sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Surpresa no Recife

Brasília-DF
Correio Braziliense - 05/10/2012
 
Mais uma surpresa na reta final da campanha eleitoral, desta vez no Recife. O tucano Daniel Coelho, com 26% de intenções de voto, atropelou o petista Humberto Costa, que está com 16%, e deve ir para o segundo turno, segundo o DataFolha. O candidato do governador Eduardo Campos, Geraldo Júlio (PSB), está com 41%. Jovem ambientalista, com uma campanha descolada, Daniel era considerado carta fora do baralho.

» » »

Os números surpreenderam os caciques políticos de Pernambuco e fortaleceram o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que era acusado de lançar um candidato para fazer ala com Geraldo Júlio. O ex-governador Mendonça Filho (DEM) está com 4%. Os candidatos Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) alcançaram 1% cada. Douglas Sampaio (PRTB)
não pontuou.

» » »

Com o fracasso da candidatura do petista Humberto Costa, imposta goela abaixo ao prefeito João da Costa (PT), agrava-se a crise petista. Como a reeleição dele foi vetada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito ameaça votar em Geraldo Júlio já no primeiro turno.
Acusação e defesa// Um dos advogados mais famosos de Brasília, na noite de quarta-feira, ironizava os votos do ministro relator, Joaquim Barbosa, e do ministro revisor, Ricardo Lewandovski: "Barbosa leva duas horas para condenar um réu e cinco minutos para absolver; Lewandowski, cinco minutos para condenar e duas horas para absolver".

Três a um

O julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, registrou três votos contrários e apenas um favorável aos réus do PT. José Genoino e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foram considerados culpados por corrupção ativa pelo ministro relator, Joaquim Barbosa, e pelos ministros Rosa Weber e Luiz Fux. O revisor Ricardo Lewandowski absolveu os dois. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que assumiu a culpa pelo escândalo, foi condenado por todos. O julgamento prosseguirá somente na próxima terça-feira.

Motivos

O voto mais duro contra os petistas foi do ministro Luiz Fux, especialmente contra o ex-presidente do PT José Genoino: "A corrupção não está sempre ligada a interesse econômico", disse o ministro. Destacou que o delito também pode ter motivos políticos.

Muitos zeros

Rosa Weber concluiu que ficou comprovada a participação do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino no mensalão. Ressaltou que o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares "não pode ser responsabilizado sozinho". Ele distribuiu aos parlamentares envolvidos no esquema R$ 55 milhões

Figadal

O ex-deputado Geddel Vieira Lima, principal liderança do PMDB na Bahia e um dos mais ferrenhos adversários do senador Antonio Carlos Magalhães, prepara o apoio da legenda à candidatura de Antonio Carlos Magalhães Neto contra o petista Nelson Pelegrino. "Ele já morreu. Não está nesse jogo. ACM Neto é de outra geração." Geddel é inimigo figadal do governador Jaques Wagner (PT).

Atracando

O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Marinha, Júlio Moura Neto, darão as boas vindas, amanhã, ao navio-patrulha Amazonas, o mais novo da esquadra, que atraca hoje, às 15h, no Primeiro Distrito Naval, no Rio de Janeiro, vindo do Reino Unido, onde foi construído.

Estrada/ A decisão do TCU sobre obra de duplicação da BR-135, em São Luís, deve sair nos próximos dias. É considerada uma das mais importantes na região. A Serveng-Aterpa M. Martins, vencedora da licitação, enfrenta uma guerra na Justiça com a concorrente Equipav, que ofertou preço menor. O caso está nas mãos do ministro do TCU Augusto Nardes.

Avenidas/ O Ministério Público paulista abriu inquérito civil para apurar eventuais irregularidades no contrato assinado entre a prefeitura de Guarulhos e a Delta Construções para obras em três avenidas da cidade. A prefeitura teria pago à Delta quase R$ 15 milhões para a execução das três obras. No entanto, os serviços não foram concluídos.

Venezuela / A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) será a observadora do partido nas eleições presidenciais da Venezuela, neste fim de semana. O PT é um dos partidos políticos convidados por Hugo Chávez para acompanhar o pleito.

Nenhum comentário: