sábado, 12 de setembro de 2009

A opção de Ciro

Luiz Carlos Azedo
com Guilherme Queiroz



Apesar do suspense que mantém sobre o assunto, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) terá de mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo (ou outro estado) se quiser disputar a Presidência da República. Como seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB), tentará se reeleger ao cargo, a única opção eleitoral de Ciro no Ceará é a reeleição à Câmara dos Deputados, para onde não quer voltar. Está na Constituição, no Inciso V do Parágrafo 14, que irmão de governador não pode ser candidato, exceto à reeleição ao cargo que já ocupa.

###


A propósito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de transformar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na candidata única do governo, mas não perdeu a perspectiva de uma eleição plebiscitária. Por isso, passou a tratar Ciro Gomes e Marina Silva (PV) como candidatos da base governista. Com relação a Ciro, não tem a menor dúvida disso; quanto à Marina, nem tanto, pois a ex-petista é uma candidata anti-Dilma.

Gesto

A pedido do GDF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou a sanção do projeto que batiza de Rodovia Juscelino Kubitschek o trecho da BR-040 entre Brasília e Petrópolis (RJ) para coincidir com o aniversário de JK, que completaria 107 anos hoje. O prazo para sanção expirava apenas em 23 de setembro.

Encalhe

Desde 15 de julho, a Comissão Mista de Orçamento não vota projetos de créditos enviados pelo Executivo. A paralisia na Congresso no segundo semestre fez acumular 34 projetos que alteram a destinação de recursos do Orçamento de 2009, que só poderão ser aplicados depois de aprovados. A quantia parada é de R$ 6,7 bilhões.

Prejuízo


O líder do PSDB, José Aníbal, ainda não digeriu a formação das comissões especiais para discutir o pré-sal, das quais foram excluídos os tucanos e os democratas. O tucano paulista contabiliza a retirada do pedido de urgência para votação dos projetos como uma vitória da oposição, mas sabe que a questão de fundo - a adoção do regime misto, com o novo sistema de partilha no pré-sal - é uma batalha perdida para os que querem manter intocável o marco regulatório aprovado no governo Fernando Henrique Cardoso, cujo ex-genro, David Zylbersztajn, é o pai.

Racha

O líder do PPS, Fernando Coruja, rebateu as críticas dos aliados ao fato de ter apoiado a indicação do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) para presidir uma das comissões especiais do petróleo, a que vai discutir a capitalização da Petrobras. Segundo ele, o PPS sempre defendeu a empresa e não encampa as posições do líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), que são ultraliberais.

Heterodoxo

A rodada de propostas aberta no programa F-X2 depois de o governo avisar que "abrirá negociações" com a França para a compra do Dassault Rafale, na prática, é uma etapa não prevista na concorrência. As Bafo (Best and Final Offer) - sigla para Proposta Final e Definitiva, em inglês - haviam sido remetidas à Força Aérea pelas três empresas concorrentes, no fim de junho.

Indecisos


A dois meses das eleições, os advogados de Brasíliaainda estão indecisos sobre a definição do presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Pesquisa encomendada à Opine pela chapa Questão de Ordem mostra que 62,6% da categoria não têm candidato definido. Na sondagem espontânea, a liderança é de Franciso Caputo Neto (Questão de Ordem), com 14% das intenções de voto. Ele é seguido por Ibaneis Rocha (Unidos pela Ordem), com 7,1%, e Esdras Dantas (Ordem na Casa), com 4,1%. A eleição será em 16 de novembro.

Intenção / Pré-candidato ao governo da Bahia, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, encomendou a primeira pesquisa do PMDB sobre a sucessão ao Palácio de Ondina. Nas sondagens já levadas a público pelos concorrentes, o peemedebista tem aparecido em terceiro, atrás do ex-governador Paulo Souto (DEM) e do governador Jaques Wagner (PT).

Welcome / Sem conseguir convencer o Itamaraty a liberar turistas americanos do visto, já que o órgão não abre mão da reciprocidade com os Estados Unidos, o governo decidiu investir na flexibilização das normas de ingresso no país. A proposta prevê estender a duração do visto de cinco para 10 anos e aumentar o número de consulados brasileiros no exterior.

Baldeação / Diante do fracasso da Câmara dos Deputados em abrir brechas para o troca-troca partidário, o PSC aprovou resolução abrindo uma janela própria para que filiados com mandato e insatisfeitos deixem a legenda. O prazo final para a desfiliação, sem que haja risco de perda de mandato, é terça-feira.

Hoje, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: