quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atrás do rabo

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 24/05/2012
 
A CPI mista do caso Cachoeira está como o cão que corre atrás do próprio rabo. Enquanto o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) é um zumbi a frequentar as sessões do Senado, o presidente da CPI mista do caso Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), não sabe o que fazer. A reunião de hoje da comissão tem tudo para ser um repeteco do espetáculo de terça-feira, quando o contraventor Carlos Augusto Ramos, que empresta o apelido à comissão, entrou mudo e saiu calado da sessão.

»   »   »

Três integrantes da quadrilha comandada por Cachoeira estão convocados para hoje, um dos quais é o principal araponga de Carlos Cachoeira: o sargento reformado da Aeronáutica e ex-investigador da Abin Idalberto Matias de Araujo, o Dadá. Será uma grande surpresa se fizer alguma revelação importante em seu depoimento. A orientação dos advogados é que fique de bico fechado.

»   »   »

Nos bastidores da CPI, porém, supõe-se a existência de dois depoimentos “explosivos” de Dadá sobre suas atividades ilícitas. Um estaria em poder do serviço secreto da Aeronáutica, sobre as atividades paralelas de arapongas ligados àquela Força. Outro, nos autos da Operação Saint-Michel, em poder do Ministério Público Federal.

Acampado// 

O ex-ministro da Justiça e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Márcio Thomaz Bastos requereu inscrição suplementar na Seccional do Distrito Federal (OAB-DF). Tem inscrição originária de São Paulo. Esse procedimento ocorre quando o profissional está atuando habitualmente no estado onde se fez o requerimento. O ex-ministro também alugou um apartamento em Brasília.


Porta errada

O deputado Onyx Lorenzoni (foto), do DEM-RS, tenta salvar o requerimento em que pediu acesso dos integrantes da CPI aos documentos da Operação Saint-Michel que conseguiu aprovar na sessão da CPI de terça-feira. O problema é que direcionou o pedido à Polícia Civil de Brasília. A corporação já havia enviado o inquérito para a Justiça Federal e essa os reencaminhou ao Ministério Público. A citada operação quebrou o sigilo das contas da construtora Delta.


Serra Pelada

Após reunir mais de 2 mil garimpeiros em Curionópolis (PA) para debater a parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a canadense Colossus Geologia — que mecanizou a exploração de ouro, de paládio e de platina —, a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional fará uma audiência pública para discutir a situação do garimpo. A iniciativa é do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).

Polêmica

Vital do Rêgo (foto), do PMDB-PB, tentará pôr fim à polêmica entre os petistas da CPI e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que encaminhou sua resposta ao pedido de informações feito pela CPI. Avalia que o documento encerra o assunto. Petistas chegaram a redigir a minuta de uma representação contra Gurgel no Senado, com objetivo de afastá-lo do cargo, mas não obtiveram apoio dos aliados na CPI para apresentá-la à aprovação da CPI.

No pé

Os caciques do PMDB estão de cabelo em pé com a quebra do sigilo fiscal da Delta Construções. O alvo é o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB). Calejados, sabem que nas comissões de inquérito se atira no que viu e se acerta o que ninguém viu.

Reciclagem

As garrafas pet estão no topo da lista de materiais separados pelos brasileiros para a reciclagem. Segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira — Meio Ambiente, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, 46% da população seleciona o produto. Papel e alumínio são separados por 31% dos entrevistados. Os plásticos registraram índice de 27% e os vidros, 17%. No fim da lista, estão as baterias e as pilhas, com 9%, e borrachas e pneus, que só são separados por 3% para reciclagem.


Aprovados/ Com apoio maciço do PMDB, o Senado aprovou ontem os nomes Alessandro Serafin Octaviani, Luis Carlos Ragazzo e Vinícius Marques de Carvalho para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Carvalho foi reconduzido à presidência do órgão.

Royalties/ O relator do projeto dos royalties, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), busca um acordo com líderes da Câmara para levar o projeto ao plenário. A reunião da comissão especial que discute a proposta foi cancelada na terça-feira e não tem nova data marcada.

Pijama/ O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aposentou compulsoriamente o desembargador Rubem Dário Peregrino Cunha, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os conselheiros entenderam que o desembargador beneficiava prefeitos em processos de sua relatoria, em troca de vantagem financeira.

Nenhum comentário: