terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cenário esquizofrênico

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

A avaliação do governo Lula subiu mais três pontos na pesquisa Ibope/CNI divulgada ontem. Voltou aos níveis anteriores à crise econômica mundial. Feita entre 26 e 30 de novembro, mostra que em todos os segmentos houve melhora nessa avaliação. Inclusive entre os de maior escolaridade, na faixa entre 25 e 39 anos, junto aos que recebem mais de cinco salários-mínimos e na periferia das grandes cidades. Às vésperas do Natal, o clima de que o próximo ano será melhor e a renda pessoal vai aumentar é generalizado. A grande maioria concorda com a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governa (83%), é otimista em relação ao emprego e à redução da taxa de juros. Revela descontentamento moderado com a cobrança de impostos e leve temor de que a inflação pode voltar.

Caiu a aprovação do governo Lula no combate à fome, à pobreza, na atuação na área ambiental e na política de educação, mas a avaliação só é negativa mesmo nas áreas de saúde, que 59% desaprovam, e de segurança, criticada por 59%. Onde está a esquizofrenia? No cenário eleitoral para 2010. A pesquisa mostra um crescimento de três pontos percentuais para as intenções de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que subiu para 38%, enquanto a candidata do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff (PT), tem 17%. Como Ciro tem 13% e Marina Silva, 6%, nesse cenário, o tucano poderia vencer no primeiro turno.


O tempo

Uma fábula sobre a teoria da relatividade brinca com o tempo num parque de diversões: ele passa diferentemente para o jovem ansioso que aguarda a namorada, o nostálgico velhinho com a sua neta e metódico pipoqueiro que aguarda o fechamento do parque para partir com seu carrinho. É mais ou menos o que acontece na corrida sucessória, na qual o governador de São Paulo tenta atrasar o relógio e retarda o lançamento de sua candidatura. Já o presidente Lula faz exatamente o contrário, antecipando a campanha de Dilma. Os demais atores aguardam as águas de março.

Caças

Adida de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, Norma Brum afirma que o governo dos EUA e a Boeing entraram na competição do Programa FX-2 para a seleção do próximo caça supersônico da Força Aérea Brasileira “para ganhar e nela pretendem ficar até o fim, oferecendo o melhor caça, o F-18 Super Hornet, e a melhor oportunidade de desenvolvimento tecnológico e de crescimento comercial para a indústria aeroespacial brasileira”. Argumenta que diversos países do mundo operam simultaneamente com equipamentos militares dos EUA e de terceiros países, inclusive russos, sem restrições. Exemplos: Índia, Malásia, Grécia e vários países do leste europeu. Desmente a informação de que o governo norte-americano pode desistir da concorrência caso o Exército brasileiro adquira da Rússia seu novo sistema de defesa antiaéreo, como a coluna noticiou no sábado.


Cadastro

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar (foto), pretende implantar um cadastro único de gestores, com a trajetória administrativa de todos os ordenadores de despesas do país. Segundo ele, esse cadastro daria transparência ao currículo dos ocupantes de cargos de confiança e evitaria a nomeação de pessoas desqualificadas para o serviço público.


Na pauta

No embalo das denúncias de recebimento de propina envolvendo deputados distritais, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (foto), do PMDB-SP, resolveu promover a discussão do projeto de iniciativa popular que torna inelegíveis políticos com ficha suja. Citado numa das gravações feitas pelo ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa, Temer quer dar uma demonstração de que não tem nenhum envolvimento com a crise de Brasília.

Jabutis

Deputados e senadores pegam carona nos projetos de crédito suplementar para driblar a minguada liberação das emendas individuais. Somente ao PLN 95, os parlamentares apresentaram 452 emendas, boa parte das quais alterando a destinação dos recursos para suas bases eleitorais. O projeto de lei normativa remaneja para os diversos ministérios R$ 1,6 bilhão

Barulho

O PDT ingressou no Supremo Tribunal Federal com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso, em setembro. Gestada pelo deputado Miro Teixeira (RJ), a ação pedetista ataca vários dispositivos da proposta, como a proibição de propaganda paga na internet, as regras de prestação de contas e as normas para debate em rádio e TV.


Holofote/ Espécie de porta-voz dos estados da Amazônia Legal, o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), terá uma extensa agenda de eventos na segunda semana da Convenção do Clima, em Copenhague. No dia 14, o peemedebista participará de um encontro com outros oito governadores da região, além de dividir o púlpito com o ator e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

Precatórios/ A Emenda Constitucional dos Precatórios, aprovada pelo Congresso, pode ser motivo de mais um imbróglio sem fim. A OAB não concorda com o texto, que cria um regime especial de pagamento das dívidas pelo poder público, e promete entrar no Supremo Tribunal Federal contra a emenda.

Retirada/ Depois de afastar seus integrantes do governo do Distrito Federal, o PPS deve eleger nova Executiva regional, cujo atual presidente, Fernando Antunes, pediu para deixar o cargo. Os ex-secretários do GDF, Augusto Carvalho (Saúde) e de Alírio Neto (Justiça) reassumiram os respectivos mandatos, na Câmara dos Deputados e na Câmara Legislativa.

Nenhum comentário: