quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Na reta final

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 23/10/2012
 
Com 22 candidatos a prefeito no segundo turno, o PT é o grande protagonista da semana política, já que a eleição será no domingo, mas também porque seus dirigentes históricos foram condenados por formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF): o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, todos réus da Ação Penal 470, o chamado escândalo do mensalão.

»    »    »

Nas capitais, além de terem reeleito o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, no primeiro turno, os petistas lideram o segundo turno em São Paulo, com Fernando Haddad; em Cuiabá, com Lúdio Cabral; em Fortaleza, com Elmano de Freitas; e em João Pessoa, com Luciano Cartaxo. E está no páreo em Rio Branco, com Marcus Alexandre, e em Salvador, com Nelson Pelegrino.

»    »    »

O PSDB, que disputa as eleições em 17 cidades com mais de 200 mil habitantes, é o segundo partido com maior presença no segundo turno. Depois, vem o PMDB, com 16; o PDT, com oito; e o PSB, com seis. A maior vitória do PSDB no próximo domingo será em Manaus, onde Arthur Virgílio Neto está com a eleição praticamente garantida. Também são favoritos  Zenaldo Coutinho, em Belém; e Firmino Filho, em Teresina.

Quadrilha

O ministro Marco Aurélio Mello, com seu voto, praticamente decidiu a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares pelo crime de formação de quadrilha na sessão de ontem. "Ficou comprovada a formação de uma quadrilha das mais complexas, envolvendo o núcleo dito político, o núcleo financeiro e o núcleo operacional", sentenciou. Havia o risco de empate no julgamento.

Novo disco

O tucano José Serra abordou o tema do mensalão desde o começo da campanha, mas isso não deu os resultados eleitorais esperados. Ontem, partiu para um assunto que interessa muito ao eleitor da periferia de São Paulo: a saúde. Disse que o PT "quer acabar com as parcerias entre hospitais particulares e públicos". O discurso é alarmista: "Se o PT vencer, profissionais de saúde ficarão sem emprego e a qualidade dos hospitais vai cair sem as parcerias".

Manifesto

Será lançado hoje, em Salvador, o manifesto de artistas, intelectuais, profissionais liberais e empresários contra a volta do carlismo na Bahia. É um esforço derradeiro para derrotar o jovem deputado ACM Neto (DEM), que herdou o nome e os votos do ex-governador baiano Antônio Carlos Magalhães, e lidera a disputa contra o petista Nelson Pelegrino.

Precursor

O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO), desembarcou ontem à tarde no Rio de Janeiro para cuidar da agenda do vice-presidente Michel Temer ao lado do governador Sérgio Cabral. Os dois vão hoje a quatro municípios em que o PMDB disputa o segundo turno, entre eles Nova Iguaçu. Num episódio mal explicado até agora, o recém-reeleito prefeito Eduardo Paes lançou o nome de Cabral para compor a chama da reeleição da presidente Dilma Rousseff no lugar de Temer. O governador negou interesse no cargo.

Barracão de zinco

Apenas 52,5% dos domicílios brasileiros — ou cerca de 30 milhões — são considerados adequados pelo IBGE. Segundo o Censo 2010, são precárias 27 milhõesde moradias

Padrinhos

 O PDT lidera a disputa em Curitiba, com Gustavo Fruet, que tem 52% das intenções de voto, mas o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ambos petistas, são os principais vitoriosos na política estadual. O casal apostou na candidatura do ex-tucano.

Lula lá

Hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ao Nordeste em socorro dos petistas. Primeiro, participa do comício de Elmano de Freitas, em Fortaleza, contra Roberto Cláudio (PSB), o candidato dos irmãos Cid, o governador do Ceará, e Ciro Gomes. Depois, segue para a Paraíba, onde fará a campanha do petista Luciano Cartaxo, que enfrenta o senador tucano Cícero Lucena na disputa pela prefeitura de João Pessoa.

Fora

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse ontem que o Paraguai somente será reintegrado à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) após as eleições presidenciais previstas para o próximo ano. O ex-presidente Fernando Lugo é candidato.

Justificativa

 Quem não votar no próximo domingo deverá justificar a ausência em até 60 dias. O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70, e facultativo para adolescentes com 16 e 17 anos.

Nenhum comentário: