quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alencar, a missão

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br

Com Norma Moura

O vice-presidente da República, José Alencar, deve deixar o cargo em abril. E se lançar candidato ao Senado por Minas Gerais, para ajudar a alavancar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no segundo colégio eleitoral do país. Apesar da posição contrária da família, Alencar quer mesmo disputar mais uma eleição. Diz que está à disposição do presidente Lula para qualquer missão. Lula prefere que ele concorra ao Senado, para emular com o governador mineiro, Aécio Neves.

O boato de que seria candidato a governador para unir o PT e o PMDB em Minas não passou de balão de ensaio para assustar a oposição. Mesmo assim, o governador de São Paulo, José Serra, candidato do PSDB, tem motivos de sobra para se assombrar com um palanque no qual Alencar vire cabo eleitoral de Dilma. Não pode perder a eleição em Minas, se quiser vencer o pleito, até porque a disputa em São Paulo pode não ser o passeio que imaginava.


Sabadão


O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), queria aproveitar o ano eleitoral para emplacar a redução da jornada de trabalho para 40 horas, reivindicação da CUT e da Força Sindical. Trombou com o setor produtivo. Como o governo admite a redução progressiva até 2016, Temer propôs 42 horas no próximo ano.

Moita


Sem muito alarde, ao contrário de outras corporações que ocupam a Câmara desde o fim do recesso, os servidores do Ministério Público estão cada vez mais próximos de verem aprovado o projeto de lei que estabelece o plano de carreira e salários da categoria. O requerimento de urgência para a votação do PL recebeu ontem as assinaturas que faltavam.


Dúvida

O governador Jaques Wagner (PT) e o senador César Borges (foto) estão conversando sobre uma eventual aliança. Na posse da desembargadora Telma Brito na presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, terça-feira, o clima entre os dois era de entrosamento. Não será surpresa se o senador do PR, ex-carlista, for candidato à reeleição na chapa de Wagner, em dobradinha com a ex-prefeita de Salvador Lídice Da Matta (PSB). Acerto

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel fizeram um pacto para evitar a realização de prévias no PT. O partido fará uma pesquisa em março, e quem estiver melhor será o candidato. A hipótese de apoio à candidatura a governador do ministro das Comunicações, Hélio Costa, do PMDB, é cada vez mais remota. A vice de Dilma nem tanto.

Olho vivo

O Portal da Transparência bateu recorde de acessos em janeiro. Foram 195.659 visitas em um único mês. A média mensal do Portal — que permite o controle dos gastos públicos pelos cidadãos — é de 142 mil acessos. O número de páginas consultadas chegou a
2,1 milhões

Basta

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu rebater as críticas do PT porque o PSDB se finge de morto enquanto seus oito anos de governo são “desconstruídos”. Na muda, Serra não gostou, mas não pode reclamar.

Pânico/ A denúncia de arapongagem na Câmara Legislativa do Distrito Federal assombrou os deputados distritais. É corda em casa de enforcado.

Tapete/ O deputado Mendes Ribeiro
(PMDB-RS) anda preocupado. Quando tudo parecia certo para, finalmente, presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conterrâneos e fluminenses cresceram o olho naquele que é um dos principais postos da Casa.

Twitter/ O senador Adelmir Santana (DEM-DF) resolveu aderir ao Twitter como ferramenta de comunicação com o eleitor. Ex-suplente do governador José Roberto Arruda e dono de uma rede de drogarias, é candidato à reeleição no vácuo criado pela crise política do Distrito Federal.

Traduções/ A professora Elena Beliakova (da Universidade de Tcherepovets/Rússia) participará, amanhã, às 10h, na Sala Papirus da Faculdade de Educação da UnB, da mesa redonda “O estranho em nós: a literatura brasileira na Rússia e a literatura russa no Brasil”. Traduziu Jorge Amado, Clarice Lispector, Machado de Assis e Moacyr Scliar.

Nenhum comentário: