terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Paúra tucana

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/02/2012
 
A pressão quase irresistível para que o ex-governador José Serra (PSDB) se lance candidato à prefeitura de São Paulo vem de todos os rincões do seu partido. Com exceção dos pré-candidatos da legenda que teimam em manter as prévias — o secretário de Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Trípoli, principalmente —, é geral a paúra tucana de que a administração da capital paulista caia nas mãos do PT. Com isso, estaria aberto o caminho para que o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomasse de assalto o Palácio dos Bandeirantes. 

» » »

 Na avaliação do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), a legenda não pode correr o risco de perder a hegemonia em São Paulo, que administra sem interrupção desde a posse de Mário Covas em 1995. A legenda também governa os estados de Minas, Paraná, Goiás, Tocantins, Alagoas, Pará e Roraima, mas é São Paulo que se basta na hora de enfrentar o poderio da União em mãos petistas. Ou seja, conquistando São Paulo, o PT estaria em vias de aniquilar a oposição como alternativa de poder.

 » » » 

Não é à toa, portanto, que o ex-presidente Lula joga pesado para conquistar a prefeitura de São Paulo. Vislumbra com isso a possibilidade de consolidar a hegemonia do PT no Congresso Nacional, principalmente na Câmara, onde o PT só pode crescer para cima dos partidos de oposição. Crescer derrotando o PMDB e outros aliados seria um fator desestruturador do sistema de alianças governista.

 Me engana 

Empenhados em garantir as prévias do PSDB, Andrea Matarazzo, José Anibal, Bruno Covas e Ricardo Tripoli tentam resistir às pressões da cúpula tucana, uns porque pretendem ir de fato à consulta interna, outros para vender caro a própria desistência em favor de José Serra. Tomam café hoje de manhã para mostrar que estão com as prévias e não abrem.

Rebeldia 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou o tratamento radiológico ontem no Hospital Sírio- Libanês. Penou muito porque não aceitou se alimentar a não ser por via oral, o que acabou levando-o a uma internação no fim da semana passada. Para se ter uma ideia de suas dificuldades, quando estava em casa, ingeria gelatina com xilocaína para anestesiar a garganta e encarar a boia. 

Sósia 

Sondado por um amigo sobre a possibilidade de desfilar na Gaviões da Fiel no lugar de seu irmão, personagem do enredo, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, nem quis conversa. Depois de três cirurgias do coração, não pode passar por emoções muito fortes. De cabeça raspada, Lula ficou muito parecido com o irmão comunista, que considerava o mais feio da família.

Ponte

O Amapá vai construir o acesso à ponte binacional Brasil-França, que liga o estado à Guiana, e o pátio aduaneiro por delegação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Convênio para isso foi assinado pelo governador Camilo Capiberibe (PSB) e pelo diretor-geral do órgão, general Jorge Ernesto. A obra faz parte do projeto de integração continental e está orçada em R$ 7 ilhões

Gramando 

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, está quase desistindo de sediar uma das chaves da Copa das Confederações, tantas são as exigências da Fifa. Como a entidade quer que a grama de todos os estádios seja plantada diretamente no solo, o que leva seis meses para dar certo, o campo teria que estar disponível até agosto, o que é impossível pelo cronograma das obras. O evento será em fevereiro de 2013. 

Na folia 

Dez mil operários da construtora Norberto Odebrecht que trabalham na obra de construção da Petroquímica Suape (PTA, POY/PET), em Ipojuca, estão em greve desde ontem por tempo indeterminado. Um erro no pagamento do programa de participação nos lucros e resultados dos operários provocou o movimento. Só voltam a negociar após o carnaval. 

Retiro/ Desde ontem na base naval de Aratu, na Bahia, a presidente Dilma Rousseff até agora não aceitou nenhum convite para cair na folia, nem mesmo em Salvador, em companhia do governador Jaques Wagner (PT) e da primeira-dama, Fátima Mendonça. Prefere a companhia dos livros.

Frevando/ O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, confirmaram presença na festa do Galo da Madrugada, neste sábado, no camarote do governador Eduardo Campos (PSB). 

Absurdo// 

Relatório da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde apontou que 89 crianças xavantes de até 4 anos morreram no ano passado em Mato Grosso por desnutrição e falta de condições sanitárias. Em 2010, 60 crianças indígenas morreram pelos mesmos motivos.

Nenhum comentário: