sábado, 17 de abril de 2010

Colégio eleitoral

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Governador interino, Wilson Lima (PR) moveu mundos e fundos para permanecer no cargo na eleição indireta de hoje à tarde na Câmara Legislativa. Precisa dos votos de pelo menos 13 dos 24 deputados distritais, numa disputa em que a oposição está dividida. Tem cinco candidatos: Aguinaldo de Jesus (PRB), Antônio Ibañez (PT), Luiz Filipe Ribeiro Colho (PTB), Rogério Rosso (PMDB) e Messias Souza (PCdoB).

» » »

Lima trabalha para garantir a maioria dos votos logo no primeiro turno. Com esse objetivo, antes mesmo da eleição, pactuou com os aliados a gestão do Distrito Federal. Fará um governo de compromisso com os seus pares. O resto — a discussão de programa — é blá-blá-blá dos candidatos de oposição. Entre os parceiros do GDF no mundo empresarial, a expectativa é grande, mas ninguém quer muita marola com essa eleição.

» » »

A zebra da disputa é o número 13. O PT fará uma reunião hoje para discutir o que fazer se a eleição for para o segundo turno. Ibañez contaria com apenas cinco votos, sem capacidade de atrair o apoio de outros candidatos, com exceção de Messias de Souza (PCdoB). A alternativa petista seria apoiar a candidatura de Rogério Rosso (PMDB), que conta com três votos e pode atrair o apoio de Luiz Filipe Ribeiro Coelho (PTB) e, talvez, Aguinaldo de Jesus (PRB), somando mais seis votos. Total: 11 votos. Faltariam mais dois.

Há vagas

Novo diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann quer recompor o quadro técnico da instituição, que registra deficit de mil pessoas, entre engenheiros, técnicos e pesquisadores. O objetivo da FAB é elevar para 5 mil o número de funcionários civis dedicados às áreas de pesquisa e desenvolvimento do DCTA e, assim, resolver um dos principais gargalos do programa de desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Fagulhas

O PTB no Piauí estrilou com a proposta do ministro Alexandre Padilha de trocar a candidatura do senador João Vicente Claudino ao governo do estado por um ministério em um eventual governo Dilma. “Alguma mente iluminada do PT deu essa ideia, mas cargo em ministério é questão de partido, e não moeda de barganha para resolver futricas nos estados”, disparou o senador.

Direitos

Paraná, Santa Catarina e Goiás, por exemplo, não têm defensorias públicas. No país, para defender quem ganha menos de R$ 1.372,81, são somente 340 defensores públicos federais, que, em 2009, chegaram a atender 1 milhão de cidadãos.

Sem essa

Pressionado pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), para que uma das vagas de senador na chapa seja do ex-ministro José Pimentel, o governador Cid Gomes (PSB) disse que não vai ceder às chantagens do PT. Cid não quer Pimentel na chapa e diz que não tem compromissos com o petista. Seus candidatos são Tasso Jereissati (PMDB) e Eunício Oliveira (PMDB).

Elle

O senador Fernando Collor, do PTB, paralisa as nomeações de 13 embaixadores pelo Itamaraty. Pediu vistas de um dos processos, interrompendo também a tramitação das demais nomeações. O motivo seria a não nomeação do cunhado Marcos Coimbra como embaixador do Brasil na FAO, órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Com sede em Roma, o cargo é apetitoso.

Piás

O procurador Felipe Muller, do Ministério Público Federal, quer que o INSS autorize pagamento de licença-maternidade para índias caiguangues com menos de 16 anos. A lei só concede o benefício acima dessa faixa etária, mas Muller alega que índias adolescentes que trabalham na lavoura casam e têm filhos cedo.

Manda/ O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ganhou a queda de braço para indicar um novo diretor para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A vaga, da cota do PMDB, vai para Jorge Bastos, que detém também o aval do ex-ministro Hélio Costa (PMDB-MG).

Fechado/ O PTB decidiu que o senador Romeu Tuma disputará a reeleição, independentemente de coligações partidárias. O primeiro suplente de Tuma será Antonio Carbonari, presidente da Anhanguera Educacional. Segundo o deputado Campos Machado, secretário geral do PTB, a legenda apoiará o tucano Geraldo Alckmin.

Nenhum comentário: