terça-feira, 25 de junho de 2013

Olha nós de novo

Brasília DF- Luiz Carlos Azedo

Correio Braziliense - 14/062013
São Paulo e Rio de Janeiro foram palco de novas manifestações de jovens, principalmente estudantes, contra os aumentos das passagens de ônibus e metrô. A violenta repressão a protestos anteriores, que degeneraram em atos de vandalismo, bem como o fato de que o aumento das tarifas vem acompanhado de péssimos serviços de transporte, acabaram por potencializar os incidentes de ontem.
Essas manifestações não são fenômeno isolado. Antes de chegar às duas maiores cidades do país, o movimento contra o aumento das tarifas já havia sido bem-sucedido em Porto Alegre, Natal e Goiânia, onde os protestos barraram os reajustes. O discurso de que os manifestantes são todos arruaceiros, baderneiros e vândalos perde eficácia porque a luta contra o aumento das passagens é uma eterna bandeira dos estudantes, principalmente dos secundaristas.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pôs a Polícia Federal para investigar e reprimir os protestos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), surpreendidos pelo movimento quando estavam em Paris, não pretendem recuar do aumento. No Rio, o prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB), e o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), também. Todos pagam para ver. É o tipo da aposta que pode dar errado, porque o movimento está crescendo.

Radicais As manifestações contra o aumento das passagens não têm nada de espontâneas. São um movimento bem organizado, sob a liderança de militantes do PSTU e do PSol, que têm conquistado posições que já pertenceram ao PT nos movimentos sociais. Os principais dirigentes das duas legendas são veteranos de protestos desse tipo, desde a época da abertura do regime militar.

Subsídios Os ônibus da capital paulista transportam 42 milhões de passageiros por mês, que geram uma arrecadação de R$ 395 milhões. Contam também com subsídios da prefeitura, que devem chegam a R$ 1,25 bilhão

Diplomacia A Comissão de Relações Exteriores do Senado decidiu convocar o chanceler Antônio Patriota e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que não responderam aos convites para que comparecessem ao colegiado. Diante da revolta dos colegas, o presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB-ES, acatou a proposta de sustar a nomeação de embaixadores até que os ministros visitem o Congresso.

Geladeira A exceção será a nomeação do embaixador do Brasil no Vaticano, Denis Fontes de Souza Pinto, “apenas porque o papa vem ao Brasil no mês que vem”. Com isso, foram para a geladeira os embaixadores Carlos Eduardo Sette Câmara da Fonseca Costa (Bahamas), Piragibe dos Santos Tarragô (Reino dos Países Baixos) e Lineu Pupo de Paula (Guiana), cujas nomeações aguardam pareceres da comissão para serem aprovadas no plenário do Senado.

Aliança Os senadores querem ouvir Patriota e Pimentel sobre a Aliança do Pacífico e o impacto do novo bloco regional formado por Chile, Colômbia, Peru e México no comércio exterior do país e no Mercosul. Segundo Pedro Simon (PMDB-RS), autor da proposta de congelamento das nomeações, o governo não perde o sono, mas os empresários brasileiros “temem ser prejudicados pela inatividade do Brasil no comércio internacional”.

Ataques Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves, recomendou serenidade à presidente Dilma Rousseff, que comparou a oposição ao Velho do Restelo, de Camões, por causa das críticas à condução da economia. Para quem não sabe, o personagem agourava os navegantes que partiam em busca de riqueza e poder na expansão marítima portuguesa. “Não serão ataques fortuitos e absolutamente fora do tom à oposição que vão permitir que a inflação volte ao controle e que o Brasil supere o crescimento pífio que teve nos últimos dois anos”, afirmou Aécio.

Cartolas O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, patrocina hoje um grande jantar de confraternização com os cartolas da CBF e a bancada da bola no Bar do Alemão, no Lago Norte. José Maria Marin caminha para fazer Marco Polo Del Nero seu sucessor no comando da entidade.

Segurança A presidente Dilma Rousseff inaugurou ontem, em Brasília, o Sistema Integrado de Comando e Controle para a Segurança de Grandes Eventos, que funcionará na Copa das Confederações. Os centros de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro foram inaugurados simultaneamente, por meio de videoconferência.

Impostos O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, busca apoio das centrais sindicais à campanha Imposto Justo, que busca 1,5 milhão de assinaturas para o projeto de lei que reformula a cobrança do Imposto de Renda de Pessoa Física e põe fim à defasagem de 60% ante os índices de inflação.

Nenhum comentário: