quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O que é isso, companheiro?

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 28/11/2012
 
O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu ontem a ida do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, à Casa. Os dois vão prestar esclarecimentos sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que desbaratou uma máfia que vendia pareceres atuando na Advocacia-Geral da União, na Agência Nacional de Águas (ANA), na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

»   »   »

Ligado ao governador da Bahia, Jaques Wagner, Pinheiro quer também que os presidentes das agências onde trabalhavam os investigados compareçam ao Congresso para dar explicações. “Essa coisa assusta a todos nós: funcionários, inclusive de carreira, utilizando a estrutura em benefício próprio e, até, para beneficiar terceiros”, desabafou em plenário.

»   »   »

Um dos envolvidos no escândalo, a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha tentou agendar uma reunião do governador petista com empresários ligados ao grupo. Rosemery deixou de ser convocada porque houve um acordo entre o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), e o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) para antes ouvir os depoimentos de Cardozo e de Adams.

Rede


O Palácio do Planalto decidiu afastar todos os servidores sob investigação na Operação Porto Seguro. Ontem, foram defenestrados o inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., José Francisco da Silva Cruz; o ouvidor da Antaq, Jailson Santos Soares; e o chefe de gabinete da Antaq, Ênio Soares Dias. O ex-advogado-geral-adjunto da União José Weber Holanda Alves também foi afastado do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo.

Por baixo//


Relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que a economia brasileira fechará o ano com um crescimento de 1,5%. É o menor entre os países que compõem o Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Castigo

Com intenção de aumentar a pena sobre quem mata agentes da lei, a senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou emenda ao projeto de reforma do Código Penal (PLS 236/2012) que eleva em um terço a punição do crime contra policial, juiz, membro do Ministério Público ou outro funcionário da segurança pública que atue em perseguição, mesmo que fora de serviço. A pena máxima por homicídio, hoje, é 20 anos.


Rodou a baiana

A vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (foto), do PMDB-ES, anunciou ontem a intenção de concorrer à Presidência da Casa. Desafia, assim, a cúpula do PMDB, que aposta todas as suas fichas na eleição do líder da bancada, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Vai à luta com um olho na cadeira hoje ocupada por Marco Maia (PT-RS) e o outro, na liderança do PMDB. Os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Inocêncio de Oliveira (PP-PE) e Chico Alencar (PSol-RJ) também ameaçam se candidatar.

Pode isso?


A novela dos royalties só dá prejuízos para o país e para a Petrobras. Desde o anúncio do pré-sal, são quatro anos sem rodada de licitação para novos campos. A área de exploração, onde petróleo novo pode ser descoberto, caiu de 341 mil km² para 115 mil km² desde 2008. O governo deixou de arrecadar cerca de US$ 4 bilhões

Inovação

O governo de Minas terá acesso irrestrito a todas as pesquisas e projetos do Media Lab, conceituado centro de pesquisas multidisciplinares em inovação, design e tecnologia ligado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O governador Antonio Anastasia assinou ontem, em Boston, a parceria que fará de Minas o primeiro ente governamental da América Latina a se associar ao Media Lab. O centro conduz mais de 350 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, desde pesquisas sobre neuroengenharia e aprendizado infantil até o desenvolvimento do carro do futuro. Seus associados também podem demandar soluções inovadoras para desafios locais.

Cibernéticos/ O ministro da Segurança do Reino Unido, James Brokshine, visitou a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. Ele foi recebido pelo presidente da comissão, deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Debateram a entrada do Brasil na Convenção de Budapeste para o combate de crimes cibernéticos . O novo embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, também participou da reunião.

Fronteiras/ Custará R$ 839 milhões o contrato da Embraer com o Exército para desenvolver a primeira fase do Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras (Sisfron), que engloba o monitoramento de cerca de 650 quilômetros de fronteira terrestre de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia.

Parceria/ O prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, se reúne hoje com políticos e empresários brasileiros, em almoço em Brasília, para firmar parcerias da metrópole norte-americana com o país.

Nenhum comentário: