sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

De bom tamanho

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 08/02/2013
 

A bancada do PMDB dava como certa a indicação de Gabriel Chalita para o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas a nomeação subiu no telhado. Consta que a presidente Dilma Rousseff teria se irritado com declarações do peemedebista dando como certa a nomeação.

»   »   »

Na verdade, a ida de Chalita para o Ministério da Ciência e Tecnologia ficou incerta desde que uma ala petista de São Paulo, estimulada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou a defender o apoio do PT a uma candidatura do PMDB ao Palácio dos Bandeirantes. A intenção é deslocar o presidente da legenda, Michel Temer, da vice-presidência da República para o governo de São Paulo, mas a candidatura poderia cair no colo de Chalita.

»   »   »

Dois ministros de ponta do governo Dilma registraram grande incômodo com isso, ambos ligados à área de Ciência e Tecnologia devido às atividades-fim: o titular da Educação, Aloizio Mercadante, e o colega da Saúde, Alexandre Padilha. Ambos sonham com a cadeira do governador tucano Geraldo Alckmin. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que também compartilha esse desejo, nem precisou se mexer.

Carismático

O argumento que mais pesa contra a ida de Gabriel Chalita para o Ministério da Ciência e Tecnologia é sua ligação com o movimento carismático da Igreja Católica, a rigor, o eixo principal de sua base eleitoral.

Criacionistas

Como se sabe, Gabriel Chalita é ligado aos criacionistas, que são uma corrente de intelectuais, liderada pelos membros da Academia de Ciências do Vaticano, que se opõe às pesquisas com embriões e à legalizacão do aborto, entre outros assuntos polêmicos. A reação à indicação de Chalita na comunidade científica brasileira (majoritariamente laica) é muito forte.

Dez anos// 

O PT decidiu celebrar os seus 10 anos no poder com a realização de 13 seminários em diferentes regiões do país. O primeiro contará com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se prepara para ir a todos.

Caiu a ficha/
 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi a La Paz para se reunir com o colega boliviano, Carlos Romero. Na pauta, o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. O governo brasileiro quer permissão para que veículos aéreos não tripulados da PF sobrevoem espaço aéreo boliviano. Para o Brasil, o saldo da política cocaleira do presidente Evo Morales é a epidemia de crack.

Qualidade/ O prefeito Eduardo Paes e o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, firmaram acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes para casas noturnas, restaurantes e bares da cidade.

Agricultura

O ministro Mendes Ribeiro, da Agricultura, que se recupera de um câncer, não tem a menor intenção de deixar a pasta para facilitar um rearranjo da equipe ministerial. A propósito, a presidente Dilma Rousseff costuma ser solidária com os aliados que enfrentam tratamentos quimioterápicos e radiológicos, até porque já passou por essa experiência. Mendes Ribeiro é peemedebista, mas foi escolhido por ser amigo da presidente da República.

Quer conversar
Ressabiado com os aliados do PMDB, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, até hoje cobra a solidariedade do partido na questão dos royalties de petróleo. Agora que o comando do Congresso passou a mãos amigas, ou seja, às do senador Renan Calheiros, no Senado, e do deputado Henrique Eduardo Alves, na Câmara, Cabral tem esperanças de que o assunto seja tratado com mais racionalidade e carinho para com o Rio de Janeiro.

O veto

Aprovada pela Câmara em novembro do ano passado, a lei que redistribui os recursos dos royalties do petróleo entre todos os estados da Federação foi parcialmente vetada pela presidente Dilma Rousseff, em seu artigo 3º. Cabral quer manter o veto para não perder receita da ordem de R$ 20 bilhões
Sem teto

A deputada Erika Kokay, do PT-DF, resolveu apoiar os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no Distrito Federal que ocupam há um mês a área intitulada “Novo Pinheirinho”, no Pistão Sul, em Taguatinga. “Entendo que a luta do movimento no DF tem como principal objetivo o direito à moradia, direito este tantas vezes mencionado pela presidente Dilma Rousseff.”

Nenhum comentário: