sábado, 27 de outubro de 2012

Esperanças de véspera

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 27/10/2012
 
Um blogueiro serrista recebeu uma ligação na tarde de ontem: “Você me conhece há quantos anos?”. Tibério Canuto respondeu: “Há 36 anos”. Então ele disse: “Você sabe que não minto e nunca lhe passei informações falsas. Então pode divulgar: desde ontem, nosso tracking detecta que Haddad vem caindo e Serra, subindo. Hoje, o tracking deve fechar dando empate entre os dois. Pode divulgar”.

»   »   »   

Verdade ou pura contrainformação, as pesquisas dirão. Melhor: o resultado das urnas no domingo, dia da eleição, confirmará ou não, mas é assim, cheio de esperança, que o candidato do PSDB em São Paulo, José Serra, encara os últimos momentos de campanha. Se perder para o petista Fernando Haddad, seu maior erro — de tantos que cometeu na campanha — terá sido o original: atropelar as prévias do diretório municipal de São Paulo para impor sua candidatura.

»   »   »   

Candidatos que empurram a fila para trás costumam correr esse risco. Velhas lideranças não devem se impor aos mais jovens quando não são capazes de convencer pela persuasão, apenas pelo poder da máquina partidária ou administrativa. Essas vitórias na luta interna, via de regra, são de Pirro. Não chegam aos eleitores e deixam o flanco aberto para os adversários.

Fatura do PT

Projeções feitas pela Arko Advice, dos cientistas políticos Murillo Aragão e Cristiano Noronha, apontam a vitória do PT em São Paulo, com Fernando Haddad, que está a um passo dos 50% de intenções de votos; e também em João Pessoa, onde Luciano Cartaxo está com quase 60%, contra Cícero Lucena (PSDB). Como venceram as eleições em Goiânia, os petistas poderão comandar, na pior das hipóteses, três capitais. Mas disputam para valer outras quatro: Fortaleza, Cuiabá e Rio Branco, de resultados imprevisíveis; e Salvador, onde estão em desvantagem, mas jogam pesado.


Vento Nordeste

O PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ainda disputa a liderança nas capitais. Para isso, precisa vencer em Fortaleza, onde Roberto Claudio está em empate técnico com o petista Elmano de Freitas, uma carta que a prefeita Luizianne Lins (PT) tirou da cartola. Como elegeu os prefeitos de Belo Horizonte e Fortaleza, o PSB pode ainda somar mais duas prefeituras ao plantel de vitórias: Cuiabá, onde Mauro Mendes está derrotando o petista Lúdio Cabral; e em Porto Velho, com Mauro Nazif, que leva vantagem em relação a Lindomar Garçon (PV).


Voo tucano

Independentemente do resultado nas capitais, o PSDB continuará sendo o principal partido de oposição, com uma projeção nacional maior até do que a da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso para a Presidência da República, em 1994. Ainda pode sair com o maior número de prefeituras de capitais. É favorito em Manaus, com Arthur Virgílio, que deve ter o dobro dos votos de Vanessa Grazziotin (PCdoB); em Belém, com Zenaldo Coutinho, contra Edmilson Rodrigues (PSol); e em Teresina, com Firmino Filho, que também tem grande vantagem em relação a Elmano Férrer (PTB). Com Maceió, conquistada no primeiro turno, somará cinco prefeituras.

Mais definições

O PDT deve vencer as eleições em Curitiba, com Gustavo Fruet, que está batendo Ratinho Junior (PSC); e em Natal, com Carlos Eduardo, que deixou para trás Hermano Morais (PMDB). O PMDB pode ainda vencer em Florianópolis, com Gean Loureiro, mas Cesar Sousa Junior, do PSD do governador Raimundo Colombo, cresce na reta final. Edivaldo Holanda Júnior (PTC) leva vantagem em São Luís contra o tucano João Castelo.

Sobreviventes

Dois resultados são muito expressivos para a oposição. O principal é a disputa de Salvador, onde ACM Neto lidera, demonstrando a força do carlismo redivivo contra o PT. O petista Nelson Pelegrino, candidato do governador Jaques Wagner (PT), conta com forte apoio e ainda tenta virar a eleição. Outra briga surpreendente é a de Vitória, onde Luciano Rezende, do PPS, lidera a disputa contra o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, que é apoiado por todo o grupo do ex-governador Paulo Hartung. A um passo da vitória, a legenda comandada por Roberto Freire entra no mapa político das capitais.


Brasil do século 21

A busca de aumento da competitividade e produtividade e da geração de novos empregos é um dos objetivos do seminário “Novas relações de trabalho para o Brasil do século 21”, que será realizado em 7 de novembro, no auditório do Correio Braziliense, em Brasília, e tem a chancela dos Diários Associados. Entre as presenças confirmadas estão a do vice-presidente da República, Michel Temer, do ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianotto, do presidente da Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady, e do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen. O presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, fará a abertura do seminário.


Tiroteio// O ex-presidente Lula se vangloria em afirmar que “de poste em poste, o PT vai iluminando o Brasil”. Presidente nacional do PSDB, o deputado Sérgio Guerra (PE), que deixou ontem o hospital depois de retirar um tumor da cabeça, devolveu a provocação: “De apagão em apagão, o PT vai deixar o Brasil no escuro”, disparou.

Reciclagem/ A direção da Câmara acabou com os blocos feitos com sobras de papel usado, distribuídos por toda a Casa, para rascunho. Quebravam o maior galho e eram totalmente ecológicos. Além disso, economizavam muito papel.

Engenho/ Brasília-DF foi agraciada na quinta-feira à noite com o 9º Prêmio Engenho de Comunicação, muito prestigiado pelos jornalistas de Brasília, na categoria Melhor Coluna. Foi uma honra!

Nenhum comentário: