sexta-feira, 13 de abril de 2012

O jogo da oposição

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 13/04/2012
 
A oposição resolveu pôr a boca no trombone contra eventuais manobras governistas antes mesmo de a CPI mista que vai investigar o contraventor Carlos Cachoeira ser instalada. "Ao contrário do PT, defendemos uma apuração ampla, que alcance todos os agentes públicos e privados, sem exceção, que mantinham algum contato com Cachoeira", prega o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

»   »   »

Para os tucanos, uma "operação abafa" — como foi atribuída à oposição pelo presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão — de fato estaria em curso, mas para evitar o julgamento do caso do "mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal (STF). São réus no escândalo que abalou o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o ex-deputado José Dirceu e outros dirigentes petistas.

»   »   »

O tiroteio entre o PSDB e o PT promete continuar durante todo o funcionamento da CPI, que já virou uma arena política. Os tucanos acusam os petistas de querer uma CPI chapa branca com o objetivo de proteger os filiados à legenda envolvidos com Carlos Cachoeira. O PT cerca-se de cuidados para não perder o controle da comissão, que pode virar uma caixa de surpresas, como aconteceu outras vezes no Congresso.


Perdeu//

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp indeferiu o pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado do contraventor Carlos Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça do governo Lula. Cachoeira permanecerá na cadeia até decisão da 5ª Turma do STJ sobre o mérito da petição.

Pessoal

Presidente do PSDB, o deputado pernambucano Sérgio Guerra transformou a disputa entre tucanos e petistas num embate pessoal com Rui Falcão. "O presidente do PT mente e tenta confundir a opinião pública, numa atitude que não honra a democracia brasileira ou seu próprio partido. Merece nosso repúdio", disse, respondendo às críticas feitas pelo petista no Twitter.

Jogou duro

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi um dos dirigentes petistas que mais brigou pela instalação da CPI mista do caso Cachoeira. Era um dos mais empenhados em convencer a cúpula da legenda a apoiar a CPI na reunião com o presidente do PT, Rui Falcão.

Baú

A inclusão da Operação Vespa no objeto de investigação da CPI pelos petistas pegou a oposição de surpresa, pois o caso corre em sigilo de Justiça e até hoje não houve nenhum vazamento sobre as investigações. O episódio saiu do baú para constranger o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que supostamente teria engavetado o inquérito.

Sobrou

Sobrou para o senador Humberto Costa (PT-PE) a relatoria do caso Demóstenes no Conselho de Ética do Senado, depois de uma rodada de sorteios e sucessivas desistências dos colegas. Lobão Filho (PMDB-MA), Gim Argello (PTB-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) não aceitaram a tarefa por causa das inevitáveis pressões que sofreriam. O parlamentar pernambucano ainda está sujeito a elas.

Fofocas

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que acaba de trocar dois secretários e o presidente do Instituto Chico Mendes, passou um pito nos funcionários da pasta. Mandou todos se concentrarem no trabalho e acabarem com o disse me disse. "É natural que as pessoas saiam. Todo mundo tem prazo de validade. É como remédio", afirmou, minimizando as mudanças.

Grotões

Do total de 2.582 municípios com menos de 50 mil habitantes selecionados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, 1.663 serão contemplados pela primeira vez. Para a construção de 107.348 casas, o governo gastará R$ 2,8 bilhões
 
Recuou/ Depois de assinar recurso para que a proposta de Lei da Palmada fosse discutida pelo plenário da Câmara antes de ser encaminhada ao Senado Federal, o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) retirou o apoio à proposta para atender a apelos de instituições ligadas à proteção da criança e do adolescente. "Combater a violência doméstica é mais importante."

Seminário/ Na próxima quarta-feira, o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, fará a abertura do "I Seminário: práticas jurídicas inovadoras", no Anexo II da Câmara dos Deputados. O evento será realizado pela AMB e pela Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira.

Supremo/ Os ministros do STF receberam nesta semana o livro O progresso das mulheres no Brasil, lançado pela ONU Mulheres e escrito por Jacqueline Pitanguy e Leila Barsted. A obra defende, entre outros pontos, a liberalização do aborto.

Nenhum comentário: