sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Retaliação duvidosa

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


É duvidosa a eficácia da retaliação imposta pelo Brasil ao comércio com os Estados Unidos por causa do subsídio agrícola ao algodão norte-americano, porque o país é um parceiro comercial mais vantajoso para o desenvolvimento nacional do que a China, pela pauta de nossas exportações. Enquanto os chineses compram commodities — minério de ferro e soja, principalmente —, os norte-americanos compram nossos produtos industrializados, com maior valor agregado: calçados e aviões, por exemplo.

» » »

Medida provisória do presidente Luiz Inácio lula da Silva publicada ontem no Diário Oficial da União relaciona os itens da nossa pauta de importações sujeitos a sanções: obras literárias, artísticas e científicas; artistas, produtores de fonograma e organismos de rádio difusão; programas de computador; marcas; indicações geográficas; desenhos industriais, patentes de invenção e modelos de utilidade; topografias de circuitos integrados; informações confidenciais ou não divulgadas; e direitos de propriedade intelectual. Ou seja, tudo o que serve para agregar valor à produção nacional.


Dura Lex//

Quem pode mais, pode menos. Depois da prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), outros envolvidos no vídeoescândalo de Brasília — podem chegar a 15 — deverão ser presos. Na alta magistratura do país forma-se um consenso de que é preciso uma faxina exemplar na política local.

Parece

Ontem, na nota Emirado, a coluna publicou a foto do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), quando o personagem citado na mesma era o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (foto), do PSDB-ES, que critica a adoção do regime de partilha para exploração do petróleo da camada pré-sal. “É um erro estratégico do tamanho da antiga reserva de mercado da informática, cuja adoção pelo regime militar também foi muito comemorada pela oposição”, dispara.

Vaia

Segundo sua assessoria, o senador Cristovam Buarque “não foi vaiado pelos grupos do Magela e do Agnelo na posse do novo presidente do PT, Roberto Policarpo. Na verdade, a vaia partiu de uma minoria absoluta que foi repreendida pelas principais lideranças, tais como Zunga, Paulo Tadeu, Chico Vigilante, Roberto Policarpo, Rejane Pitanga, Agnelo Queiroz e o próprio deputado federal Magela”.

Trincheira

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) foi comedido ao comentar a convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Comissão de Constituição e Justiça para explicar o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos. “Virou proeza o que deveria ser natural”, disse o líder tucano. Mas a oposição comemora a vitória sobre os governistas e se prepara para encurralar a petista nos pontos polêmicos do plano, como os que irritam os militares.

Freio de mão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou enxugar a agenda de eventos com participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Não é por causa da hipertensão, nem da gritaria da oposição. Lula teme que a petista ultrapasse o governador de São Paulo, José Serra (foto), do PSDB, até o fim de março e ele resolva se candidatar à reeleição.

Ofensiva

O grupo de trabalho que analisa o projeto Ficha Limpa — que torna inelegíveis políticos condenados em primeira instância — aguardará o carnaval para solicitar aos tribunais de Justiça uma lista com as decisões contra agentes públicos julgados por improbidade. Caso não consigam o levantamento dentro do prazo para encerrar os trabalhos, os parlamentares pedirão aos desembargadores sensíveis à causa pareceres sobre o assunto.

Prudência

De hoje até a meia-noite da quarta-feira de Cinzas, a Polícia Rodoviária Federal contará com 9 mil policiais, 2 mil bafômetros e 400 radares para fiscalizar 66 mil km de rodovias federais. O objetivo é reduzir o número de mortes registradas no período de carnaval de 2009, quando morreram nas estradas 127 pessoas

Quizomba/ Vinte estados participarão da pré-Conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira, a ser realizada em Brasília em 24 e 25 de fevereiro. Dos nomes escolhidos sairão os 15 delegados e 15 suplentes que representarão a cultura afro na plenária geral da 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).

Racha/ O grupo do presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP), no Amapá está à beira da implosão. O vice-governador Pedro Paulo (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Amanajás (PSDB), querem concorrer ao governo local. Sarney tenta acomodar Pedro Paulo no TCE, para Amanajás assumir o governo e se candidatar à reeleição. A fórmula fracassou.

Blindado/ A Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, pesquisa a produção do aço blindado genuinamente brasileiro para a indústria de defesa nacional e exportação. É uma encomenda do Exército, que pretende aumentar a produção e reduzir os custos de fabricação dos seus carros de combate. A Usiminas já gastou em pesquisa e inovação R$ 28,9 milhões.

Nenhum comentário: