segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tríplice coroa

Brasília-DF- Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 30/09/2012

Sob impacto do julgamento do mensalão — a Ação Penal 470 — pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o PT promete uma arrancada no decorrer da semana para alavancar seus candidatos nas eleições municipais e conquistar um resultado compatível com a condição de partido hegemônico no poder, principalmente nas capitais. A bala de prata da legenda é o engajamento da presidente Dilma Rousseff, que comparecerá ao comício de Fernando Haddad amanhã, em São Paulo.

Com base nas mais recentes pesquisas, os petistas sonham com as prefeituras de São Paulo, Salvador e Fortaleza, com Fernando Haddad, Nelson Pelegrino e Elmano de Freitas, respectivamente. As prefeituras de Rio Branco, Goiânia e João Pessoa, no rol das possíveis conquistas do primeiro turno, não entusiasmam a cúpula da legenda. Embora mais importantes, as prefeituras de Belo Horizonte e do Recife já entram na contabilidade das batalhas perdidas.

Haddad disputa uma vaga no segundo turno das eleições paulistanas com o tucano José Serra, numa campanha que conta com o engajamento permanente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A queda de Celso Russomanno (PRB), o candidato favorito, animou os petistas. Nome do governador Jaques Wagner (PT), Pelegrino conseguiu ultrapassar ACM Neto (DEM), que liderava a disputa desde o começo da campanha eleitoral. Finalmente, o candidato tirado da cartola da prefeita Luizianne Lins (PT), o petista Elmano de Freitas, conseguiu desbancar Moroni Torgan (DEM) e enfrenta o socialista Roberto Cláudio, apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB).

Mensalão

Relator da Ação Penal 470, o ministro Joaquim Barbosa retomará amanhã a leitura de seu voto. Serão julgados os réus ligados ao PT: o ex-ministro da casa Civil José Dirceu, o ex-deputado e assessor especial do Ministério da Defesa José Genoino e o  ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, entre outros.

Dificuldades

O PSDB era a legenda com mais possibilidades eleitorais nas capitais. Não é mais. Além da situação dramática que enfrenta em São Paulo, a legenda começa a ter dissabores em outras capitais. Mesmo em Vitória, onde o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas parecia ter uma eleição tranquila, o pleito vai para o segundo turno. Seu principal adversário é o deputado estadual Luciano Rezende, do PPS, tradicional aliadodos tucanos.

Polêmica

Outra polêmica no Supremo pode reacender durante a sessão. O ministro Marco Aurélio Mello acusou o colega Joaquim Barbosa de destempero e pôs em dúvida seu desempenho como futuro presidente do STF. A resposta veio em nota oficial: "Um dos principais obstáculos a serem enfrentados por qualquer pessoa que ocupe a presidência do Supremo Tribunal Federal tem por nome Marco Aurélio Mello", disse Barbosa.

Olímpico

a próxima sexta-feira, haverá eleição no Comitê Olímpico Brasileiro, o que agita os bastidores do meio esportivo. Carlos Arthur Nuzman, há 17 anos no cargo de presidente da entidade, é candidato à reeleição, apesar da oposição. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, está como um São Jorge de vestiário.

Olho gordo

Cresce o zum-zum-zum na Esplanada de que as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em breve arrumarão as gavetas. São possíveis candidatas aos governos do Paraná e de Santa Catarina. O que não falta na equipe ministerial é gente de olho nos cargos.

Presídios/ Relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atribui ao PCC as mortes do soldado André Peres de Carvalho, do 1º Batalhão de Choque (Rota), e de Florisvaldo de Oliveira, o Cabo Bruno, que passou 27 anos preso. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, considera o relatório sem fundamento.

Segurança/ A partir de amanhã, no Rio de Janeiro, para garantir a segurança de candidatos e eleitores, o Exército ocupará o bairro de Gardênia Azul, em Jacarepaguá, e a Favela do Muquiço, em Deodoro. O Complexo da Maré, na Zona Norte, será ocupado pelos Fuzileiros Navais.

Seminário/ O Ministério da Integração Nacional promove, de amanhã a quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 1ª Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Orçamento/ O deputado Luiz Pitiman (PMDB) é o representante do Distrito Federal na Comissão Mista de Orçamento.

Nenhum comentário: