domingo, 14 de outubro de 2012

A esfinge do Nordeste

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 14/10/2012
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), movimenta-se nas eleições municipais como futuro candidato à Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff já chegou a essa conclusão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também. O senador Aécio Neves (PSDB), idem. O neto do ex-governador Miguel Arraes, porém, faz cara de paisagem. Ou melhor, de esfinge.

»   »   »

Parece Getúlio Vargas às vésperas da Revolução de 30. Dissimulou sua verdadeira posição até o último minuto. Mas acabou, primeiro, candidato da Aliança Liberal, derrotada por Júlio Prestes numa eleição decidida nos mapas eleitorais. Depois, pegou o trem para São Paulo como chefe civil da revolução que dizia condenar, antes que os generais que depuseram o presidente Washington Luiz se consolidassem no poder.

»   »   »

Nem de longe o Brasil atravessa uma crise como aquela, mas o comportamento do governador de Pernambuco é cada vez mais ambíguo. E aponta na direção da candidatura já em 2014. Simplesmente porque não tem nada a perder, somente a ganhar. Se quiser suceder Dilma Rousseff em 2018, não pode sonhar com apoio do PT. Não é da natureza do animal. Precisa se cacifar agora, projetando-se do ponto de vista eleitoral.

Abaixo de zero

A presidente Dilma Rousseff vai a Moscou na primeira quinzena de dezembro, em pleno inverno russo, para um encontro com o presidente Vladimir Putin (foto). Quer suspender o embargo russo às carnes bovina e suína brasileiras, que prejudica produtores do Rio Grande do Sul, de Mato Grosso, do Paraná, de Santa Catarina, de Goiás e do Pará. Depois, viaja para Paris, já que ninguém é de ferro, a convite do presidente François Holland.

Paris

Na pauta do encontro de Dilma Rousseff com o presidente François Holland consta a aquisição de caças de combate pela Força Aérea Brasileira (FAB). A perspectiva do Brasil é fechar o negócio em 2013. A França, com seu Rafale, fabricado pela Dassault, concorre com os caças norte-americanos da Boeing e os suecos da Saab. O Brasil empurra o assunto com a barriga.

Chumbo

O PT pretende colar na campanha do tucano José Serra toda sorte de denúncias contra o prefeito Gilberto Kassab (foto), do caso Hussein Aref Saab, acusado de receber propina para liberar alvarás de novos empreendimentos imobiliários, aos incêndios nas favelas da capital. Serra promete responder na mesma moeda: acusa o petista Fernando Haddad de ser um “pau mandado” do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado por corrupção ativa no caso do mensalão.

Belo Monte

Índios e pescadores que ocupam um trecho do canteiro de obras da Usina de Belo Monte, no Pará, participarão amanhã de audiência de conciliação sob comando do Ministério Público Federal (MPF). Por determinação da Justiça Federal, vão apresentar suas reivindicações à empresa Norte Energia, responsável pelos trabalhos no local.

Na tevê

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff participarão dos programas eleitorais dos candidatos do PMDB em Guarujá (SP), Sorocaba (SP), Florianópolis (SC), Volta Redonda (RJ) e Campina Grande (PB). Mas não participarão da disputa em Natal, como queria o PMDB.

Posse

O ministro Joaquim Barbosa já tem data para tomar posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF): será em 22 de novembro, às 16 horas. Antes disso, com a aposentadoria de Ayres Brito, exercerá o cargo interinamente, a partir do dia 16.

Corrupção

Integrantes das quatro carreiras da AGU estarão reunidos, em Brasília, na quarta-feira, para discutir a necessidade da autonomia da instituição no trabalho de prevenção à corrupção. O 6º Encontro Nacional dos Advogados Públicos Federais será aberto pelo jurista Celso Antônio Bandeira de Mello e pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso.

Trabalho

A Fundacentro, órgão de pesquisa federal sobre segurança e saúde no trabalho, participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, a ser aberta amanhã, com um software que estima a sobrecarga térmica de trabalhadores e com um projeto ergonômico voltado para indústria do vestuário.

Nenhum comentário: