sábado, 14 de janeiro de 2012

A czarina

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 14/01/2012
A presidente Dilma Rousseff assumiu a liderança da equipe econômica do governo. Economista, seu poder de decisão sobre as decisões econômicas somente se equivale ao dos ex-ministros da Fazenda Antonio Delfim Netto, durante o regime militar, e Pedro Malan, no governo Fernando Henrique Cardoso. Ela é a czarina da economia — eis a principal diferença em relação ao governo Lula, que equilibrava as relações entre monetaristas e desenvolvimentistas. Dilma é desenvolvimentista.

O mercado aposta numa taxa de crescimento entre 3% e 3,3% do PIB em 2012, graças a uma aceleração no segundo semestre, com taxa de juros de 9,5% (Selic). A expectativa também é de queda da inflação, com analistas prevendo um IPCA de 5,2%. A razão da queda seria a redução do preço das commodities por causa da crise econômica mundial. Nesse cenário, o Brasil continuaria sendo um porto seguro para investimentos estrangeiros. A demanda de produtos agrícolas e minérios da China manteria a balança comercial confortável, mesmo com a França dando sinais de instabilidade econômica.

Diante do que ocorre mundo afora, este seria um céu de brigadeiro. Acontece que a presidente Dilma Rousseff não está satisfeita com isso. Convocou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, para dizer que não desistiu de jogar a taxa de crescimento para 5%. E que espera fazer isso com a redução da taxa de juros para 9% ainda no primeiro trimestre. Como? Cortando o que for preciso nos gastos de custeio do governo.

Nas alturas//

O real é a quarta moeda mais cara do mundo, segundo o tradicional "índice Big Mac" da revista britânica The Economist. A sobrevalorização do real em 35% em relação ao dólar fica atrás somente do franco suíço (62%), da coroa norueguesa (62%) e da coroa sueca (41%). A rupia indiana (- 61%), a hryvnia ucraniana (-50%), o dólar de Hong Kong (-49%) e o iuan chinês (-42%.) são as mais desvalorizadas em relação ao dólar.

Competência

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, de Pernambuco, quer centrar as críticas do PSDB ao governo Dilma na capacidade de governança, ou seja, a competência para pôr o governo federal em funcionamento com foco nos cidadãos. Para isso, a partir de fevereiro, começará a monitorar a execução financeira do governo, a natureza dos gastos e a qualidade dos serviços e obras da administração federal. "A imagem de Dilma como "gerente" não é nada mais do que uma peça de marketing", dispara. A bandeira da ética, porém, não será deixada de lado.

Aterrissou

Finalmente a Agência Nacional de Aviação Civil resolveu puxar as orelhas das companhias aéreas por causa dos atrasos nas festas de fim de ano. Exigiu da TAM Linhas Aéreas (S/A) explicações sobre a assistência prestada aos passageiros em virtude do cancelamento do voo JJ 8078 (Rio- Nova York), na última terça-feira (10/1). A empresa deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões. Passageiros insatisfeitos podem recorrer à Anac pela central telefônica (0800 725 4445) que funciona 24h com atendimento gratuito em português, inglês e espanhol.

Afogados

 Afogamento é a segunda causa de morte acidental entre meninos de 5 a 14 anos. O risco é maior em áreas em que se praticam atividades recreativas na água, mas até a piscina doméstica e a banheira requerem atenção. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses em que mais pessoas morrem afogadas. Levantamento do Ministério da Saúde indica que, em 2010, mais de 5,4 mil pessoas morreram afogadas ao longo do ano, sendo que no período em que a maioria dos brasileiros tira férias, no verão, foram2 mil óbitos

No ringue

Sem lutar há quase quatro anos, o deputado federal Acelino Popó Freitas, do PRB-BA, de 36 anos, voltará ao ringue em maio contra o jovem pugilista brasileiro Michael Oliveira, de 21 anos, que está invicto como profissional (16 vitórias, 12 por nocaute). Popó, que foi campeão mundial de superpenas e leves, receberá R$ 800 mil para correr o risco de sofrer a terceira derrota da carreira, que registra 38 vitórias, sendo 32 por nocaute. A luta será na praia de Copacabana, no dia 19, um sábado.

Estiagem/ O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), reencaminhou ao governo relatório da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que aponta medidas para minimizar os efeitos das recorrentes secas que assolam o Rio Grande do Sul. Entre 2009 e 2010, Maia coordenou um mapeamento dos problemas enfrentados pelos municípios gaúchos durante as estiagens.

Novo líder/ O deputado Bruno Araújo (PE) assumiu a liderança do PSDB no lugar de Duarte Nogueira (SP). É ligado ao grupo do senador Aécio Neves (MG). Em contrapartida, o serrista Mendes Thame (SP) exercerá a liderança da minoria.

Combustível/ O deputado Sandro Alex (PPS-PR) protocolou na Agência Nacional do Petróleo (ANP) pedido de cassação de registro de postos envolvidos com a adulteração de bombas de combustível nos estados do Paraná, do Rio de Janeiro e do São Paulo. Alex não descarta a solicitação de uma CPI para investigar a prática de fraudes pelo setor.

Azebudsman/ O líder do PSD na Câmara, deputado federal Guilherme Campos (SP), está no segundo mandato e não no primeiro, como foi erroneamente publicado na coluna de ontem.

Nenhum comentário: