domingo, 25 de novembro de 2012

O mérito de Barbosa

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 23/11/2012
 
Os atores Milton Gonçalves e Lázaro Ramos, ícones de duas gerações de negros brasileiros, resumiram numa palavra a razão pela qual o ministro Joaquim Barbosa chegou ao posto mais cobiçado do Poder Judiciário: mérito.

»   »   »

Convidados para a posse do novo presidente do STF, Milton e Lázaro, excepcionais atores, foram enfáticos ao afirmar que Barbosa chegou ao posto graças ao estudo e ao trabalho, como deveria ser natural em todas as esferas da vida nacional. Essa ressalva é importante: numa sociedade onde ainda existe muita discriminação e preconceitos sociais, não é fácil chegar ao topo pelo mérito, ainda mais para um negro brasileiro.

»   »   »

Barbosa ganhou grande popularidade como ministro relator da Ação Penal 470, na qual os réus envolvidos no chamado escândalo do mensalão estão sendo severamente punidos. A carga simbólica da sua presença à frente da Suprema Corte brasileira ( o “poder instalado”, que os cientistas políticos consideravam uma instituição conservadora) é um sinal de que grandes mudanças nas condições do negro no país estão em pleno curso.

Extermínio// 


 O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro de Lima, afundou atirando: ao despedir-se do cargo, disse ontem que pessoas mortas durante a onda de violência em São Paulo tiveram suas fichas verificadas no sistema da polícia antes de serem assassinadas. Ou seja, por grupos de extermínio ligados à própria policia paulista.

Para depois


O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp), de Rondônia, anunciou ontem, na convenção estadual do PMDB-RJ, que o partido terá candidato próprio a presidente em 2018. “O vice-presidente Michel Temer me autorizou a divulgar que não temos condições de preparar um candidato a presidente para 2014, mas, para 2018, teremos e ele poderá sair do Rio de Janeiro”, disse Raupp. Logo após, o prefeito carioca Eduardo Paes defendeu, sob aplausos, o nome de Sérgio Cabral a presidente em 2018.

Caras e bocas
Para agradar petistas descontentes com seu comparecimento à posse de Joaquim Barbosa, relator do mensalão, a presidente Dilma Rousseff adotou uma solução salomônica: não sorriu. Sentada ao lado de Barbosa, evitou comentários e manteve-se séria o tempo todo. Já o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ria à toa.

Fim de prazo

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) enviou consulta ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, sobre as consequências da extinção da lei que regula a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Em 2010, o STF julgou inconstitucionais as normas que regulam o rateio do dinheiro do FPE e deu prazo de dois anos, que vence em dezembro de 2012, para que o Congresso vote nova lei. A um mês do recesso, tanto o Palácio do Planalto quanto o Congresso Nacional não estão tratando o tema como prioridade. E os estados correm o risco de não ter dinheiro para pagar salários a partir de janeiro.

Royalties

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi convidada a comparecer à Comissão de Minas e Energia da Câmara para explicar porque o governo suspendeu há um ano a concessão de outorgas de direito minerário, que autorizam projetos de mineração. Deixaram de ser arrecadados R$ 130 milhões

Frente única


O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), convidou o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), a mulher dele, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSol), para participar da manifestação Veta Dilma, em defesa da manutenção das regras atuais de distribuição dos royalties do petróleo para os campos já licitados. A manifestação será na segunda-feira, a partir das 14h, no centro do Rio.


Pizzaria

Durante encontro com o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, ontem, o senador Pedro Simon (foto), do PMDB-RS, definiu o relatório de 5 mil páginas apresentado pelo relator da CPI do Cachoeira, o deputado Odair Cunha (PT-MG), como sendo “de mentirinha”. O senador também manifestou solidariedade com o Ministério Público, diante da aprovação, na Câmara Federal, de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que impede o MP de investigar crimes.

 Busto/ A Câmara de Vereadores de Paracatu aprovou, por unanimidade, a instalação de uma estátua do ministro Joaquim Barbosa, natural daquela cidade, na Praça Firmina Santa, a mais movimentada do município de 84 mil habitante

Governo/
O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) assumiu ontem a função de primeiro vice-líder do governo no Congresso Nacional. Puty será responsável por coordenar a intervenção do governo na Comissão Mista de Orçamento. Substituirá José Guimarães (CE), que assumirá a liderança do PT.

Nenhum comentário: