sábado, 13 de fevereiro de 2010

FHC topa ser candidato

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Uma pesquisa ainda não divulgada, mas que chegou ao conhecimento da cúpula tucana, confirma o crescimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e seu empate técnico com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nas intenções de voto para presidente da República. A informação provocou grande estresse no Palácio dos Bandeirantes e alimentou novas especulações de que Serra pode desistir da candidatura à Presidência e concorrer à reeleição.

» » »

Muito criticado nos bastidores tucanos por suas últimas declarações contra Lula e Dilma, o presidente Fernando Henrique Cardoso não se faz de rogado. Diz para quem quiser ouvir — meio na gozação, mas falando sério — que está pronto para enfrentar nova disputa eleitoral contra Lula, que considera seu freguês de carteirinha (derrotou-o em 1994 e 1998), concorrendo contra Dilma, a quem chama de reflexo do líder petista. Isto é, caso Serra jogue a toalha. O ex-ministro da Educação Paulo Renato (PSDB-SP) foi um dos que ouviu da boca de FHC essa disposição para o confronto eleitoral com Lula e o PT.

Erro

Há certa dose de irritação na atitude de Fernando Henrique Cardoso com a estratégia de José Serra para ganhar a eleição, que é se fingir de morto até a hora de deixar o cargo para ser candidato. E, mesmo depois, evitar um confronto aberto com o presidente Lula, optando por comparar sua capacidade política e administrativa com a de Dilma na propaganda eleitoral de rádio e tevê. FHC avalia que é um erro de conceito, que pode levar os tucanos à nova derrota eleitoral, sem falar que deixa no ar a possibilidade de desistir da candidatura.


Projetos

Por isso, FHC subiu o tom das críticas ao governo Lula e à candidata petista. E não pretende baixá-lo. Segundo o ex-presidente da República, é preciso enfrentar o debate político com Lula e o PT, pois o lulismo representaria uma ameaça ao avanço institucional do país, descambando para o velho populismo latino-americano. Além disso, Dilma representaria uma guinada do país para o capitalismo de Estado e a xenofobia nacionalista.

Alternativa

Enquanto os tucanos de São Paulo estão sem saber muito bem o que fazer, em Minas o governador tucano Aécio Neves (foto), do PSDB, intensifica a campanha para viabilizar a eleição de seu vice, o também tucano Antônio Anastasia, e observa o quadro. Candidato ao Senado, entre aliados do governo Lula o nome de Aécio não foi descartado como alternativa à radicalização PSDB versus PT. Nesta semana, quem ligou para Aécio acenando com a possibilidade de apoiá-lo caso isso aconteça foi o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT.

Canudo

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado da primeira etapa de inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni). Cerca de 822 mil candidatos disputam 165 mil bolsas de estudo

Apoiado

Os presidentes do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, e de mais de 15 seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), inclusive Rio de Janeiro e São Paulo, enviaram mensagens de congratulação ao presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante (foto), por ter requerido à Procuradoria- Geral da República a tomada de medidas judiciais que acabaram levando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a decretar a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Convergências

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) embarca hoje para Recife, onde pode se encontrar com a ministra Dilma Rousseff. Sem esconder que gostaria que Ciro encerrasse a fase de franco-atirador, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pode selar a paz promovendo um encontro entre os dois.

Rendeira

Ao tomar posse como presidenta regional do PT, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, deixou clara sua prioridade: derrotar o tucano Tasso Jereissati, que chamou a ministra Dilma Rousseff de liderança de “silicone”. A prefeita vai apoiar as candidaturas do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) e do ministro da Previdência Social, José Pimentel (PT-CE), ao Senado.

Fôlego

O novo líder tucano na Câmara, deputado João Almeida (PSDB-BA), vai aproveitar o carnaval para desfilar em vários blocos de Salvador. Folião convicto, Almeida não perde a Mudança do Garcia, tradicional bloco dos anticarlistas.

Nenhum comentário: