Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br
É possível listar várias causas para a crise de hipertensão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: excesso de calorias, sono atrasado, cigarrilhas demais, falta de exercícios físicos, agenda carregada etc. Mas a hora e o local do piripaque de Recife, quarta-feira à noite, depois do jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), só tem uma explicação: a conversa foi indigesta demais. O presidente do PSB não fez nada fora do protocolo, apenas disse a Lula que Ciro (PSB-CE) não aceita ser candidato a governador de São Paulo de jeito nenhum.
» » »
Ciro mandou o seguinte recado: é candidato a presidente da República, se o partido quiser que o seja. Em caso contrário, não será candidato sequer a deputado federal. Prefere trabalhar pela reeleição do governador Cid Gomes (PSB), seu irmão, no Ceará. Lula avaliava que Ciro toparia ser candidato a governador de São Paulo.
Teimoso//
O presidente Lula queria embarcar para Davos, na Suíça, mesmo com a pressão arterial de 18 por 12. Depois de muito insistir, foi enquadrado pelo médico da Presidência, Cléber Ferreira: “Presidente, isso é uma ordem”. Lula acatou.
Sobrou
No PSB, é grande o mal-estar com as pressões do PT para que Ciro apoie Dilma no primeiro turno. O fato de os demais partidos do bloquinho — PDT e PCdoB — terem antecipado o apoio à petista é atribuído às articulações do presidente Lula. Os líderes da legenda avaliam que o PT fechou com o PMDB de Norte a Sul e não sobrou espaço para a legenda em nenhum lugar, exceto naqueles onde o PSB já é governo, como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Cigarrilha
Longe do público, o presidente Lula anda fumando demais, a ponto de a primeira-dama Marisa Letícia esconder as caixas de cigarrilha Café Creme que o presidente da República passou a consumir diariamente, tragando.
Frente
O senador Gim Argello (PTB-DF) teve uma conversa reservada de uma hora e meia com o senador Cristovam Buarque, do PDT-DF, na quarta-feira. Discutiram a formação de uma frente trabalhista. Gim, candidato ao Governo do Distrito Federal, se dispõe a apoiar a reeleição de Cristovam ao Senado.
Sozinho
No que depender do PP, a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência está enterrada. A legenda fecha com a ministra Dilma Rousseff. Uma consulta aos diretórios do partido mostra que 90% deles apoiam a candidata do Planalto.
Benchmarking
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, viajou ao Reino Unido e à Espanha acompanhado do ministro do Esporte, Orlando Silva, para estudar a preparação e a realização de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Londres sediará as Olimpíadas de 2012; Barcelona abrigou a de 1992. A missão oficial termina na quarta-feira.
Expectativas
Termina no próximo domingo a pesquisa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza para conhecer a opinião das principais lideranças do país sobre temas como meio ambiente, relações de trabalho, relações sociais, mudanças na estrutura familiar e novas tecnologias. O CNJ pretende ouvir 40 mil pessoas
Ícone/ A liminar que paralisou as obras do VLT (veículo leve sobre trilhos), em Brasília, determinou também a suspensão das negociações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Alegando estar com a cota de empréstimos para o Brasil excedida, o BID se retirou das negociações para o financiamento do projeto. O VLT seria o ícone do governo Arruda.
Emperrado/ Até o fim da tarde de ontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não havia recebido nenhum comunicado sobre o grupo de trabalho proposto pela Petrobras para fiscalizar as obras com indícios de graves irregularidades apontadas pelo tribunal. Essas obras acabaram liberadas, após o presidente Lula vetar o bloqueio dos recursos no Orçamento de 2010.
Posse/ Na próxima segunda-feira, às 19h, no auditório do Edifício Brasil 21, o advogado paraense Ophir Cavalcante será empossado presidente nacional da OAB. Substituirá Cezar Britto, que dirigiu a entidade nos últimos três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário