terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Falta limpar os trilhos

Brasilia\DF Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense 16-02-2012

Está tudo certo, mas nada resolvido, para viabilizar o nome do ex-governador José Serra como candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Com prévias marcadas para 4 de março, a cúpula do partido se mobiliza para remover os atuais pré-candidatos: os secretários estaduais Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente ) e José Aníbal (Energia), além do deputado federal Ricardo Tripoli. Os dois primeiros aceitam sair da disputa de bom grado; os dois últimos, porém, relutam.



Docemente constrangido, Serra somente será candidato com apoio unânime do PSDB. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, precisa convencer seus três secretários a permanecerem nos cargos. E, assim, limpar os trilhos para a locomotiva serrista.

» » »

Aníbal ameaça reassumir seu mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), já teve uma conversa com Tripoli, mas o parlamentar disse que pretende disputar as prévias. Caso Serra decida mesmo ser candidato, como tudo indica, as prévias terão que ser canceladas pelo PSDB. Ele jamais aceitará participar de uma disputa com Aníbal e Tripoli. Ambos, por sua vez, não deixarão a disputa sem uma conversa tête-à-tête com Serra.

Patrulhas//

Marinha, Exército e Aeronáutica terão como prioridade para as próximas duas décadas a proteção da Amazônia e o reforço no patrulhamento das áreas de fronteira, terrestre e marítima, anunciou ontem o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, durante seminário sobre defesa nacional na Câmara.

Fica
Soninha Francine, concorrente do PPS à Prefeitura de São Paulo, pretende manter sua candidatura mesmo que José Serra venha a entrar na disputa. Foi mais ou menos o que ocorreu na eleição passada, quando o governador Geraldo Alckmin foi candidato. Seu problema será resistir às pressões dos serristas, que são seus aliados na política paulista, e temem que o fenômeno se repita.

Sucoco
Quem anda no sufoco é o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que rezava para José Serra ficar de fora da sucessão paulistana. Pretendia operar sem maiores problemas a aproximação com o PT, que o levaria, mais cedo ou mais tarde, a um gabinete na Esplanada dos Ministérios. Aliado histórico de Serra, é muito difícil para Kassab dar continuidade às negociações de apoio ao ex-ministro Fernando Haddad, candidato do PT. Mesmo com o argumento de que o tucano demorou a se decidir.

Ilusão de classe
Quem se diverte com a reviravolta da sucessão paulistana é a senadora petista Marta Suplicy. Ela sempre avaliou que José Serra seria candidato e contestou a tese, defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que a eleição seria uma disputa na qual "todo mundo é japonês".

Caças

O ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou ontem que as negociações para a compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira serão concluídas até junho, mas a decisão será da presidente Dilma Rousseff. "Temos os estudos mais ou menos feitos, estamos analisando também a evolução natural dos fatos e, no momento oportuno, a presidenta vai decidir", disse. Falta dinheiro: o corte no orçamento de sua pasta foi de R$ 3,3 bilhões

Lição de casa
"O corte de R$ 55 bilhões no Orçamento deste ano, anunciado pelo governo, poderia ser bem menor se o Executivo fizesse a lição de casa, cortando suas despesas na própria carne", criticou o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE). Segundo o deputado, o governo optou por contingenciar o orçamento, que foi discutido e votado pelo Congresso, em vez de reduzir seus gastos de forma mais drástica. "É incoerente dizer que é preciso fazer cortes e manter 38 ministérios", criticou.

Finalmente/ O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará amanhã a última sessão de radioterapia prevista no tratamento que faz contra um câncer na laringe, diagnosticado no ano passado. Ontem, Lula passou pelo 31º procedimento radioterápico. O tratamento é feito diariamente, desde 4 de janeiro, excluindo sábados e domingos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde sábado passado, com uma inflamação na laringe e no esôfago decorrente da radioterapia.

Diálogos/ Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos) iniciaram ontem a mobilização do governo para a Rio+20, com a abertura da conferência "Diálogos sociais: rumo à Rio+20 — Agendas Nacionais de Desenvolvimento Sustentável".

Bafômetros/ A Ambev doará hoje 890 bafômetros ao Detran do Distrito Federal. O combate à violência no trânsito faz parte da estratégia de marketing da empresa, que já distribuiu aos estados 82 mil aparelhos, dos quais 4 mil vieram para Brasília.

Dentro, não sai
O PPS baixou resolução proibindo os presidentes municipais, estaduais e o deputado Roberto Freire (PPS), presidente nacional, de ocuparem cargos em governos sem se afastar do comando da legenda. Detalhe: a resolução não vale para as nomeações anteriores ao XVII Congresso, realizado em dezembro passado.

Nenhum comentário: