quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dilma mete o bico

Brasília-DF- Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/10/2012
A presidente Dilma Rousseff vai mesmo meter o bico nas eleições municipais. No primeiro turno, fez isso em alto e bom som na campanha de Fernando Haddad (PT), em São Paulo, contra o tucano José Serra, que derrotou na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Repetiu a dose ontem, em Belo Horizonte, para ajudar Patrus Ananias (PT), o candidato que tirou da cartola para segurar o senador Aécio Neves (PSDB) em Minas.

»   »   »

No segundo turno, conforme combinou com o governador Jaques Wagner, irá a Salvador para ajudar o petista Nelson Pelegrino na batalha contra ACM Neto (DEM). Só não foi até agora para não contrariar o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB), desafeto de Wagner. O mesmo critério deve ser adotado nas capitais onde a disputa for um choque entre aliados, caso provável de Fortaleza, onde a disputa de segundo turno, tudo indica, será entre PTB e PSB.

»   »   »

Não será surpresa se também for a Manaus apoiar a candidata do PCdoB, Vanessa Grazziotin, contra o tucano Arthur Virgílio Neto. Na verdade, Dilma terá que dividir com o ex-presidente Lula a tarefa de alavancar os candidatos petistas e seus aliados contra a oposição. Lula continua com limitações físicas por causa dos problemas na garganta.

Cabeça a cabeça

A ida de Dilma Rousseff a São Paulo, na segunda-feira, foi uma viagem perdida do ponto de vista eleitoral, embora tenha servido para reafirmar seu compromisso com os militantes do PT. Pesquisa DataFolha finalizada ontem mostra o candidato Celso Russomanno (PRB) com 25% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o tucano José Serra, com 23%. O petista Fernando Haddad aparece com 19%. Em relação ao levantamento anterior, Russomanno caiu mais cinco pontos.

Surpresa
A surpresa das eleições de Sâo Paulo é o crescimento continuado de Gabriel Chalita, do PMDB, que agora tem 11%. No segundo pelotão, também pontuaram Soninha Francine (PPS), com 4%; Carlos Giannazi (PSol), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho (PDT), com 1% cada.

Vatapá//

O governador Jaques Wagner (PT) é a estrela que sobe no PT, pois pode colher uma grande vitória nas eleições municipais. Além de contabilizar a ascensão de Nelson Pellegrino, em Salvador, Wagner espera eleger 330 candidatos nas 417 prefeituras baianas.

Chefe

Apesar de estar no maior sufoco por causa do julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal — ontem, o ministro relator, Joaquim Barbosa, pediu sua condenação por corrupção ativa e formação de quadrilha —, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não perde a majestade. Ontem, em seu blog, disparou: “Vamos para o 2º turno com aliados em Manaus e Florianópolis. Venceremos no Rio com o prefeito já praticamente reeleito Eduardo Paes (PMDB), um resultado que, se confirmado, e somado às vitórias nas cidades de mais de 150 mil eleitores, será um bom resultado, considerando o momento político. Em metade destas, aliás, estamos em 1º ou 2º lugar nas pesquisas”.

Oposição

Segundo José Dirceu, a oposição sofrerá sua pior derrota dos últimos 25 anos. “Mantido o quadro atual o PSDB, ainda o principal partido do outro lado, tende a simplesmente desaparecer nas capitais do Sul, Sudeste (exceção de Vitória), Norte e Centro-Oeste do país. O DEM, então, nem se fala”.

Exegeta

Advogado combativo, mas já condenado pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento da Ação Penal 470, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, pivô do escândalo do mensalão, usou o Twitter para criticar o que seria a “falta de definição” da Corte sobre o crime de lavagem de dinheiro. “País sai do maior julgamento da história sem saber o que é crime de lavagem de dinheiro e como lei deve ser interpretada”.

Votação


Domingo irão às urnas 140 milhões de eleitores, exceto no Distrito Federal e em Fernando de Noronha. Em 299 municípios, 7,5 milhões de pessoas votarão em urnas biométricas. Em 5.568 municípios, serão usadas 501.923 urnas eletrônicas

 Protesto/ Trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) farão um ato público hoje, em Brasília, para exigir mudanças na conduta da direção da estatal e investigar denúncias de irregularidades. Será nesta manhã, na sede da empresa.

Lavagem/
A OAB-DF promove hoje o seminário Principais Aspectos da Nova Lei de Lavagem de Dinheiro, em parceria com o Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: