terça-feira, 25 de junho de 2013

Anonymous e violentos

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 19/06/2013
 
Dois tipos de manifestantes, entre milhares que foram às ruas, destacam-se na multidão sem rosto que tomou as principais avenidas das capitais do país, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo: os mascarados do Anonymous e os encapuzados que patrocinaram os atos de vandalismo.

Os primeiros são um "meme" da internet, criado em 2003, que se notabilizou em 2007, no Canadá, por identificar e levar à prisão o pedófilo Chris Forcand. Usam máscaras de Guy Fawkes e formam comunidades descentralizadas na internet, com um cérebro global, cuja atuação vai do "hacktivismo" na rede às manifestações de rua. Marcaram presença, por exemplo, na Primavera Árabe e na ocupação de Wall Street.

Os encapuzados do vandalismo são mais violentos. Há anarquistas exaltados, punks e skinheds. Nas manifestações do Rio de Janeiro, principalmente na tentativa de assalto ao Palácio Tiradentes, os marginais que saquearam agências bancárias no centro também picharam as paredes com os símbolos do Comando Vermelho e do Terceiro Comando.

Três horas
Os policiais que guarneciam o Palácio Tiradentes do Rio de Janeiro não estavam preparados para impedir os atos de vandalismo, seja pelo número de homens, seja pelo equipamento que utilizavam. Nada justifica, entretanto, o tempo que a tropa de choque levou para socorrer os colegas de farda e acabar com o vandalismo.

Bandeiras
À vontade nas primeiras manifestações, militantes do PSTU e do PSol quase foram escorraçados das passeatas de segunda-feira. Foram obrigados a baixar as bandeiras partidárias. Das mais de 65 mil pessoas que protestaram em São Paulo, 84% não têm preferência partidária.

Minguante
O governador Sérgio Cabral (foto), do PMDB, aposta que a candidatura do senador Lindberg Faria (PT-RJ) minguará até o fim do ano. A estratégia é fazer o petista sangrar até não ter mais condições de brigar com o PMDB.

Sampa//  
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, agregou-se à reunião de Lula com Dilma para discutir a situação na cidade. A capital paulista é o melhor cenário para fazer um contraponto com o PSDB, que governa o estado.

 Fornalha
O senador Lindberg Faria (PT-RJ) enfrenta notícias ruins. Além da quebra dos sigilos bancário e fiscal pelo STF, ele responde a 18 ações judiciais da época que governou Nova Iguaçu e tenta reverter decisão da Justiça fluminense que o tornou inelegível, em dezembro de 2012. Dos 11 prefeitos petistas eleitos no estado, 11 consideram o lançamento da sua candidatura precipitado.

Hit viral
Com música do Rappa, na voz de Falcão, a campanha da Fiat para surfar a Copa das Confederações será retirada do ar.
A paródia do jingle, que agora é viral, de propaganda do Movimento Passe Livre, com mais de 3 milhões de acessos

Roubos/ O Exército, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, a Secretária de Segurança Pública e o Ministério Público foram mobilizados pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), para combater a "saidinha bancária", roubo que virou praga em Salvador.

Engenho/ Presidente do TCU, Augusto Nardes comporá a comissão julgadora do 10º Prêmio Engenho de Comunicação. O ministro do STF Marco Aurélio Mello presidirá o grupo.

Nenhum comentário: