quarta-feira, 15 de junho de 2011

Balaio de caranguejos

 Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A bancada do PT na Câmara saiu da crise que ejetou do Palácio do Planalto o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci como um balaio de caranguejos. Como se sabe, por um estranho instinto natural, nenhum deles consegue deixar o balaio porque os de baixo puxam os de cima. O novo ministro da Pesca, Luiz Sérgio, dublê de metalúrgico e caiçara, que já foi líder da bancada, agora conhece bem o fenômeno.


» » »

Desgastados com a crise, o presidente da Câmara, Marco Maia (RS); o líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP); o líder da bancada, Paulo Teixeira (SP); os ex-presidentes da Câmara João Paulo e Arlindo Chinaglia; e o ex-presidente nacional do PT Ricardo Berzoini fizeram um pacto de unidade em torno do apoio à nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Com exceção de Maia, esses caciques que protagonizaram as recentes disputas na bancada do PT são paulistas.

» » »

Como resultado dos embates pelo comando da articulação política do Palácio do Planalto, pela primeira vez desde a eleição de 2002 o poderoso núcleo paulista do PT está fora do centro de poder. Isso significa que sejam culpados pela crise no caso Palocci? Há controvérsias. Na avaliação desses petistas, a crise nasceu e morreu na Casa Civil e em seu modus operandi.

Concessões//

A Comissão de Serviços de Infraestrutura, presidida pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), realiza hoje, às 14h, audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para tratar da renovação de concessões no setor elétrico. Estão confirmadas as presenças de pesos-pesados do setor.

Pressão

O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, esteve ontem em Brasília para pressionar por licitações nas renovações dos contratos de exploração da energia de usinas hidrelétricas do país. O principal argumento de Skaff é que os contratos estão defasados por serem da década de 1960 e que, se houver novo leilão, o custo da energia para o consumidor pode ser reduzido em até 80%.

Entreatos

Coadjuvantes do filme Entreatos, de João Moreira Salles, que narra os últimos 30 dias da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho (foto), e o assessor especial Marco Aurélio Garcia são sobreviventes no Palácio do Planalto. Os ex-ministros José Dirceu, Antonio Palocci e Luiz Gushiken e os ex-assessores especiais José Graziano e Frei Beto confirmaram a máxima de que a tropa de assalto não é boa de ocupação.

Em tempo


Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante era um dos integrantes do Estado-maior de Lula em 2002, mas ficou fora do governo Lula e só agora ocupa um lugar na Esplanada. A propósito, o filme de Moreira Sales, que só agora foi lançado no mercado de vídeos, mostra o momento em que José Dirceu, antes mesmo do dia da eleição, disse a Mercadante que ficasse fora do ministério, mesmo sendo o senador mais votado do país. Sua tarefa seria cuidar dos interesses do governo no Congresso.

Limites

O senador Blairo Maggi (PR-MT) propôs à presidente Dilma Rousseff, durante almoço com a bancada no Senado, a inclusão de um artigo na proposta de reforma do Código Florestal que restringe o plantio em Áreas de Proteção Permanente (APPs) a terrenos com no máximo quatro módulos. No texto aprovado na Câmara, o plantio em APPs é permitido sem restrição por causa da Emenda 164.

Royalties

Governadores das regiões Norte e Nordeste se encontram hoje com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para pressionar pela votação do veto presidencial ao projeto de distribuição dos royalties do pré-sal. O tema chegou a entrar em pauta em sessão do Congresso, mas o Planalto pediu a Sarney que retirasse o assunto por temer nova derrota.

Código

Relatores do Código Florestal, os senadores Luiz Henrique (PMDB-SC), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Rodrigo Rollemberg (SB-DF) deixaram para depois do feriado de Corpus Christi o convite para que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, compareça ao Senado para discutir o assunto. Vão aproveitar o adiamento para demover o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) de incluir a discussão na Comissão de Ciência e Tecnologia.

Vagalume

Segundo o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, a Eletropaulo bate recordes de interrupções de energia. Ao mesmo tempo em que faturou lucro de R$ 1,34 bilhão, registrou 7,21 interrupções de energia por consumidor, num total de 14,8 horas

Sabia/A primeira ligação parabenizando a ministra de Relações Institucionais, Ideli Savatti, pela indicação ao cargo partiu do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O telefonema aconteceu antes mesmo de a presidente Dilma Rousseff confirmá-la no cargo.


Chanel/ Chovem reclamações no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil por causa do excesso de rigor do cerimonial do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto ao figurino das advogadas. Conselheira federal da entidade pelo DF, Daniela Teixeira conta que teve até os punhos e tornozelos medidos para ter autorizado o acesso ao Tribunal. "Daqui a pouco vão querer impor o uso da burca pelas advogadas no Supremo", dispara.

Um comentário:

Ana Laurenti disse...

Luiz,
Excluiria José Graziano e Frei Beto do 'insucesso da ocupação' da tropa de assalto, pois, no caso deles, a debandada foi por motivo diferente daqueles que 'ejetaram' outros citados. Abç.