quinta-feira, 7 de junho de 2012

De pai pra filho

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 07/06/2012
A intervenção da cúpula do PT na escolha do candidato da legenda no Recife, ungindo o
senador Humberto Costa (PE) — apesar da resistência do prefeito João da Costa, que pleiteava a reeleição —, mostrou que a relação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o governador Eduardo Campos (PSB) é mesmo estratégica. E não andava estremecida, como supunham os cardeais da oposição.

»   »   »

Aliado de Campos, o ex-governador Joaquim Francisco (PSB) assumirá a vaga de Humberto Costa no Senado, caso o petista seja eleito para a Prefeitura do Recife. Além disso, o governador pernambucano indicará o vice do candidato do PT em São Paulo, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

»   »   »

Entre os oposicionistas, Campos era visto como possível candidato a presidente da República em 2014. Já a maioria dos petistas prefere que seja o vice da presidente Dilma Rousseff na reeleição. Lula avalia que o governador de Pernambuco possa ser uma opção para a sucessão de Dilma em 2018, caso o PT revele "fadiga de material". De lado essas conjecturas, o fato é que a aliança entre os dois está mais sólida do que nunca.

A conta

O mais impressionante na operação feita para defenestrar o prefeito João da Costa (foto), que ficou sem legenda para concorrer à reeleição, é que o desgaste ficou todo na conta da cúpula do PT. Protagonista da negociação, o governador Eduardo Campos publicamente não moveu uma palha para inviabilizar a reeleição do petista.

Unânime// 

O veto à proposta do BTG Pactual de comprar o Banco Cruzeiro do Sul por R$ 1 foi unânime entre os bancos que formam o Conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), formado por Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. Ou seja, o BB não foi voto contrário...

Sarrafo

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, de Pernambuco, desceu o sarrafo no ex-ministro da Educação Fernando Haddad em nota divulgada ontem por causa da greve dos professores nas universidades federais. "Estamos assistindo, assustados, a uma greve que atinge 80% das universidades federais e que já dura mais de 20 dias. Estima-se que mais de 1 milhão de alunos estejam sem aulas." Guerra responsabiliza o petista pela crise, e não o atual ministro, Aloizio Mercadante.

Palanque

Ao lado do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral, ambos do PMDB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu mesmo da toca: faturou ontem a inauguração do primeiro BRT (Corredor Rápido de Ônibus) dos quatro que serão construídos no Rio de Janeiro até as Olimpíadas de 2016. O Ligeirão Transoeste, como foi batizado, ligará a Barra da Tijuca ao bairro de Campo Grande, na Zona Oeste.

Juros

O mercado dá como certa nova redução da taxa de juros ao consumidor (Selic) na próxima reunião do Copom, marcada para 11 de julho. O resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 0,36% em maio ante abril, estimula o Banco Central a acelerar o processo. A Selic hoje é de 8,5% ao ano, a menor da história; e deve cair para 8%

Prestígio/ Em baixa com os banqueiros, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, está cada vez mais prestigiado no Palácio do Planalto: suas previsões sobre a queda da inflação se confirmaram. Já as previsões de crescimento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, eram furadas.

Burocracia/ Cabeças vão rolar nos ministérios dos Transportes, da Integração Nacional e das Cidades por causa da péssima execução orçamentária: 14% dos recursos. A presidente Dilma Rousseff quer destravar os investimentos das três pastas.

Privatizações/ O governo resolveu desengavetar as concessões de aeroportos e rodovias. Estão na lista a BR-040 (Brasília-Rio) e partes da BR-116 em Minas Gerais. O edital do trem-bala Rio-São Paulo deve ser refeito para atender ao setor privado.

2 comentários:

Unknown disse...

Azedo, boa sua coluna de hj! principalmente no q estah acontecendo em PE.
Abs,
Luiz F. Taranto

Unknown disse...

Azedo, boa sua coluna de hj! principalmente no q estah acontecendo em PE.
Abs,
Luiz F. Taranto