quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dilma atropela

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

A cúpula petista comemora o resultado das últimas pesquisas, não apenas a da CNT/Sensus, mas também a que mandou fazer por sua própria conta sobre a sucessão de 2010. É que o resultado da pesquisa reservada projeta a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), virando o ano com 25% de preferência do eleitorado. Ou seja, praticamente em empate técnico com o governador de São Paulo, o tucano José Serra. A pesquisa petista municia a direção do partido com dados quantitativos (preferências do eleitorado) e qualitativos (avaliação de imagem). É a maior feita até agora, desde a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso quer dizer que Serra será facilmente ultrapassado ou que os demais presidenciáveis — o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), o deputado Ciro Gomes (PSB) e a senadora Marina Silva (PV) — permitirão que a eleição se torne plebiscitária, como deseja o presidente Luiz Inácio Lula da Silva? Não necessariamente. Os petistas acreditam que haverá uma reação dos adversários de Dilma Rousseff, a começar pelo governador José Serra. Mas o que a cúpula do PT teme mesmo são as trapalhadas e imprevistos, no governo e fora dele.


Trabalho


O arquiteto Oscar Niemeyer, que acaba de se recuperar de uma cirurgia, depois de um encontro com Aécio Neves, revelou que voltou às atividades normais. Passa 10 horas por dia em seu escritório de Copacabana, onde trabalha, conversa com os amigos e ainda descansa um pouco. O criador de Brasília passou um mês no hospital. No momento, dedica-se à conclusão do moderno Centro Administrativo do governo de Minas Gerais, uma das maiores obras arquitetônicas
do país.


Planos


O Ministério do Planejamento publicou circular que, em vez de explicar a Portaria Normativa nº 03/2009, modifica-a totalmente: os servidores públicos foram liberados para adquirir seu plano de saúde em qualquer empresa do mercado. Estima-se que a medida provocará a migração de mais de 50% nos atuais usuários da GEAP- Fundação de Seguridade Social, cuja presidente, Regina Parizi, acaba de cair em meio a uma crise interna. Pode ser o colapso da instituição, que agoniza.


Generoso


O governador de Minas, o tucano Aécio Neves (foto), minimizou a queda de José Serra nas pesquisas. Ontem, reiterou que seu nome estará à disposição do PSDB para concorrer à Presidência da República até dezembro e que gostaria que o partido decidisse o assunto antes disso. Defendeu o legado do ex-presidente Itamar Franco (PPS) e disse que o PSDB deve defender as realizações do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), cujo nome apareceu com alto índice de rejeição nas pesquisas.

Álcool

Enquanto o governo Lula quebra castanhas para reforçar o controle estatal sobre o petróleo da camada pré-sal, a Bunge, um dos maiores grupos de agronegócio do mundo, investe pesado na produção de álccol combustível e já é a terceira maior empresa do setor. Comprou seis usinas de açúcar e álcool do grupo Moema, no estado de São Paulo, por US$ 1,3 bilhão


Carbono


Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (foto) trabalha nos bastidores do Congresso para manter no texto do relator Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) os recursos do fundo especial destinado a programas de adaptação às mudanças climáticas e proteção ao ambiente marinho. Os combustíveis fósseis financiarão parte do controle ambiental, com 3% dos royalties arrecadados com a extração do petróleo da camada pré-sal. Minc deseja que o fundo financie a captura e o armazenamento de carbono (ou CCS), que aprisiona e armazena no subsolo o dióxido de carbono (CO2) liberado pela exploração do pré-sal.

Pesquisas

Analista de pesquisas preferido por nove entre dez oposicionistas, o sociólogo pernambucano Antônio Lavareda lançará hoje, em Brasília, na Expand Store (SCLS 202), o livro Emoções ocultas e estratégias eleitorais, publicado pela Editora Objetiva. O foco é o que acontece no frisson das eleições.

Refinaria/ A Petrobras contesta o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que denunciou a paralisação das obras da refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, em nota publicada ontem, nesta coluna. Segundo a empresa, as obras não estão paralisadas e os esclarecimentos necessários já foram dados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Congresso Nacional.

Federais/ Será lançado hoje, no Edifício-Sede da Polícia Federal, às 16 horas, o livro Charlie.Oscar.Tango, que conta a história do Comando de Operações Táticas da PF. Escrito pelos agentes Eduardo Betini e Fabiano Tomazi, a obra relata ações do grupo de elite e dá dicas de segurança à população.

Drogas/ O avanço dos plantios de coca no Peru alertou as autoridades brasileiras. O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, assina hoje um acordo de cooperação entre os dois países, em Manaus. O objetivo é ajudar o país vizinho no combate ao narcotráfico, que já se aproxima do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, que ressurgiu e tem relações com a guerrilha da Colômbia.

Selva/
Os irmãos Viana perderam as eleições para a prefeitura de Feijó, às margens da BR 364, a 400 quilômetros de Rio Branco. O tucano Raimundo Ferreira, o Dindim, é o novo prefeito da cidade, com 55% dos votos. As eleições foram realizadas no último fim de semana.

Nenhum comentário: