segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Palanque para Aécio

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 29/09/2012

A eleição para a prefeitura de São Paulo, quem diria, virou um palanque para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tirar uma casquinha da campanha de José Serra (PSDB) e demais candidatos tucanos no maior estado do país. Quem o levou para o debate eleitoral na capital paulista foi ninguém menos do que o candidato do PT, Fernando Haddad, que disputa uma vaga no segundo turno com Serra.

O petista o chamou de despreparado para ser presidente da República e o aconselhou a ler mais — um livro por semana, ao menos, na praia de Ipanema. Aécio aproveitou a deixa para desancar o candidato do PT e seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Ele passou ali um recado ao presidente Lula (que não tem curso superior e tem fama de ler pouco). Ele não me parece satisfeito com o apoio do ex-presidente", disse o tucano, que ironizou: "Achei que ele fosse me cumprimentar, por ter levado Minas Gerais, com mais de 850 municípios, a ser, segundo o Ideb, o estado que tem a melhor educação fundamental do Brasil", observou.

Presidência

Aécio aproveitou a deixa para criticar atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Maceió, ontem, disse que "a forma extremamente agressiva com que ele tem se colocado nos palanques eleitorais não coaduna com a figura e o estereótipo de um ex-presidente da República". Lula tem criticado os tucanos, como sempre fez, para tentar alavancar os candidatos petistas nas capitais.

Périplo / Aécio tem percorrido o país para apoiar candidatos aliados, como em Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Teresina. Aproveita as eleições municipais para projetar nacionalmente sua candidatura à Presidência da República em 2014.

Levou / O ex-presidente do PT José Eduardo Dutra tomou as dores de Fernando Haddad e ironizou o tucano Aécio Neves pelo Twitter: "Calma, Aécio! Hoje é sexta, vamos tomar um chope no Cervantes", tradicional lanchonete de Copacabana.

Recuperado

Atribui-se à recuperação do prestígio do governador Jaques Wagner, que estava desgastado devido às greves da PM e dos professores, a reviravolta na corrida eleitoral em Salvador. O candidato Nelson Pelegrino (PT) depois de ter passado a campanha inteira embaixo, passou a liderar a disputa com 34% contra 31% de ACM Neto (DEM). Pelegrino subiu sete pontos: tinha 27%, enquanto Neto caiu oito pontos, saiu de 39% para os atuais 31%. Mário Kertész, do PMDB, permanece em terceiro lugar, com 7%.

Convênios

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araujo (PE), entrará com representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a apuração de possíveis irregularidades em convênios da Central Única dos Trabalhadores (CUT) com a Petrobras e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. No documento, o PSDB solicita a investigação de mau uso de recurso público, a punição dos responsáveis e o ressarcimento dos recursos aplicados irregularmente.

Milícias

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que torna crime a formação de milícias ou grupos de extermínio, o que altera o Código Penal de 1940. "Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão" são práticas consideradas crimes e a pena prevista é de quatro a oito anos de reclusão. A punição aumenta de um terço a metade se o crime for cometido sob o pretexto de segurança.

Lata velha

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje ontem a redução de juros para o financiamento de veículos usados. As novas taxas variam de 0,75% a 1,51% ao mês. Para veículos com até dois anos de fabricação, o índice máximo diminuiu de 1,55% para 1,34% ao mês.

Cultura

O governador Agnelo Queiroz reuniu sua equipe econômica e pediu explicações sobre a autorização para que recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) fossem usados na organização do réveillon e do carnaval do ano que vem. Não se convenceu dos argumentos e decidiu pôr fim à polêmica. Determinou que eles encontrem outra rubrica orçamentária para custear os eventos. O FAC está, desta forma, integralmente preservado.

Cooperação//

A presidente Dilma Rousseff e o primeiro ministro britânico, David Cameron, fecharam ontem seis acordos nas áreas econômica, cultural e educacional, que vão desde a ampliação do Programa Ciência sem Fronteiras até a troca de informações sobre tributos. Um dos acordos prevê parceria para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Nenhum comentário: