no tucano por meio de um newsletter eletrônico intitulado Brasília Confidencial (www.brasiliaconfidencial.inf.br). É editado pelo experiente jornalista gaúcho Robson Cardozo Barenho, que já comandou as equipes de política de alguns dos principais jornais do país.

» » »

Ontem, por exemplo, Serra foi ao pelourinho por causa das chuvas. O governador paulista é acusado de ameaçar os prefeitos da região metropolitana de São Paulo, muitos dos quais petistas, por causa da ocupação e impermeabilização da várzea do Rio Tietê. Também é responsabilizado pelas enchentes no rio que corta a cidade de São Paulo, atribuídas às obras da Nova Marginal, complexo viário que o governo paulista está construindo. A desconstrução da imagem de bom gestor do tucano é prioridade na estratégia de Dilma.

Corporações

A publicação eletrônica também faz campanha perante o funcionalismo paulista, base social do PT em São Paulo, cujos sindicatos costumam infernizar a vida de governantes tucanos. Acusa Serra de agir autoritariamente ao acabar com as promoções por tempo de serviço e ao adotar gerenciamento inspirado nas empresas privadas, com concursos públicos para promoção por mérito.

Kassab

Outro que entra no sarrafo é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (foto), do DEM, aliado incondicional de Serra, responsabilizado pelas inundações no Vale do Anhangabaú (Centro) e outras áreas da capital. A publicação acusa o alcaide paulistano de ter realizado cortes draconianos nas despesas com varrição de ruas e limpeza de galerias, o que contribuiu para os alagamentos na cidade.

Cabral

Em contrapartida, a turma da Dilma é generosa com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, alvo de críticas pelo fato de não ter visitado os locais de desabamento em Angra dos Reis no mesmo dia em que ocorreram. A publicação enche a bola do governador fluminense pelo sucesso da política de pacificação das favelas do Rio de Janeiro.

Papo definitivo


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso convenceu o ex-governador Jarbas Vasconcelos (foto), do PMDB, a ser candidato ao governo de Pernambuco, apesar do favoritismo do governador Eduardo Campos (PSB). A conversa entre ambos foi definitiva. Agora, falta convencer o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra(PE), a concorrer à reeleição. Ele está pensando em disputar uma vaga na Câmara.

Faturamento

A propósito da política de pacificação, a ocupação pela Polícia Militar fluminense dos morros Dona Marta, Pavão-Pavãozinho, Chapéu Mangueira, Babilônia, Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos desarticulou a venda a varejo de maconha, haxixe, cocaína, crack e ecstasy na Zona Sul do Rio. Estima-se que os traficantes deixaram de faturar por mês cerca de R$ 1,85 milhão

Estação/ O deputado Emanuel Fernandes (SP) e o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), reúnem-se hoje com o secretário executivo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Hélio Mauro França, para discutir a inclusão da cidade na relação de paradas previstas no edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), também conhecido como trem-bala.
A rota prevê a ligação Rio-São Paulo-Campinas.

Desafetos/
O relator da Comissão Mista de Orçamento, Geraldo Magela (PT-DF), e o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), continuam se digladiando por causa do corte nas verbas da Copa de 2014. Um responsabiliza o outro.

Reserva/ Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) comemora liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que suspendeu os efeitos da homologação da reserva indígena Arroio-Korá, em Mato Grosso do Sul. Proprietários da Fazenda Iporã (MS), localizada na reserva, impetraram mandado de segurança.

Azebundsman/ O leitor Marcelo Gonzaga Peres critica a coluna de ontem por tratar a boa morte como “uma espécie de eutanásia”. A diferença não é semântica: na suposta boa morte, a terapia e/ou medicamentos são retirados e a doença segue seu curso; na eutanásia, a morte é provocada ou acelerada por algum procedimento e/ou medicamento administrados. “É um assunto muito sério para ser tratado dessa maneira”, reclama.

Fantasmas

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Viana Santos, tem um abacaxi nas mãos: 4.800 serventuários de Justiça estão recebendo sem trabalhar graças a licenças médicas fajutas.

Nenhum comentário: