quarta-feira, 20 de julho de 2011

Passou a patrol

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Diante da tempestade de denúncias e da pressão da oposição, a presidente Dilma Rousseff acelerou a faxina no Ministério dos Transportes. Caiu a ficha de que a imagem do seu governo está sendo desconstruída pelas denúncias de corrupção. Grande parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), filho pródigo da presidente da República, está alocada no ministério e é um prato feito para críticas e denúncias da oposição.

» » »

Ontem, o Diário Oficial da União publicou a exoneração de três assessores da pasta: José Osmar Monte Rocha, Estevam Pedrosa e Darcy Michiles. Os três eram ligados ao ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e ao deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão. A servidora Maria das Graças de Almeida, do Ministério dos Transportes, e dois coordenadores do Dnit — Luiz Cláudio dos Santos Varejão, coordenador-geral de Operações Rodoviárias, e Mauro Sérgio Fatureto, coordenador de Administração-Geral — foram exonerados na mesma canetada.

» » »


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), negou qualquer estremecimento com o Partido dos Trabalhadores por causa do afastamento do único indicado pela legenda na Direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Caron, mais um na lista de diretores do órgão defenestrados. O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), lavou as mãos: "Quem estiver sob suspeita tem que sair".


Devassa

Líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR) protocolou um pedido para que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle solicite ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de uma devassa nos termos aditivos de contratos, nos projetos de engenharia, nas obras e nos repasses de recursos firmados pelo Dnit entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2010. Durante esse período, o atual ministro dos Transportes, Paulo Passos, ocupava a pasta em caráter interino.

Muita grana

O volume de aditivos a contratos sob responsabilidade do Dnit mais que dobrou entre 2009 e 2010, passando de 53 para 113. Os recursos liberados pelo órgão ligado ao Ministério dos Transportes aumentaram no período 154%, passando de R$ 309 milhões para R$ 787 milhões.

Pelas tabelas

Faltam apenas quatro assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado com o objetivo de investigar a corrupção no Ministério dos Transportes. O líder do PSDB na Casa, senador Álvaro Dias (PR), avalia que há chances reais de obter, depois do recesso, o apoio necessário de 27 senadores. Segundo ele, o governo "perdeu a moral" para impedir a criação da CPI.

Empacado


A presidente Dilma Rousseff resolveu fazer um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que anda empacado em algumas áreas. Nem tudo é culpa dos cortes no Orçamento. Ontem, despachou com Miriam Belchior, ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão; Gleisi Hoffmann, da Casa Civil da Presidência da República; Edison Lobão, de Minas e Energia; e Guido Mantega, da Fazenda. Em todas as conversas, o PAC entrou na pauta.

Casada


O DEM negocia apoio ao candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, deputado Gabriel Chalita, rompendo assim a aliança com o PSDB. Porém exige como contrapartida o apoio do PMDB à candidatura do líder da bancada na Câmara, deputado ACM Neto (foto), à Prefeitura de Salvador. Nas duas capitais, o entendimento atrapalha os planos do PT de contar com o apoio dos peemedebistas.

Dona Canô

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Salvador e segue direto para Santo Amaro da Purificação, onde visitará Dona Canô, a mãe de Caetano Veloso, que não poupa críticas ao petista. Lula lembra a música do Chico Buarque com sinal trocado: "Você não gosta de mim, mas a sua mãe gosta". À tarde, visitará o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, e, à noite, jantará com o governador Jaques Wagner no Palácio de Ondina.

Planetur

O Ministério do Planejamento, aquele que tem como lema Fazer mais com menos, é o campeão de autorizações de servidores públicos para afastamento do país com ônus aos cofres públicos e objetivo de aperfeiçoamento, às vezes em cursos de línguas estrangeiras. Somente ontem foram sete autorizações. Destinos: Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Washington (EUA), Chicago (EUA), Maastricht (Países Baixos), Sidney (Austrália) e Alberdeen (Escócia).

Visita/A presidente argentina, Cristina Kirchner, tem visita programada a Brasília na segunda semana de agosto. Será a primeira vinda ao Brasil desde que Dilma tomou posse. Cristina é candidata à reeleição.

Inflação/ O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgará amanhã um estudo detalhado sobre a inflação na última década. Será apresentado por Thiago Sevilhano Martinez e pela diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas, Vanessa Petrelli de Correa. Os pesquisadores do Ipea fizeram a decomposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

ONU//

A presidente Dilma Rousseff avalia a possibilidade de participar da reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas programada para ocorrer em 22 e 23 de setembro. Tradicionalmente, o representante do Brasil é responsável pelo discurso de abertura.

Nenhum comentário: