sábado, 30 de janeiro de 2010

Dilema dos distritais

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


Um dos teoremas mais badalados da Teoria dos Jogos é o chamado “dilema do prisioneiro”. De biólogos a militares, muitos analistas recorrem ao teorema para estudar situações de competição ou conflito. Como o nome sugere, a mesma estratégia é muito utilizada por advogados criminalistas. Políticos enrolados, à sua maneira, também recorrem ao “dilema do prisioneiro”. É o que acontece na Câmara Legislativa do Distrito Federal, às voltas com uma CPI para apurar o chamado “mensalão do DEM”.

» » »

Qual é o teorema? Numa situação hipotética, dois prisioneiros incomunicáveis podem confessar o crime ou negar sua autoria; acusar o outro prisioneiro ou não traí-lo. Na teoria dos jogos, negar a autoria e acusar o outro prisioneiro só pode ser vantajoso a curtíssimo prazo; a médio prazo, porém, é melhor negar a autoria e não acusar ninguém. Na pior das hipóteses, isso resultará numa pena branda. Essa é a estratégia dos deputados distritais flagrados em vídeo recebendo propina. Como os envolvidos são oito titulares e dois suplentes(*), é fácil entender por que a CPI empacou.

» » »

(*) Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Eurides Brito (PMDB), Júnior Brunelli (PSC), Leonardo Prudente (sem partido), Rogério Ulysses (sem partido), Rôney Nemer (PMDB), além dos suplentes Berinaldo Pontes (PP) e Pedro do Ovo (PRP).

Cacife

Muito esperto o PDT ao sair na frente no apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) a presidente da República, decisão que nem sequer foi formalizada pelo PT. O encontro da petista com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, e o presidente em exercício da legenda, Vieira da Cunha (RS), abriu caminho, em São Paulo, para a ressurreição da candidatura a governador do prefeito de Campinas, Hélio dos Santos.

Base

O deputado federal Tadeu Filippelli está só esperando a poeira baixar para colocar o bloco na rua. Cacique do PMDB-DF, foi o grande responsável pela exclusão do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) da legenda. Trabalha para ser vice do candidato a governador do PT, seja ele o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz ou o deputado Geraldo Magela, não importa. Mas não pretende atirar pedras no governador José Roberto Arruda (sem partido).

Furgão

O senador Cristovam Buarque(PDT-DF) é quase uma unanimidade. Estimula todos os candidatos a governador que o procuram a pôr o nome na rua, do deputado distrital José Antônio Reguffe (PDT), seu correligionário, ao senador Gim Argelo (PTB), colega de Congresso. Ao mesmo tempo, reitera que não pretende voltar ao Buriti de jeito nenhum. Busca o segundo voto dos eleitores (são duas vagas) para continuar mais oito anos no Senado.

Oitenta

Velho maragato, o senador Pedro Simon, do PMDB-RS, comemora hoje 80 anos. Em grande estilo, comanda encontro estadual do PMDB na praia de Capão da Canoa, no litoral gaúcho, no qual lançará as pré-candidaturas do governador Roberto Requião (PR) a presidente da República, e de José Fogaça, prefeito de Porto Alegre, a governador do Rio Grande do Sul. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB, confirmou presença.

Refluxo

O Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre terminou ontem, depois de uma semana de debates que avaliaram os 10 anos do evento. O fórum já chegou a reunir 100 mil pessoas de todos os continentes para pensar “um outro mundo possível”, mas neste ano a participação foi de apenas 35 mil militantes


Aterrissar// O presidente da Infraero, Murilo Barboza, prepara o velho prédio da Transbrasil no Aeroporto de Brasília para receber a sede do órgão, que hoje funciona no Setor Bancário Sul de Brasília. “Quanto mais perto dos aeroportos e dos aviões, melhor”, explica. A mudança também representará economia com aluguéis de dois imóveis.

Candidato// O secretário do Trabalho do DF, Bispo Rodovalho (DEM), entrou na disputa para ser candidato da legenda a governador. Concorre com a deputada distrital Eliana Pedrosa, ex-secretária de Desenvolvimento Social do GDF. Rodovalho tem esperança de receber o apoio do governador José Roberto Arruda.

Sem-terra// O deputado Rogério Marinho (RN) critica o governo federal por financiar a Associação Regional de Cooperativa Agrícola da Reforma Agrária (Acar), por meio de dois convênios de R$ 222 mil com o Incra. Seu principal dirigente, Miguel da Luz Serpa, comandou os integrantes do MST que invadiram a fazenda da Cutrale, a maior produtora de suco de laranja do país.

Pito

A liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso suspendendo os efeitos da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre os cartórios enfraquece o órgão. Vem aí uma enxurrada de ações contra os concursos para preenchimento das vagas de cartorário e tabelião.

Nenhum comentário: