terça-feira, 26 de julho de 2011

Para todos

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


O PMDB captou a mensagem da presidente Dilma Rousseff ao demitir toda a cúpula do Ministério dos Transportes. "Não há nenhum problema. O PMDB vê a fiscalização da administração, em geral, com naturalidade. Não existe privilégios para nenhum partido da base", garante o vice-presidente da República, Michel Temer, que apoia as medidas adotadas naquela pasta.

Dos partidos aliados, a legenda é a que controla o maior número de ministérios: Minas e Energia, com Edison Lobão; Defesa, Nelson Jobim; Previdência, Garibaldi Alves; Agricultura, Wagner Rossi; Turismo, Pedro Novais; e Assuntos Estratégicos, Moreira Franco. Nenhum deles, segundo Temer, está acima do bem e do mal. Todos são fiscalizados pelos órgãos de controle do governo e devem seguir as regras do jogo, ou seja, respeitar as normas legais e obedecer às diretrizes do Palácio do Planalto.

Há um certo desconforto do vice-presidente da República com o fato de a legenda estar sendo tratada por analistas e comentaristas políticos como se fosse uma espécie de PR tamanho família. Seus ministros não estão na mesma situação do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR-AS), que era tutelado pelo deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e foi abatido por denúncias de corrupção grossa em uma pasta cuja ineficiência já saltava aos olhos.

Encontro
O ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, recebe hoje o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, para discutir inovações no setor. Skaf força a barra para a renovação das concessões do setor elétrico por meio de leilão. O governo tem sinalizado que vai renovar por mais 30 anos os contratos com os atuais exploradores do serviço.

Blindagem//

O governo está se mobilizando para blindar o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, contra uma possível convocação no Congresso. Os líderes da base aliada podem ser convocados antes do fim do recesso para discutir como proteger o ministro logo na primeira semana do segundo semestre legislativo.

Agenda

O recurso mais escasso do governo Dilma Rousseff — como em qualquer governo — é o tempo do mandato presidencial. Petistas queixam-se de que a presidente da República desperdiçou a oportunidade de debater uma agenda própria com o Congresso no primeiro semestre e corre o risco de repetir a dose no segundo. Em contrapartida, gastaria muito tempo com minúcias de projetos cuja análise deveria delegar aos ministros, dedicando mais tempo às decisões políticas.

Aliança

O prefeito Gilberto Kassab (PSD), por enquanto, conta com o PSB e o PV para articular a própria sucessão. O PSB questiona a migração do deputado Gabriel Chalita (SP) para o PMDB e reivindica seu mandato, mas, desde o início das articulações para formação do PSD, tem um compromisso com Kassab, selado pelo presidente da legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Saúde

O governo está animado com a possibilidade de os governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT); do Ceará, Cid Gomes (PSB); e do Piauí, Wilson Martins (PSB), estarem dispostos a negociar uma alternativa para a regulamentação da Emenda 29 no Congresso. A sinalização foi dada ontem durante visita da presidente Dilma Rousseff à Região Nordeste.

Quieto

O ex-ministro das Relações Institucionais e hoje chefe da pasta da Pesca, Luiz Sérgio, pode voltar esta semana ao Palácio do Planalto para uma reunião com sua sucessora, Ideli Salvatti, que tem recebido demandas de todos os ministérios. Luiz Sérgio deve ser um dos últimos a ser recebido porque, nos poucos meses em que ficou à frente da Pesca, Ideli conheceu os principais projetos a serem tocado.s

Galera/ A presidente Dilma Rousseff começa a dedicar mais tempo às viagens. Deve comparecer ao evento organizado pela Fifa para o sorteio das chaves que disputarão as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Marcado para o próximo dia 30, na Marina da Glória, será o primeiro evento oficial dos jogos aqui no Brasil.

Inovação/ A propósito, em 3 de agosto, Dilma deve participar da abertura do 4º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Na véspera, no Palácio do Planalto, lançará o programa de Inovação da Indústria, promovido pelo Senai.

Referendo/ O Tribunal Superior Eleitoral divulgará amanhã a minuta com as regras do referendo que pode dividir o Pará em três estados. A partir de então, os eleitores do estado poderão questionar o modo como será realizado o referendo.

Nenhum comentário: