terça-feira, 17 de abril de 2012

De fatos e versões

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 17/04/2012
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff afinaram a viola quanto à CPI mista do caso Cachoeira. Não haverá pirotecnia, como aparentemente o primeiro quereria, nem a comissão será obstruída, como gostaria a segunda. Supostamente mais interessado na instalação da comissão, o PT está dividido e não sabe ainda quem será indicado relator da comissão, prerrogativa da legenda.

Os líderes do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e da bancada, Jilmar Tatto (SP), preferem o petista mineiro Odair Cunha para relatar a CPI. Os demais líderes da base governista não escondem a preferência pelo ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP). Mas o único que está brigando pela posição é o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que nenhum dos caciques controla, nem o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).

Alguém já disse que, na política, a versão é mais importante do que os fatos. Para gregos e baianos, o perigo da CPI mista que investigará as atividades criminosas de Cachoeira e suas relações com os políticos é que os fatos revelados pelas operações Monte Carlo e Las Vegas, ambas da Polícia Federal, poderão se impor às versões, como as reais ligações do contraventor com a Construtora Delta, que executa obras para vários estados e também para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Convocado

Assim que a CPI mista do caso Cachoeira for instalada, o líder do PSDB na Câmara, o pernambucano Bruno Araújo, pretende convocar o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta Construções S/A. Os tucanos também pedirão a quebra dos sigilos fiscal e telefônico do empresário. Em áudio gravado ilegalmente, Cavendish afirma que é possível ser convidado para obras oferecendo dinheiro a políticos. Para o líder do PSDB, as declarações são gravíssimas.

Transparência//

Secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton participa hoje da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto. Lançada há oito meses pela presidente Dilma Rousseff, anfitriã do evento, e pelo presidente norte-americano Barack Obama, contará com a participação de 42 países.

Garimpo

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) comandará mesa- redonda com representantes do governo e dos garimpeiros de Serra Pelada em Curionópolis, no Pará. O evento será promovido pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, a pedido do parlamentar, para resolver um conflito entre a cooperativa dos garimpeiros e a Colossus, que explora o garimpo.

Não gostou

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, deixou ontem a reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, indignado. Fora tratar do projeto PRS n° 72/10, que reduz a alíquota do ICMS e acaba com o Fundap (fundo de incentivo às atividades portuárias), mas não gostou do tratamento recebido: "Não concordamos com essa decisão abrupta do governo federal, principalmente em relação ao sistema, que já dura 40 anos", argumentou. Casagrande queria uma mudança gradativa, ao longo de oito anos, para acabar com o fundo.

Perdas

As perdas anuais do Espírito Santo com a mudança no ICMS interestadual somariam R$ 1 bilhão

Verdade/ Dona Tereza, viúva do operário Manoel Fiel Filho, assassinado nas dependências do DOI-Codi de São Paulo em 1975, será a estrela da audiência pública de hoje, às 14h, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Na ocasião, será exibido o filme Perdão, mister Fiel, de Jorge Oliveira, que resgata a memória do metalúrgico.

Juros/ O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne hoje e amanhã para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic). O mercado aposta na redução de 9,75% para 9% ao ano. A ata da reunião será divulgada no dia 26.

Guerra/ A Comissão de Assuntos Econômicos vota hoje o parecer do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ao projeto de resolução que uniformiza as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior. Braga propôs a adoção de uma alíquota única de ICMS de 4% para operações interestaduais para produtos importados. A alíquota entraria em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013.

Dívidas/ Deputados estaduais de todo o país se reuniram ontem na Assembleia Legislativa do Acre, em Rio Branco, para que o Brasil discuta a renegociação da dívida dos estados com o governo federal. Querem a alteração do atual indexador da dívida, o Índice Geral de Preços — Disponibilidade Interna (IGP-DI), para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nenhum comentário: