quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cada macaco no seu galho


Brasília/DF Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense- 20/10/2012

Gilberto Gil e Caetano Veloso podem ser irmãos na música. Mas, na política, votam diferente. Na festa em homenagem a Ulysses Guimarães, em Brasília, enquanto Caetano Veloso dizia que preferia ACM Neto (DEM), Gil, que estava ao seu lado, adiantou: “Sou admirador de Nelson Pelegrino (PT), pelo seu trabalho em favor dos direitos humanos e das cotas raciais”.

Gil gravou depoimento de apoio à Pelegrino e deverá participar de evento de intelectuais e profissionais liberais em Salvador em apoio ao candidato do PT. Caetano tem simpatias por ACM Neto, mas sempre oposição ao seu avô. Certa vez, porém, reconheceu de público que o ex-governador Antônio Carlos Magalhães apoiou a cultura e modernizou a Bahia.

Caetano é amigo de infância do ex-líder do PMDB na Câmara Genebaldo Corrêa (BA), que renunciou ao mandato para não ser cassado pela Câmara, por envolvimento no escândalo dos Anões do Orçamento, mas voltou à política: foi prefeito de Santo Amaro da Purificação e hoje é deputado estadual. Secretário-geral do PMDB, apoia ACM Neto. Na época, o caso foi uma grande decepção para Caetano, que depois perdoou o amigo de infância, mas jamais o político.

Baixa a bola

O PT pretende convidar o deputado Gabriel Chalita, do PMDB, para o secretariado de Fernando Haddad, caso o petista ganhe as eleições para a Prefeitura de São Paulo. Para lhe entregar um ministério, teria que defenestrar do cargo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o que não depende do PT de São Paulo, mas da presidente Dilma Rousseff.

Suicídios

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal mantenha vigilância na aldeia Pyelito Kue/Mbaraka’y, dos índios Guarani-Kaiowá, no município de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. Uma onda de suicídios atinge a etnia há uma década. Ameaçados de expulsão de suas terras por uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, 170 índios estão à margem do Rio Hovy e ameaçam se matar em protesto.

Maratona

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou uma maratona de comícios ontem. Prestigiou a campanha dos petistas Carlos Grana, em Santo André, e de Donizete Braga, em Mauá, na Grande São Paulo. Hoje, Lula vai a Campinas, apoiar Márcio Pochmann, e participa do comício de Fernando Haddad, em São Paulo. A maratona continua amanhã, em Diadema, ao lado de Mário Reali, e prossegue na segunda-feira, em Guarulhos, no palanque de Sebastião Almeida (PT), ambos petistas.

Foco no emprego

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 subiu 0,65% em outubro. Os alimentos responderam por 57% do índice do mês, com alta de 1,56%. Mesmo assim o Banco Central não vai subir os juros da taxa Selic. Os investidores nos fundos de renda fixa podem tirar o cavalinho da chuva.

Prejuízos

A Infraero, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), prepara ação indenizatória a ser interposta contra a empresa Centurion. Estima-se que os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto por causa de um acidente com um cargueiro da empresa ao pousar em Viracopos, em Campinas, sejam da ordem de R$ 3 milhões

Multa

A propósito, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aplicará multa à empresa Centurion devido a transtornos causados aos passageiros e à malha aérea no período da interdição do Aeroporto no valor de pelo menos R$ 2,8 milhões

Niemeyer

É estável o estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, internado há uma semana no Hospital Samaritano, em Botafogo. “Está lúcido, respira sem a ajuda de aparelhos e se alimenta normalmente”, garante o médico Fernando Gjorup.

Blindados

A inauguração da fábrica da Iveco Veículos de Defesa, local da produção dos novos blindados Guarani, foi transferida para o início do próximo ano, sem uma data definida.

Verão

O Senador João Costa (PPL-TO) move mundos e fundos para excluir o Tocantins do horário de verão, que começa de hoje para amanhã.

Nenhum comentário: