sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Morte por afogamento

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


A estratégia do governo para remover a candidatura a presidente da República do deputado Ciro Gomes (PSB) é não responder às críticas do ex-ministro da Integração Nacional e pressionar os demais líderes do seu partido para que não aprovem a candidatura. Assim, Ciro morreria na beira da praia. Essa linha está sendo adotada em Pernambuco, onde o PT ameaça lançar a candidatura do ex-prefeito de Recife João Paulo contra o governador Eduardo Campos, presidente do PSB, que é candidato à reeleição; e no Ceará, onde a opção petista seria lançar a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, contra o governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, candidato à reeleição. No Espírito Santo, o senador Renato Casagrande (PSB), que aparece nas pesquisas como um candidato muito competitivo, foi isolado pelo PT. A situação se repete em outros estados.

» » »

O presidente Lula aposta que até março haverá ampla maioria de parlamentares do PSB interessados em coligar com o PT nos estados e se incorporar à coalizão encabeçada por Dilma Rousseff (PT). As recentes declarações de Ciro de que pretende aceitar a decisão do partido não seriam mera retórica, mas o reconhecimento de que seu isolamento pode obrigá-lo a desistir da disputa por falta de apoio do próprio partido. Ciro já respira de snorkel, aquele canudo usado pelos mergulhadores para nadar com a cabeça debaixo d’água.


Patrimônio//

A Igreja Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão acaba de ser restaurada pelo governador baiano Jaques Wagner, com a recuperação estrutural dos elementos de pedra, cal e madeira. Também está sendo recuperada a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no Pelourinho. O patrimônio histórico agradece.

Concorrência

O vice-líder do PPS, Arnaldo Jardim, requereu a realização de audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara para discutir a aquisição do controle da petroquímica Quattor pela Braskem. A intenção é fixar regras que permitam o negócio mas preservem garantias de concorrência na cadeia de fornecimento. Segundo o parlamentar paulista, recentes fusões e aquisições de grandes empresas, com a bênção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Secretaria de Direito Econômico, abrem caminho para a formação de trustes.

Saúde

Desde ontem, entrou em vigor o piso salarial para agentes comunitários de saúde (ACS) e para os agentes de combate às endemias (ACE), no valor de R$ 930. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o impacto da nova lei nos cofres municipais será de R$ 858,5 milhões por ano. São 238 mil agentes

Conspiração

Na cúpula do PSDB, é grande a torcida para que o líder da legenda no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), passe o bastão para seu colega Álvaro Dias, operação casada com a montagem do palanque do candidato tucano ao governo do Paraná, o prefeito Beto Richa.

Sem terra

O novo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, critica o MST e a política de reforma agrária do governo Lula. “Não há reforma agrária. O que existe é distribuição de lotes e assentamentos sem que haja uma política consistente de apoio ao assentado, à produção e ao acompanhamento dos resultados”. Para ele, o MST “afastou-se de sua origem e perde progressivamente legitimidade ao partir para a violência, como tem mostrado na invasão de propriedades produtivas e na destruição de plantações e laboratórios, fatos inadmissíveis”.

Pressão

O delegado que cuida do caso dos adolescentes desaparecidos em Luziânia, Rosivaldo Linhares Rosa, disse a membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que cada caso é investigado separadamente pela polícia. Para o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o sumiço dos meninos também é assunto para a Polícia Federal.

Pipoca

À boca pequena, membros da base do governo na Câmara criticam o ministro da Justiça, Tarso Genro, que está de saída do governo para ser candidato a governador do Rio Grande do Sul. Com o time ganhando, resolveu ajudar o adversário. A irritação se deve à entrevista na qual creditou a escolha de Dilma como candidata do PT a um “vazio” na legenda.

Bolo/ A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ignorou a reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, convocada para ouvir as entidades contrárias ao novo Programa Nacional de Direitos Humanos. Presidente da CNA e líder dos ruralistas, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) não apareceu nem mandou representante.

Haiti/ A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, construirão um centro de formação profissional em Porto Príncipe. Inicialmente, formará mão de obra para a construção civil.

Cidades/ Trânsito caótico, falta de estrutura viária, enchentes, poluição e até modelos de gestão de administração pública são alguns dos temas da Conferência de Cidades Inovadoras, de 10 a 13 de março, em Curitiba. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Paraná.

Nenhum comentário: