sábado, 28 de janeiro de 2012

Degola no Banco do Brasil

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 28/01/2012

Treze diretores estatutários — funcionários de carreira — do Banco do Brasil foram obrigados a pedir demissão ontem, o que provocou uma comoção entre os gerentes da instituição. A decisão partiu do presidente do BB, Aldemir Bandini, e teve como objetivo dar mais dinamismo às operações de negócios do banco. Os vice-presidentes de governo, Ricardo Antônio de Oliveira, e de Negócios de Atacado, Negócios Internacionais e Private Bank, Paulo Rogério Caffarelli, que compõem a troyka que hoje manda no BB, se fortaleceram com a mudança.

»   »   »

Áreas sensíveis do banco, como controladoria, marketing, reestruturação de ativos, agronegócios, comercial, gestão de pessoas, finanças, crédito e mercado de capitais, estão entre as que passaram pela reestruturação. As diretorias estatutárias são a alma do Banco do Brasil. Composta por funcionários de carreira altamente capacitados, zela pelo respeito às normas e regras de funcionamento do banco, ou seja, pela legitimidade dos meios e das operações.

»   »   »

Essas diretorias representavam um contrapeso — graças à "ética da responsabilidade" — às vicissitudes políticas que costumam, muitas vezes, orientar as decisões da cúpula do banco. Entretanto, por embargarem e retardarem operações e negócios com suas exigências, sempre são acusadas de corporativismo e falta de sintonia com a realidade do mercado financeiro.

Feijão com bobó

A chef Neka Menna Barreto criou o cardápio da festa de encerramento do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, hoje. Entre os convidados estão a chanceler alemã, Angela Merkel, e os ministros Izabela Teixeira (Meio Ambiente), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Antônio Patriota (Relações Exteriores). O menu será à base de comida orgânica: feijoada vegetariana, bobó de camarão, escondidinho de milho. As sobremesas incluem arroz doce, gelatina de cachaça e terrine de banana.

Bom cabrito

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), fingiu que não soube das críticas da presidente Dilma Rousseff à operação policial de reintegração de posse dos invasores do Pinheirinho, em São José dos Campos. A cúpula do PSDB também não se pronunciou, a pretexto de que não houve confirmação formal pelo Palácio do Planalto de que a presidente da República havia se manifestado
sobre o assunto durante o Fórum Social Mundial, quinta-feira, em Porto Alegre.

Disse, sim

A propósito, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou ontem as declarações da presidente Dilma Rousseff, que classificou de barbárie a operação policial. "Sim, é verdade." E reiterou suas próprias críticas: "É uma questão de método que se utiliza quando há um problema. Ou você parte para o método democrático de ouvir e resolver no diálogo ou vai para o enfrentamento armado, sem levar em conta a necessidade de respeitar a dignidade daquelas pessoas", disse.

Velho Chico

A obra de transposição do Rio São Francisco é a mais cara do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) entre as que serão feitas integralmente com recursos públicos. Desde 2007 é usada como cenário de campanha dos governistas, mas dificilmente será concluída antes de 2015. O custo inicial era de R$ 5 bilhões, mas já saltou para R$ 6,9 bilhões

Soy contra// 

O presidente do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), comanda a resistência das bases da legenda à aliança do ex-ministro da Educação Fernando Haddad com o prefeito Gilberto Kassab. O movimento ganhou força e já incomoda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negocia diretamente com o prefeito de São Paulo a composição da chapa.

Tô fora

O ex-prefeito Cesar Maia será mesmo candidato a vereador no Rio de Janeiro. O candidato do DEM ao comando do Piranhão, como é chamado o centro administrativo da Prefeitura do Rio, será o deputado Rodrigo Maia, seu filho. O ex-governador Anthony Garotinho (PR) defende a candidatura do ex-prefeito, pois avalia que poderia impedir a reeleição do prefeito Eduardo Paes no primeiro turno. Cesar Maia não topa essa parada: "Não há nenhuma chance. É hora de renovação. A geração de 1964 (na política) terá 74 anos em 2014. A geração de 1968, a minha, terá 70 anos. Há que abrir espaço às novas gerações políticas".

Embargo/ A 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo suspendeu o processo de concessão urbanística da Nova Luz. O projeto pretende remodelar uma área de 45 quarteirões no centro da capital paulista, desapropriando e demolindo grande parte dos imóveis para conceder os terrenos à iniciativa privada. A prefeitura alega que essa parte de cidade, onde está localizada a Cracolândia, está deteriorada e precisa ser revitalizada. O juiz alegou que não houve participação da comunidade no projeto.

Andando/ O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa hoje de ações de reforço no combate à dengue no Rio de Janeiro (RJ). Ainda pela manhã, visita o Centro de Operações Rio para a apresentação de dados sobre infecção e o Polo de Dengue, onde há sala de hidratação. Também participa da formatura do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar). À tarde, o ministro bate ponto na apresentação do Guia Rio-SUS.

Camarote/ A oposição assiste de camarote à disputa por cargos entre o PMDB e o PSB no Ministério da Integração Nacional. Segundo o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), é fruto da estratégia de manutenção de feudos partidários que domina a gestão petista.

Nenhum comentário: