domingo, 25 de novembro de 2012

Eles estão chegando

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 24/11/2012
 
Desembarca amanhã em Brasília uma equipe da consultoria Jurong, de Cingapura, liderada pelo economista Raphael Chua, planejador- chefe da estatal. Os cingapurianos cumprirão um exaustivo calendário de reuniões em nove diferentes estatais e secretarias a partir da manhã de segunda-feira.

O grupo vai colher os primeiros dados para subsidiar o estudo do planejamento estratégico de quatro polos de desenvolvimento no DF: Planaltina, São Sebastião, Recanto das Emas e Santa Maria. Começam a dar frutos as viagens à Europa e àÁsia do governador Agnelo Queiroz (PT) nos últimos meses.

Agnelo também receberá Afua Osei, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Universidade de Cambridge, a prestigiada escola inglesa, que estuda a instalação de um campus avançado em Brasília. Os ingleses avisaram que pretendem posicionar a cidade como potencial candidata a destino dos investimentos planejados pela sua Escola de Negócios, que rivaliza com a norte-americana Harvard como uma das melhores do mundo.

É a crise// 

Pelo quinto mês seguido, a arrecadação federal registrou queda, como divulgou a Receita Federal. Em outubro, as receitas do governo somaram R$ 90,516 bilhões, retração de 3,27% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 Ser ou não ser 

O PPS encerra hoje a reunião do diretório nacional em busca de um novo lugar ao sol. Sai da sombra do PSDB e discute o que fazer em 2014. "É muito cedo para fazer previsões", argumenta o deputado Roberto Freire (SP), presidente da legenda, embora já acene com a possibilidade de a sigla concorrer ao Planalto. Uma ala do partido deseja lançar um candidato próprio — Freire ou o líder da bancada na Câmara, Rubens Bueno (PR).

Briga além-mar

Uma guerra entre empresários angolanos e portugueses e brasileiros pode ser travada em território venezuelano. Sem bons negócios na Europa, a milionária Isabel dos Santos, principal acionista da operadora de TV a cabo Zon, de Portugal, busca novos mercados na América do Sul. E decidiu investir na compra da Inter, a maior desse segmento na Venezuela. Sabendo do negócio, uma gigante brasileira do setor quer entrar na briga e atrapalhar os planos de Isabel.

Corrida

Os alemães do City Challenge, uma corrida de automóveis movidos a eletricidade e combustíveis verdes, também desembarcam em Brasília na quarta-feira. Principal executivo da companhia, Hartmut Beyer, assinará com Agnelo um acordo master para que a prova seja realizada na capital federal. Depois, uma equipe de engenheiros percorrerá as ruas da cidade em busca do traçado da pista. A reta principal do circuito será o Eixo Monumental, sentido Rodoferroviária, de forma que os carros passem voando em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha.

Torcida

Luiz Felipe Scolari é o nome mais cotado para o lugar de Mano Menezes, demitido ontem da Seleção Brasileira pelos cartolas da CBF. É o preferido do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, mas se o critério for desempenho na função, é pule de 10 o nome do técnico do Fluminense, Abel Braga (foto), que ganhou o Brasileirão sem depender das estrelas da Seleção de Mano Menezes, inclusive o tricolor Thiago Neves.

Desigualdades

Programas de transferência de renda e de incentivo à desconcentração industrial favoreceram a economia nas regiões Norte e Nordeste entre 2002 e 2010, avalia o gerente de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Frederico Cunha. A participação no Produto Interno Bruto do Norte subiu de 4,7% para 5,3%; da Região Nordeste, de 13% para 13,5%; e do Centro-Oeste, de 8,8% para 9,3%.

Consignado/ O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o servidor público só pode descontar 30% dos vencimentos para o pagamento de empréstimos com desconto em folha.

Cachoeira/ O juiz Alderico Rocha Santos, responsável pelos processos da Operação Monte Carlo na Justiça Federal em Goiânia, critica o desembargador Fernando Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF-1), devido à atuação no processo que envolve o contraventor Carlinhos Cachoeira. Por ofício, Santos diz que Tourinho "tem imposto constrangimento e elevada carga de estresse aos juízes que atuaram no processo".

No topo/ João Carlos Di Genio fez jus à fama de craque da educação. O Colégio Objetivo Integrado, escola particular localizada em São Paulo, ficou com a melhor nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Das 100 melhores, 10 são públicas: duas estaduais e oito federais. Foram consideradas 10.076 escolas

Nenhum comentário: