quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ana versus Aldo

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A disputa pela vaga do ex-ministro Ubiratan Aguiar, que se aposentou no Tribunal de Contas da União (TCU), pegou fogo de ontem para hoje. Parecia um embate morno, com sete candidatos e uma favorita: a líder do PSB, Ana Arraes (PE), com alianças partidárias mais amplas. Em tese, o grande número de candidaturas a favorece, ainda mais porque a eleição é de um só turno, mas ninguém vence de véspera.


Ontem, a candidatura do deputado Átila Lins (PMDB-AM) foi esvaziada pela bancada peemedebista. Discretamente liberada pelo líder Henrique Eduardo Alves (RN), uma parte derivou para Ana Arraes, mas outra, insatisfeita com o líder, resolveu descarregar os votos no deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ex-presidente da Casa. Essa polarização esvazia as demais candidaturas.

O jogo, porém, é mais pesado. Veterano de disputas na Câmara, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, assumiu o comando da campanha de Ana Arraes, que é sua mãe. Desde segunda-feira está em Brasília cabalando votos dos ex-colegas. A disputa entre Ana e Aldo por esta vaga no TCU é uma das mais acirradas da história da Câmara.

Olho na Copa

Num esforço para recuperar o papel de protagonista na preparação de alguns ítens para a realização da Copa de 2014, o ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), desembarca no Rio de Janeiro na próxima semana para se reunir com o prefeito carioca, Eduardo Paes. A visita é a primeira de uma série que o ministro fará aos 12 prefeitos das cidades sedes da Copa do Mundo 2014. Os itens prioritários da pauta são sinalização, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Reforma

PV, PPS, PCdoB, PDT e PSB preparam uma proposta conjunta sobre a reforma política em análise na Câmara que preserve o multipartidarismo. Lista partidária, financiamento público de campanha, alteração na distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na tevê e o aumento na forma e nos mecanismos de participação popular nas decisões políticas são os temas em negociação, segundo o líder do PV, Sarney Filho (foto), do Maranhão.

Mandatos

Ganha força na Câmara a proposta de prorrogação dos mandatos dos prefeitos eleitos em 2016, de quatro para seis anos. O objetivo é forçar a coincidência das eleições em 2020. Os deputados não aguentam mais tantos pedidos de prefeitos e vereadores durante as eleições municipais.

Ambição

Forçado a retirar a sua candidatura para a vaga do ministro Ubiratan Aguiar no Tribunal de Contas da União em favor da deputada Ana Arraes, o deputado Sérgio Barradas (PT-BA) acredita que, pelo menos, ficará para a história como relator da reforma do Código Civil. Barradas ambiciona um lugar ao lado de Ruy Barbosa, que incluiu o casamento civil na Constituição, e do ex-senador Nelson Carneiro, responsável pela aprovação do divórcio.

Voto


A Frente Parlamentar pelo Voto Aberto tinha 205 assinaturas, entre elas a do presidente da Câmara, Marco Maia (foto), do PT-RS, e da vice-presidente da Casa, Rose de Freitas (PMDB-ES), quando foi recriada ontem no Congresso. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), alertou que o voto aberto foi adotado durante o regime militar e defendeu o voto secreto para preservar a autonomia do Congresso.

Votação//

Marcada para 28 de setembro, a votação da reforma política poderá ser adiada por uma ou duas semanas para que os partidos cheguem a entendimentos que possibilitem sua aprovação. O relator da reforma, deputado Henrique Fontana (PT-RS), proporá o adiamento.

Verdade/ Um acordo entre o governo e o DEM para a aprovação da polêmica Comissão da Verdade está quase fechado na Câmara, mas o tema só deve ser apreciado na semana que vem. Os oposicionistas querem participar da indicação de nomes para compor a comissão, prerrogativa da qual o governo não quer abrir mão.

Segurança/ O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, está na Rússia, onde discute com outros ministros de 58 países a segurança e a prevenção contra ações de extremistas religiosos.

Quarentena/ O ex-ministro do Turismo hoje deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA) ainda não deu expediente na Câmara nesta semana.

Nenhum comentário: