domingo, 28 de julho de 2013

Diagonal e exógeno

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/07/2013
 
A presidente Dilma Rousseff prometeu ontem que a inflação ficará dentro da meta este ano, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Itamaraty. Destacou que o índice tem diminuído ao longo dos meses. A meta para 2013 é 4,5%, podendo variar de 2,5% a 6,5%. Não é bem uma novidade, pois, na prática, o governo vem trabalhando com uma inflação que raspa o teto da meta. Para a maioria dos economistas, essa estratégia é como dançar um tango à beira do precipício.

Dilma rebateu aqueles que a criticam e pedem a cabeça do ministro da Fazenda, Guido Mantega. "É incorreto falar de descontrole da inflação ou das despesas do govemo. É desrespeito aos dados, à lógica, para dizer o mínimo. A informação parcial, da forma como muitas vezes é explorada, confunde a opinião pública e pode criar um ambiente de pessimismo que não interessa a nenhum de nós", disse.

De onde vem tanta certeza? De dados recentes da inflação, como destacou o reconhecido economista Chico Lopes no Valor Econômico. Lopes, um dos formuladores do Plano Real e econometrista, com PhD por Harvard, questiona a maioria dos analistas: "Como interpretar o tom pessimista sobre a inflação quando se verifica que o IPCA, em 2013, vem tendo o seguinte comportamento: janeiro, 0,86%; fevereiro, 0,60%; março, 0,47%; abril, 0,55%; maio, 0,37%; e junho 0,26%?". Chico Lopes presidiu o Banco Central por breve período. Caiu depois de anunciar uma "banda diagonal exógena" para administrar o câmbio.  Ninguém entendeu.


Crescimento
Chico Lopes deixou perplexo o mercado ontem ao afirmar que o país está crescendo 4%. Segundo ele, os números do IBC-BR indicam que, no segundo trimestre, a economia crescia a 4% ao ano. "Não é piada ou expressão de desejo. Para se ter ideia precisa do que ocorre na economia, é mais seguro olhar variações em 12 meses" explica.

Ufanismo
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas, criticou o que chamou de "ufanismo" da presidente Dilma Rousseff. "Essa postura compromete o diagnóstico dos problemas que o país precisa enfrentar. O momento atual é resultado de muito esforço do governo da presidente Dilma e de seu antecessor para desmontar os pilares macroeconômicos que receberam do presidente FHC", disse. Segundo ele, os investidores estão transferindo as aplicações das empresas brasileiras para as americanas.

Os números
A tese surpreende, mas vem ao encontro de Dilma Rousseff e sua equipe econômica, que inclui os ministros do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Se comparamos o trimestre de março a maio com o mesmo período de 2012, obtemos 3,74%. (.. JMesmo se em junho houver queda de 2,5% em relação a maio, a variação em 12 meses para o segundo trimestre será de 3,95%", argumenta Lopes. Segundo ele o mesmo erro ocorre na análise da inflação.

Cinco contra um
O atual presidente do PT, o deputado estadual paulista Rui Falcão, concorre à reeleição com o apoio da antiga Articulação, hoje denominada Construindo um Novo Brasil. Enfrenta cinco candidatos supostamente sem a menor chance de vitória: o deputado federal Paulo Teixeira; o secretário do partido, Renato Simões, além dos membros do diretório nacional Valter Pomar, Serge Goulart e Markus Sokol. A eleição serve, porém, para garantir a presença de todas as tendências da legenda no diretório nacional de 81 membros.

DUAS TÁTICAS //

 O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), promove hoje um almoço no Recife com deputados federais que desejam aderir à sua candidatura. Pretende reafirmar a intenção de concorrer à Presidência da República e desfazer as versões de que estaria se reaproximando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff.

 Quem fim levou
O juiz federal Márcio Assad Guardia, da 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo, adiou o depoimento das testemunhas de defesa do Rio, de São Paulo e de Curitiba no caso do acidente com o avião da TAM em 2007. Em 3,9 e 10 de dezembro, serão ouvidas as testemunhas de defesa de São Paulo. O julgamento não tem previsão. Morreram no acidente 199 pessoas

Reforma
O grupo de trabalho da Câmara que debate temas para a reforma política concluiu ontem que as propostas não valerão para as eleições do ano que vem. Segundo o coordenador do grupo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), isso dará tranquilidade ao debate. uIsso pode desagradar a alguns, mas, se iniciarmos os trabalhos pensando em mudanças paras as próximas eleições, seria o começo do fim", alertou o deputado. Pela Constituição, qualquer mudança eleitoral tem que ser aprovada com um ano de antecedência do próximo pleito.

Mais Médicos/ O Programa Mais Médicos recebeu 11.701 inscrições de profissionais e 753 inscrições de municípios em uma semana, segundo o Ministério da Saúde. Cerca de 80% dos médicos inscritos formaram-se no Brasil; 92% dos interessados são brasileiros. As inscrições vão até o dia 25 deste mês.

Patrocínios/ Marco Nanini e Fernanda Montenegro, ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, participaram do lançamento do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), ontem, no Rio de Janeiro. A terceira edição do PPDC teve um crescimento de 30% nas inscrições em relação à última seleção, somando 420 projetos. Um dos destaques foi a Região Nordeste, com alta de 70% no número de inscritos.

Nenhum comentário: