quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Primeiro, Sâo Paulo

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 08/02/2012
O desfecho da disputa pela liderança da bancada do PT na Câmara, no qual houve um acordo para que o deputado Jilmar Tatto (SP) assumisse o lugar de Paulo Teixeira (SP) por um ano em revezamento com José Guimarães (CE), foi mais do que um capítulo no embate entre as tendências do PT. Foi a confirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu subordinar todas as questões internas da legenda à candidatura do ex-ministro Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.

» » »

Como se sabe, Tatto era um dos pré-candidatos do PT à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas foi deslocado da disputa pelo ex-presidente da República em favor de Haddad. Nas negociações com os dirigentes petistas, o apoio para conquista da liderança já havia entrado no bolo. Agora, veio a recompensa final: Lula interferiu pessoalmente nas negociações da bancada. Conversou, inclusive, com Guimarães para que o irmão de José Genoino não levasse a disputa à votação e esperasse o próximo ano para assumir o cargo.

» » »

Outros envolvidos na sucessão paulista foram contemplados anteriormente. A ida de Aloizio Mercadante para o Ministério da Educação teve uma mãozinha do ex-presidente Lula. A permanência da senadora Marta Suplicy na Vice-Presidência do Senado, embora dependesse de um gesto de renúncia, também contou com o seu apoio. Com a escolha de Tatto para a liderança, as alianças internas ao PT estão praticamente consolidadas. Agora, vem a segunda etapa: convencer os aliados em nível federal — como o PMDB, com Gabriel Chalita; o PCdoB, com Netinho de Paula; e o PRB, com Celso Russomanno — a apoiar Haddad.

A saída//

 O governador Jaques Wagner (PT) resolveu jogar com o tempo e deixar uma porta aberta para os policiais militares em greve na Bahia. Após negociação que durou sete horas, ele avalia que houve avanços e que um acordo para acabar com a greve ainda hoje é possível. A proposta de Wagner é pagar uma gratificação chamada de GAP 4 de forma escalonada.

Desatador

O ex-presidente Lula está sendo visto como um "desata nós" nas disputas petistas. Diante de tanto poder de convencimento, turbinado ainda mais pelo "efeito doença", o deputado Gilmar Machado (PT-MG) brinca: "Vou pedir para o presidente Lula me incluir nas orações dele". Machado é um dos protagonistas do "racha" entre os petistas mineiros por causa das eleições em Belo Horizonte.

Memória

O historiador e pesquisador Luís Mir e os advogados Juliana Porcaro Bisol, Bruno Prenholato e Cláudia Duarte, representando os filhos do presidente Tancredo Neves, entram hoje com pedido de habeas data na Justiça Federal de Brasília para que o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Regional do DF entreguem todas as sindicâncias, inquéritos ético-disciplinares, documentos e depoimentos dos médicos referentes ao atendimento prestado ao presidente Tancredo Neves.

Direto

O governador Agnelo Queiroz e o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, estiveram reunidos ontem. O resultado da conversa foi a proposta de um voo direto Brasília-Havana para estimular o turismo e a cooperação comercial. Uma missão cubana chegará ao Brasil ainda neste mês com a meta de estabelecer mais parcerias. Agnelo Queiroz quer instalar um laboratório estatal para produção de medicamentos em parceria com os cubanos.

Ele e ela

Setores do PMDB tramam para que o líder da bancada, Henrique Eduardo Alves (RN), não assuma a presidência da Câmara no próximo ano, conforme acordado com o PT. "O PMDB está fazendo o Michel Temer sofrer", alegam. Vice-presidente da Casa, a capixaba Rose de Freitas é a liderança inflada pelos dissidentes.

Vazamentos

A Comissão de Meio Ambiente do Senado debaterá o primeiro vazamento de óleo na área do pré-sal em audiência pública. Representantes da Petrobras, da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Ibama estão convidados. O presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), já está acertando também a ida do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, ao colegiado para falar do Plano de Contingência do governo para acidentes de derramamento de óleo.

Marketing/ A presidente Dilma Rousseff virou garota-propaganda sem saber. Um trecho da cerimônia em comemoração à milionésima bolsa do Prouni foi exibido aos calouros da Universidade Católica de Brasília. Como a bolsista número mil do Prouni estudou naquela instituição, Dilma se refere, no vídeo, à universidade como "uma das melhores do DF". Os padres aproveitaram as imagens para vender o peixe.

Rádios

O Ministério das Comunicações abriu inscrições para a instalação de novas emissoras comunitárias em 74 cidades distribuídas em sete estados. Associações e fundações comunitárias sediadas nos municípios previstos na lista que tenham interesse em montar uma rádio comunitária devem apresentar proposta em 60 dias

Troca de guarda/ Guilherme Narciso de Lacerda (PT), suplente de deputado federal pelo Espírito Santo, foi nomeado para o cargo de diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Vai administrar a área de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do banco, na vaga deixada por Elvio Lima Gaspar. O cargo já foi ocupado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

Fica/ O deputado federal Rubens Bueno (PR) foi reconduzido, ontem, por unanimidade, ao posto de líder do PPS na Câmara. O partido conta hoje com 11 parlamentares.

Nenhum comentário: